Dúvida sobre modelagem para jogos no max.

Por: Bisewski  

Em: 17/08/2006 00:47

hello there... Eu estou precisando de algum material básico que fale sobre modelar para games no 3d studio max. Não sei se por falta de conhecimento na área, mas estou tendo trabalho para encontrar alguma coisa que fale como funciona esses negócios de engineers, tantos polígonos por render. Eu gostaria de entender esses conceitos. Agraço Bisewski
desculpa, mas não dei o motivo da procura pelo assunto. é que estou escrevendo sobre um assunto sobre o max onde eu gostaria de acrescentar alguma coisa sobre jogos.só para complementar.
Modelar para jogos envolve os mesmos conceitos básicos de modelagem, os cuidados com a construçao e complexidade do mesh, mapeamento, qualidade e tamanho das texturas, etc Devemos sempre tentar criar o melhor visual possível economizando em tudo, vértices, tamanho de textura. Pra isso usamos muito a substituição de partes complexas por texturas e efeitos como bump que podem chegar bem perto do resultado esperado. Na finalização dos modelos devemos sempre saber o que o engine vai ler, geralmente é o mesh puro, entao no caso temos que considerar e o objeto final como um editable mesh ou poly, sem efeitos ou filtros do max como turbo smooth por exemplo. E as texturas seguem também padroes de tamanho (16, 32, 64, 128, 256,...) e propriedades. Cada engine vai ter suas características, recursos e limitações, quanto o número específico de vértices por objeto, vai depender de cada caso, e tamanho de texturas vai depender também do hardware. Geralmente o que acontece é que se você vai modelar pra um determinado jogo, você vai usar o kit de desenvolvimento e vai ter a documentação do engine pra poder trabalhar dentro das especificações. Com os hardwares mais poderosos, engines e sdks mais modernos, novas implementações nas APIs, os jogos são capazes de suportar cada vez mais complexidade e a conversao de modelos já está bem próxima da criação.
Olá Bisewski, tudo bem? Sobre essa sua dúvida o MP respondeu tudo, mas se você quiser algo mais detalhado e resumido sobre algumas engines, eu aconselho o livro abaixo: Modelagem de Personagem para Jogos com 3ds max 8 http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=0964
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 330

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.