Oi Festamix, tudo bem?
Tem jeito sim, não precisa de nenhum plug-in para fazer grama no Max mesmo, nem o Mental Ray.
Se for para fazer grama com Dislpacement, como muita gente usa no V-Ray, você pode fazer igual no Mental Ray e no render padrão do programa, pois todos tem sistema de Displacement.
A diferença no render padrão é que você precisa de uma malha já com um certo número de sub-divisões, no caso de usar o Mental Ray, você pode fazer num Plane com apenas uma face, por exemplo, pois ele vai fazer a subdivisão necessária.
No render padrão você tem que aplicar o Modify Disp Aprox para aplicar a subdivisão do Displace, no V-Ray também tem que aplicar o modificador próprio dele.
No Mental Ray não precisa, basta aplicar o material com Displacement e ajustar a qualidade dele no grupo Displacement da ficha Renderer.
Ainda tem muitas outra formas de fazer gama, pode fazer com o Compound Object Scatter, como explico neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14753
Ainda pode ser feito com partículas, usando o Particle Flow ou até mesmo os sistemas Non Driven, como o PCloud.
E se estiver usando o Max 7.5 ou superior, tem o Hair And Fur junto, que permite criar grama com perfeição em qualquer situação, até mato alto e balançando ao vento.
Você pode ler sobre o Hair And Fur neste artigo: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380
Abraços