Quando rotaciono os dummies os bones se separam!

Por: PAULoading  

Em: 26/08/2006 16:10

Salve galera!! Eu praticamente conclui meu modelo com bones e dummies. Soh que agora acontece assim, se eu animar meu robo andando pra frente ou pra tras em linha reta ele vai na boa, posso mover os braços, levantar a cabeça, baixar etc... tudo com movimentos muito bons. Só que evidentemente meu robo nao andará soh em linha reta, ele vai precisar fazer curvas, entao, na hora de virar uns 45graus pra um lado qualquer, no que eu começo a andar nessa direção os bones começam a bagunçar/separar e o modelo tbm, principalmente nas pernas. Qual a solução pra isso? Após concluir os bones e linka-los eu criei dummies em todos os membros de movimento, como a mao, os pes, a cabeça... eu linkei tudo dexando a cintura como o pai de todos, mas no entanto, quando eu colocava dummie na cintura ele ateh linkava soh que nunca se movia quando eu manipulava esse dummie, ai inseri um Helper -> Point e consegui likar.... quando eu movo esse helper point da cintura o robo inteiro se move menos os pés. Quando eu pretendo fazer as curvas com o robo eu rotaciono esse helper-point da cintura. PRa virar nao tem problema, o problema começa quando começo a caminhar nessa nova direção, os dedos dos pés começam a ficar pra trás, vc ve os bones saindo das partes do modelo etc.... enfim, contei a situação mais detalhadamente acima, pra facilitar a ajuda, imagino que assim facilita pra ambas as partes. Aguardo resposta. Valew!
Paulo... isso está parecendo mais problemas na hierarquia. Quando vc lcomeça a linkar os iks nos dumies, é muito comum, pra quem está começando a aprender rigg, de fazer o link na seqüência errada, fazendo a própria cadeia de bones perder sua hierarquia correta. Poste aqui a imagem de seu robô pra analisarmos melhor. Como vc o fez? Com várias partes soltas, e depois as linkou com Select and Link? Linked Xform? Enfim, como linkou essas partes ao modelo? Poste tb uma imagens de quando seu modelo dá erro, por favor... (não sou expert de rigg - estou aprendendo tb hauahua, portanto, pessoal, se falei alguma besteira, me corrijam, por favor) Espero ter ajudado []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Oi Paulo, tudo bem? Algum problema aconteceu na criação da sua estrutura, porque não é para acontecer isso. Mas veja, a estrutura é formada por ligações hierárquicas, sendo assim, tem que mover e girar as peças certas para funcionar, se uma peça está linkada em outra e você move as duas, pode ter problema, deve mover só os "pais". Para evitar este tipo de problema, muitas coisas devem ser feitas na hora do rig, por exemplo, travar os eixos onde cada peça pode mover, rotacionar e escalonar, travar os mesmos eixos em relação as transformações dos pais, isso é feito no menu Hierarquy > Link Info e é muito importante. Fora isso, também é comum criar objetos para linkar os objetos "pais" principais, dessa forma, apenas movendo este objeto, toda a estrutura se move. Se os links foram feitos corretamente, não haverá distorções. Uma outra forma é usar o Creat Character, vai fazer este procedimento final que eu mencionei, basta selecionar todos os objetos do personagem e clicar no menu Character > Creat Character. Mova o ícone do Character, se a sua estrutura estiver correta, vai mover toda sem problema para qualquer lado. Dá uma olhada no arquivo de Rig criado pelo Fábio Ragonha que está na seção Modelos > Cenas para Estudo, aqui na Três D1. Pode te ajudar a entender como fazer o Rig. O link direto é http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=13933 Abraços
Andre e Ligia, como sempre, agradeço profundamente a ajuda de vcs, mas acabei de novo descobrindo o erro sozinho, mas claro... com uma luz vinda de vcs, quando li que poderia haver um erro da estrutura comecei a analisar. Vi que soh os dedos do peh nao animavam corretamente e nao seguiam o resto da estrutura e tbm notei que tinha vezes que eu rotacionava e tudo funcionava certinho, mas as vezes funcionava e chegava a um determinado momento e bugava tudo de novo, notei que esse erro acontecia a partir do frame numero 200, dai eu lembrei quando li o tutorial de bones do HDsolver que vc tinha que setar o tempo de animacao dos bones para q eles se fizessem ativos, cliquei nos bones do pé e comecei a procurar onde tinha valores de animacao end time 200, no Motion > IK controller parameters > solution > end time estava 200, aumentei e tudo volto a funciona correto. Esse problema esta resolvido por hora. De agora em diante, antes de postar algo, vou me certificar e procurar solucionar o erro sozinho, assim é até melhor, pq axando o erro e concertando sozinho vc acaba desenvolvendo mais conhecimento. Concerteza, se nao encontrar solucao, em ultimos casos irei postar novamente e tenho certeza q ira acontecer. Valew turma! :-P
OI Paulo, tudo bem? Que bom que está dando certo, fico feliz. Na próxima você já vai fazer com bem mais facilidade. O lance é montar na ordem certa. Fazer uma perna, testar ela, copiar para formar a outra e fazer a pelvis, se testar e estiver legal, gruda a coluna, testa, se estiver legal, gruda os braços. Porque assim, quando termina, ela inteira se move corretamente sem ter que ajustar mais nada, só vai restar fazer os controladores para facilitar. É muito mais difícil vasculhar a estrutura toda depois de pronta para descobrir um erro. Mas aprendendo assim, acaba conhecendo bem do negócio. O Fábio do Rig que te indiquei aprendeu assim, hoje ele manja muito de Rig. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 371

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.