"Show Map on Back"

Por: 13design  

Em: 14/09/2006 16:27

Olá pessoal, Meu nome é Jonas, sou novo por aqui! Alguém sabe como posso conseguir habilitar/desabilitar o "Show Map on Back" na janela Material Editor? Obrigado!
Oi 13design, tudo bem? Eu desconheço este comando, no Material Editor eu conheço o Show Map in Viewport, o Backlight e o Show Background. Fala o que você quer fazer que fica mais fácil de ajudar. Abraços
Oi André! Fiz uma peça de um quebra-cabeça e apliquei um mapa. Dai quando eu rotaciono a peça, vejo o mapa invertido no verso da peça do quebra-cabeça. Lembro que em versões anteriores do MAX (estou hoje usando a versão 8), eu podia desabilitar o "show map on back" e isso resolvia. Não sei se consegui explicar, hehehe. Abraço! ps.: ainda estou aprendendo a anexar uma imagem aqui, hehehe.
Oi 13design, tudo bem? Entendo o seu problema, uso o Max desde a versão 1, mas não me lembro deste recurso agora, até gostaria de saber qual é, porque se tinha antigamente, certamente tem na versão atual. Mas isso que você quer fazer se resolve com mapeamento ou multiplos materiais. Faça o seguinte, aplique um ID diferente na face do verso do quebra-cabeça. Crie um material Multi/Sub-Object com dois materiais idênticos, usando a mesma imagem que você deseja. Na imagem que está na parte do verso e aparece ao contrário, você coloca o valor 180 no parâmetro W dentro do Rotate no menu Coordinates do Bitmap, pronto, a imagem do verso ficará, certa. Ainda poderia manter o mesmo material comum e aplicar um UVW Map apenas nas faces do verso, ligando o Gizmo e girando ele 180 graus, a imagem apareceria certa no verso. Abraços
Obrigado André, vou fazer com multiplos materiais, aplicando um ID diferente na face do quebra-cabeça. A verdade é que a forma correta pra eu fazer o que quero é bem isso que você falou, só que eu não tinha me dado conta. Muito obrigado pela ajuda. Abraço, Jonas.
Oi 13design, tudo bem? 1 a 0 para você. :) Eu encontrei o Show Map on Back, ele fica no coordinates do mapa Bitmap, nem me passou pela cabeça quando você disse Material Editor, eu já pensei nos ícones que tem ao lado das esferas de amostra. Mas mesmo assim, este comando não vai fazer isso que você deseja. Faz um teste ai. Cria um Box fino e aplique um UVW Map com a opção Planar. Aplique um mapa Bitmap no canal Diffuse de um material Standard e aplique no Box. Renderize de um lado e de outro. A imagem aparece dos dois lados na mesma posição, porque é uma projeção, então, em um dos lados vai estar invertida. Agora, desligue o Tile tanto em U quanto em V, assim, o Show Map On Back fica habilitado. Desmarque ele e renderize novamente dos dois lados do Box. Agora a imagem só aparece na face da frente, não aparece mais na face de trás, porque ele não faz mais a projeção do mapa por todo o objeto. Se habilitar o Show Map on Back, a imagem aparece na face de trás, como é o padrão, mas continuará invertida. Para deixar certa tem que mapear de alguma forma, como as duas que disse na outra mensagem. Se tiver dificuldade com ID ou com multi/Sub-Object, dá uma olhada nos tutoriais sobre estes assuntos na Três D1. Tem um de Multi/Sub-Object neste endereço http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 400

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.