V-ray e reflexo da luz no metal - como fazer?

Por: manoelrmjr  

Em: 20/09/2006 21:52

Oi gente! Eu to com uma tremenda dúvida. Sabe quando você está andando pela rua e olha para um carro, e no teto dele aparece um pequeno ponto de luz que até ofusca (cria tipo uma estrela) e conforme você vai andando este ponto também percorre toda a curvatura do carro até mudar de lugar. Criei um ovo, apliquei uma luz em diagonal nele. usando o V-ray map, coloquei para ele refletir. Ele até gera caustics, mas não dá esta estrelinha do reflexo. Já almentei a quantidade de caustics, tentei também almentar a intencidade da luz, e já usei Hdri no reflexo, e nada. Ele só muda a quantidade de caustcs refletidos "no chão". Pergunta: Como é que eu reproduzo isto usando o V-ray e como faço o material que emita este reflexo? Eu já li um tutorial aqui, que fala onde e quando é que o caustics acntesse, mas lá não fala de "como criar esse efeito". Já lí também tutoriais explicando de refração e luz passando pelo vidro, mas nada achei falando do "reflexo com caustcs". Um exemplo legal que ilustra minha dúvida, é sssa bolinha que fica correndo aqui do lado com a propaganda do "anuncie aqui", ela tem esse ponto super luminoso. E pelo visto foi usado Hdri nela. O negócio é "como é o material". Muitíssimo obrigado Manoel Jr.
Olha isso que vc quer não tem nada a haver com caustic, o caustic é a refração da luz. O que vc quer é algo que se chama especularidade, ou seja a reflexão da luz. No scanline do max vc simula essa reflexão aumentando ou diminuido esse índice. Já o v-ray ele realmente reflete a luz como acontece no mundo real. Portanto comece a observar diferentes materiais e ver como cada um se comporta na luz, vc vai notar que tudo tem um certo grau de reflexão inclusive a pele humana. A diferênça é que tem objetos mais foscos e outros mais reflexivos, quanto mais fosco (glossines) menor a especularidade (specular).
No mental ray tem um shader p/ estourar o especular e fazer ele extravazar a superficie do objeto fazendo ele ficar mais real.. é o Glare, existe algo semelhante no V-ray?
Em termos de shader até onde eu saiba não, mas da pra conseguir isso compondo um material atravez sobreposição usando mapas como o shellac (se bem que o shellac deixa o material mais pesado para o render).
OI Manoel, tudo bem? A única coisa que eu fiz naquela bola foi aplicar um material cromado e uma imagem HDRI no Environment. Você pode baixar vários HDRIs bons para isso aqui no site mesmo, na página de HDRI http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232 O importante num material reflexivo é a configuração, tem que ser bem cromado para ficar bem brilhante, o HDRI tembém deve ter áreas de alto brilho, para poder criar esse ponto estourado de luz. Agora, o Halo gerado pelo estouro da luz, isso não faz. No Mental Ray tem um Shader para isso, muito bom por sinal, nos outros renders tem que usar uma gambiarra no recurso Effects do 3ds max, borrando as partes da cena com alto brilho, mas gera muito problema em animação. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 347

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.