Mudar ?ngulo dos eixos X, Y e Z

Por: loj  

Em: 05/10/2006 01:29

Pessoal, a minha dúvida é a seguinte. Tem como no Max alinhar os eixos para uma direção definida? Sem ser apenas no eixo X, Y ou Z? Por exemplo, seu eu faço um box ou mesmo um retângulo, giro esse objeto 45 graus e depois eu converto para Poly ou Spline, respectivamente. Se eu quiser mover os vértices no mesmo ângulo do objeto... ...como faria? As vezes faço um objeto e necessito rotacionar, mas quando rotaciono e quero modificar, por exemplo, seu tamanho, de forma que as edgs aumentem na mesma direção, sem ter que retornar para a posição original, sinto dificuldades. Pode ser uma coisa simples, mas é uma dúvida. Falouw.
Olá loj, blz? Eu faço assim... Iria no Reference Coordinate System Clicaria em Pick, depois clicaria no box Veja q o box1 agora ta no Reference Coordinate System Depois selecionaria os vertices Escolheria Box1 no Reference Coordinate System E moveria Outra maneira seria alterando o pivot, seria util no caso de vc querer mover na direção perpendicular a edge, com essa edge alterada com relação ao box. pq na primeira opção, se alinhasse o gizmo ao box, como a edge igual a 0º, 90º,180º ou270º, deu beleza, mas no abaixo nao ta mais, entao eu faria assim nesse caso: com o box transformado em editable mesh e selecionado, vai em reference coordinate system e clica em parent depois vai em hierarch e clica em Affect pivot only ai tu posiciona e gira o gizmo como tu quiser certifique-se que ta selecionado parent e ai ficou alinhando a edge desejada
heuew, poxa valeu mesmo, para a primeira parte, achei muito legal, pq ele alinhou de uma forma automática... Já no segundo exemplo seu, muito bem lembrado, com uma forma irregular em que uma edge ou vértice pode estar em um ângulo quebrado digamos assim, pelo que entendi, já seria uma coisa mais no olhômetro não é? Ou entendi mal? Pq se eu tentar ajustar o Gizmo do Pivot em um ângulo irregular, usando já o Parent, não teria uma forma dele alinhar automaticamente tb, como no primeiro exemplo? Valeu
Isso cara... bem, essa e minha dica... como o Max não tem essa rigorosidade com medidas.. da p fazer no olho mesmo. Pode até ter como alinhar com precisão, mas eu não conheco ainda, sou iniciante tb. Mas a questão não eh angulo quebrado, eh q no box as edges ou sao paralelas ou sao perpendiculares umas as outras, entao da p fazer alinhando o gizmo a forma box, pq o gizmo tem seus eixos perpendiculares, saca? entao ele querendo ou não alinha a todas as edges do box, mas numa forma em q as edges não são todas perpendiculares entre si, nao adianta alinhar, pq sempre vai ter edge q não vai ta alinhada ao gizmo, entao eu sugeri a segunda opção em q vc alinha o gizmo a edge q vc quer. espero q tenha ajudado, abraços
Eae, blza? Nesse seu caso, especificamente falando, escolher apenas a opção "local" jah funcionaria, pois ele vai alinhar o gizmo xyz pelo centro do seu objeto (pivot point). A opção do "parent" foi muito bem lembrada pelo nosso amigo. A "pick eu uso mais qndo eu quero movimentar partes especificas do modelo. Como por exemplo, fzr um morph do maxilar. Eu criaria um ponto de referencia (um dummy ou algo do genero) onde seria o angulo de rotação do maxilar. Dou pick nesse ponto para usa-lo de referencia. Depois eh soh selecionar os vertices que vc quer e usar o rotate... eles vao rotacionar usando como entro aquele dummy que foi dado como referencia pelo "pick". É mais ou menos como a lua gira em torno da Terra. =P Bom, a idéia era dizer que com a opção "local" jah resolveria o problema e acabei me extendendo. Pra vc ter uma ideia dos outros pontos de referencia, consulte o User Reference do proprio Max. Ele eh otimo. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Valeu pelas dicas, mas se tivesse como, nessas formas irregulares, alinhar automaticamente o eixo com a edge, seria interessante. Bem, mas como foi dito, seria querer demais, pois o Max não é um programa CAD, é compreensível!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 431

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.