Sub-Surface Scattering -- Como configurar no MR?

Por: manoelrmjr  

Em: 06/10/2006 17:51

Olá Gente! Eu lí, relí, os artigos aqui da 3D1 falando do Sub-Surface Scattering, mas eles só falam, não diz exatamente em detalhes como é que e onde é que vou colocar os shaders, os valores, etc. Onde é que encontro um tutorial, ou alguém pode me dizer como configurar um "Material" com Sub-Surface Scattering? Um passo a passo é muito bem vindo. Eu tenho vontade de fazer algo em cera ou parecido, tipo estas estátuas mostradas nas matérias daqui. Obrigado Manoel Jr.
OI Manoel, tudo bem? Eu pretendo fazer tutoriais explicando como usar os recursos de SSS do Mental Ray, aquela matéria sobre Sub-Surface Scattering é mais para mostrar o que é e quais efeitos permite criar. Agora, para explicar como usar, realmente só com um bom tutorial mesmo, porque ele é um Shader meio chato de configurar, como você viu, o Shader é cheio de parâmetros. Uma forma de você entender melhor como as coisas funcionam neste Shader, é baixando o material de cêra que eu fiz e coloquei para download na seção Texturas > Materiais aqui na Três D1. Lá tem um material SSS configurado para gerar cêra. Mas o SSS depende da escala da cena, muda completamente de acordo com o tamanho do objeto e da cena, então, você terá que ajustar os valores para ficar bom na sua cena. Abraços
Oi André! Valeu mesmo! Vou baixar a textura que você falou. A propósito, dos materiais, todos eles estão para o Max8, será que vc não tem uma cópia no Max7 não? Acho que muita gente deve estar ficando de fora por causa de verssão... Ó, mas quando tiver um tempo, o tutorial do SSS vai ser uma ótima coisa mesmo! Ele é bem complicado de configurar, passei um dia inteiro testando, e não cheguei nem perto de um resultado bom. Muito obrigado Manoel Jr.
o proprio help do mental ray, no 3dsmax, explica tudo muito bem. dah uma olhada lah
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Oi gente, tudo bem? É verdade, o melhor material sobre isso está no Help do Max, eu aprendi lá também. Na verdade eu aprendi o programa todo no Help, porque nunca fiz curso e li apenas um livro básico na época do Max 2.5. Tudo que sei do Max, aprendi aqui no fórum e lendo o Help do programa. Abraços
Oi Gente Eu também concordo que nada melhor do que o help, afinal ele é para ajudar mesmo... Mas pra quem não sabe inglês fluentemente, que é a maioria das pessoas, e mesmo com estes tradutores deixam muito a desejar, uma ajuda em "Português", ajuda demais né? Eu mesmo já conheço até algumas partes do help de cor, mas tem horas que agarro e não saio do lugar... :( Só a quantidade de coisa que a gente emprende aqui, fica muito mais rápido... Além de promover a dissiminação do conhecimento. Abraços Manoel Jr.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 542

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.