Termos usados em Agencia de Pub.

Por: Gaucho  

Em: 09/10/2006 17:47

Boa tarde pessoal. Estou na concorrencia pra uma vaga numa agencia de publicidade e foi me questionado sobre alguns termos...eu gostaria de ao menos ter uma noçao do q se trata pra ocasiao da entrevista..se alguem souber e quiser me responder...bem...seriam esses: 1. Pré Impressão; 2. Finalização e preparação de arquivos pra impressão; 3. Trapping; 4. Sangrado.
Vivendo e aprendendo!!!
Oi Gaucho, tudo bem? Faz muitos anos que eu não trabalho mais com impressão, mas vou tentar te ajudar no que eu sei. Pré-impressão se não me engano é a prévia da impressão, isso tem que ser feito para certificar que as cores estão certas, porque o que você vê no monitor, não é o mesmo que sairá na imagem, principalmente o Azul e o Vermelho. Em impressão não tem azul e vermelho como no RGB da tela, tem Magenta e Ciano, então, nunca fica certo. Existem vários tipos de prévia, tem prova de prelo (não sei se escreve assim, mas fala-se assim), tem prova de cromalin (também não sei se a escrita está correta). A finalização de arquivos para impressão é a parte mais complexa e chada de impessão, tem muitas coisas, muitas regras, muitos macetes, não é qualquer um, precisa de experiência. É a definição de onde haverá impressão sobreposta, onde haverá os cortes, a conversão das imagens e a finalização do arquivo que vai para gráfica. Trapping eu não sei o que é, mas em inglês Trap é armadilha. Sangria é o quanto que a arte e as fotos saem para fora da margem, permitindo que a faca faça o corte sem deixar um filete branco, entende? Imagine deixar bem certinho na borda da revista, por exemplo, quando cortar, pode ser que fique um filete branco. Se as impressões sairem um pouco para fora, quando cortar não aparecerá nenhum filete branco. Abraços
Bom dia André! Satisfação receber uma resposta tua...muito obrigado! Bom..c alguma coisa q eu ja sabia mais o q tu falou não vou chegar mais tao "chucro"..pelo q tive conversando c um amigo aki da cidade os bons profissionais em "Arte Finalista" dificilmente estao desempregados...entao..conto c isso pro dono da agencia dar uma chance! Abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oie!!! Cara já ouvi tudo o que André falou, essa parte eu entendo perfeitamente, mas esse negócio de Trapping, tb nunca ouvi falar, acho que é armadilha pra ti pegar na entrevista!!! hehehehe Se Alguem tiver a rsposta pra esse tal de Trapping, posta ai, que até eu fiquei curioso!! Flw!!!
Oi Gill.....existe sim....tanto q olha nesse link http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=27814 .....pena q não tem resposta...mas pelo q um amigo daqui q trabalhou de arte finalista isso e basicamente qdo se tem duas cores sobrepostas.....por exemplo verde e vermelho..uma sendo menor q a outra...entao...pra evitar q na impressão fique "vazado" faz se a imagem menor digamos 1mm (ou..melhor..passando um pouquinho sobre a outra) sei la se fiz me entender.....rs.....perguntei pq tb não sei direito...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Gente, falei com uma amiga q trab em agencia... Pelo q entendi, Trapping e um macete p se evitar o erro. Vai abaixo a explicação dela: Entendo Trapping O que é Trapping? Trapping é o processo de compensação pela falta de registro que as vezes ocorre no processo de impressão através da sobreposição de cores onde os objetos se encontram. Entedeu? Bem, se você sempre trabalha com impressoras Jato de Tinta talvez não entenda muito bem como funciona o registro nas máquinas de impressão offset. Quando você imprime seu trabalho em uma impressora Jato de Tinta as cores são aplicadas de uma vez (a folha não sai da impressora e retorna para imprimir mais uma cor). Nas impressoras comerciais de alta tiragem como as do tipo Offset o processo é diferente. Na maioria dos casos a impressão das cores é feita separadamente, cada uma em um castelo, quando feitos em impressoras maiores; ou, no caso de impressoras menores, os impressos são recolhidos e recolados na impressora para imprimir uma nova cor. Porém, devido a alta rotatividade dos cilindros destas máquinas e ao grande volume de impressos, muitas vezes acontece de uma amostra do trabalho apresentar a impressão fora de registro, ou seja, as cores não se sobrepôem perfeitamente. Imagine, por exemplo, um faixa branca ao lado de uma letra verde que deveria encostar em um box azul. Veja abaixo:
E isso ai Heuew.....tua amiga explicou direitinho...pois são feitos fotolitos pra cada cor Ciano,Magenta,Yellow,Blac(K) ou...CMYK...entao...pra cada fotolito e uma chapa na grafica...ou seja.....o papel passa 4 vezes.
Vivendo e aprendendo!!!
no indesing ele tem a função de trapping dentro do software Quando um documento impresso comercialmente usa mais de uma tinta na mesma página, cada tinta deve ser impressa no registro (perfeitamente alinhada) com todas as outras tintas adjacentes, para que não haja espaço entre elas. Contudo, é impossível garantir o registro exato de cada objeto em cada folha que passa por uma impressora tipográfica; portanto, pode ocorrer erro de registro de tintas. Esse erro resulta em espaços indesejados entre as tintas. É possível compensar o erro de registro expandindo ligeiramente um objeto para que ele sobreponha um objeto de outra cor — em um processo conhecido como trapping. Por padrão, a inserção de uma tinta sobre outra extrai (ou remove) a tinta de baixo, para impedir a mistura indesejada de cores. O trapping, porém, requer a superimposição de tintas (a impressão de uma sobre a outra), o que garante, ao menos, uma sobreposição parcial. Erro de registro sem trapping (à esquerda) e com trapping (à direita) A maioria dos trappings usa propagação, expandindo um objeto claro em um objeto escuro. Como a mais escura de duas cores adjacentes define a borda visível do objeto ou texto, expandir ligeiramente a cor mais clara na cor mais escura mantém a borda visual.
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Quem procura acha!!! heheheh Nesse Link, tem varias explicações detalhadas sobre o trapping http://www.mxstudio.com.br/forum/lofiversion/index.php/t4922.html Flw!!!
eu ja usava esse trapp e nem sabia que tinha esse nome bonito! heheh eu chamava de sobreposição mesmo! eu trabalho com silk screem e esse processo é muito importante tambem nas estampas de tecido!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 400

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.