skin - personagem com roupa

Por: joaomarciocg  

Em: 17/10/2006 17:00

Olá pessoal, Gostaria que alguém me ajuda-se em uma dúvida. Tenho que modelar e animar um personagem (cartoon); já modelei um personagem (sem roupa), e seguindo o tutorial do max consegui anima-lo com o modificador skin, mas dessa fez o personagem é com roupa. com devo fazer? modelar cada peça de roupa? o corpo deve ser modelado ou só as peças? como é isso? Desde já agradeço!
João Márcio www.joaomarciocg.blogspot.com
ssdsdd
Olá marciogomes, tudo bem? Você pode realizar este processo de várias formas, tudo irá depender da situação e do grau de realismo que você deseja. 1ª forma: você irá utilizar o modificador skin/physique nas roupas também, fazendo com que elas sigam os movimentos do esqueleto. Dessa forma, você não terá movimentos realistas das roupas, porém será mais fácil para preparar e animar. 2ª forma: você irá utilizar o Reactor Cloth ou o modificador Cloth para simular o efeito de tecido nas roupas, fazendo ele identificar a malha do seu personagem como corpo rígido. Dessa forma a sua roupa irá se movimentar de acordo com os movimentos do seu personagem, além de possuir seus próprios movimentos de efeitos de tecido. Mas a configuração não será tão trivial como a primeira forma, além de precisar de performance do processador para a simulação do efeito de tecido. As duas situações acima, servem para quando você modelar a roupa separada do personagem. Se você modelar a roupa do personagem junto ao corpo, você não irá conseguir movimentos realistas da roupa. Sobre você modelar a roupa junto ou não a malha do personagem, tudo irá depender do grau de realismo que você deseja nos movimentos da roupa. Dependendo dos movimentos do seu personagem, a modelagem da roupa junto ao personagem será uma boa opção, mas dependendo dos movimentos, o ideal é modelar a roupa de forma separada. Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Sergio obrigado pela dica. Baseado no que você me orientou, irei modelar cada peça de roupa e aplicar o modeficador "skin". Valeu.
Oi Márcio, tudo bem? Se for fazer a opção de modelar as roupas separado do personagem e animar junto com a deformação do corpo, em vez de usar o Skin, use o modificador Skin Wrap. Com ele você não vai precisar envelopar tudo de novo. Você aplica ele e define a influência que o Skin do personagem terá sobre cada vértice da roupa, assim, poderá deformar a roupa de acordo com a deformação do personagem. Depois você pode animar ele até sem a roupa, ficando leve na viewport para trabalhar, quando ligar a roupa de novo, ela já vai estar animada de acordo com os movimentos do personagem. Dá uma olhada no Help do Max sobre o Skin Wrap, lá esta bem explicado como usar, é bem simples. Só tem a partir do Max 7, se não me engano. Abraços
Oi Andre Vieira, obrigado por sempre me ajudar com as dúvidas! Realmente com o modificador "Skin Wrap" é bem melhor trabalhar. e principalmente no meu caso que tenho um prazo curto para entregar o trabalhinho; fiz alguns testes com o modificador e é o que eu estava precisando mesmo. No meu teste tive que aplicar o modificador tando no skin quanto nas roupas, e "funcionou", isso realmente procede?
OI Márcio, tudo bem? É isso mesmo, se funcionou está certo. Fico feliz de ter ajudado, depois posta uma imagem ou um vídeo do trabalho para gente ver. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 435

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.