Oi Eduardo, tudo bem?
O formato de imagem depende da sua utilização.
O formato profissional para trabalhar com vídeo é TGA, porque trata melhor as cores no padrão RGB, que é o padrão usado em vídeo.
Mas existem outros formatos que são usados, dependendo da situação, existem formatos bem poderosos, como RLA e RPF por exemplo, que permitem guardar várias informações na imagem, como profundidade, velocidade dos objetos, canais de materiais e objetos, entre outros.
Estes formatos mais robustos são usados para composição de vídeo, até porque um PhotoShop nem abre essas imagens.
O formato profissional para trabalhar com impressão é TIF, neste caso não tem opção, é sempre em TIF, que trata melhor as cores no padrão CMYK, que é o usado em impressão.
Para trabalhar com Web usam os formatos GIF, JPG e PNG, que são imagens mais leves, só que também menos precisas.
Quanto a profundidade de cores, isso depende da utilidade também, normalmente usa-se apenas 8 bits por canal de cor.
É a forma que todo mundo vê e que todos os programas aceitam, com 16 bits por canal, já não será qualquer programa que vai aceitar, só os mais profissionais, e com 32 bits por canal, só os programas que trabalham com HDRI vão aceitar abrir essa imagem.
Veja só como é a coisa mais simples do planeta:
Existem 3 canais de cor para formar todas as cores da imagem no vídeo, o R de Red, o G de Green e o B de Blue.
Para formar os 256 tons de cada cor dessa precisa de 8 bits, pois cada cor tem 256 tons.
Sendo assim, terá que usar 8 bits para cada um dos 3 canais de cor e poderá formar todas as outras combinações.
Isso vai dar uma imagem com 24 bits de cor (8+8+8), mas com 8 bits por canal, guardando 256 tons em cada.
Essa é a imagem colorida que conhecemos, pode estar em diversos formatos, como JPG, TIF, PNG, TGA, BMP, GIF não, porque GIF é uma imagem de baixo nível, só tem 8 bits, só tem 256 cores.
Uma imagem de 24 bits tem 256 tons vezes 256 tons vezes 256 tons, o que dá 16777216 possibilidades de cores.
Se a imagem aceita guardar também o canal Alpha, que é o canal de transparência, como TGA, TIF e PNG por exemplo, terá então mais um canal de cor com uma imagem em tons de cinza, 256 tons no máximo.
Estes tons definem a área de transparência na imagem colorida, este canal não aparece na imagem, só define o recorte.
Neste caso será uma imagem RGBA, então, tem 4 canais de cores com 8 bits cada, formando uma imagem de 32 bits.
Mas ainda tem a mesma quantidade de cores, pois o quarto canal só define a transparência e usa tons de cinza.
Se a imagem tem 16 bits por canal, então, em cada cor RGB terá 256 vezes 256 tons, o que abre uma gama maior de cores.
Mas isso não serve para nada, porque o olho humano nem reconhece tantas cores.
Só que não é para isso que foi feito, foi feito para guardar a intensidade luminosa da imagem, assim, pode fazer alterações de brilho e contraste sem degradar a imagem.
Se você pegar uma imagem com 8 bits por canal e aumentar o brilho, vai deixar as áreas pretas desbotadas, com aspecto lavado.
Se pegar a mesma imagem e diminuir o brilho, vai deixar as áreas brancas acinzentadas.
Com uma imagem de 16 bits por canal, poderá modificar a exposição em vez do brilho, permitindo controlar muito melhor o contraste da imagem sem perder qualidade.
Já com 32 bits float point, é uma imagem HDR real, que permite controlar todos os níveis de exposição como se tivesse fotografando a imagem naquela hora. Você tira uma foto e tem todas as fotos possíveis naquela situação.
Pode baixar a exposição até o branco da luz ficar tão fraco a ponto de ver o filamento, sem deixar essa área cinza, realmente diminuindo a intensidade luminosa da cena.
Então, se pretende fazer modificações na exposição posteriormente num soft que aceite este tipo de imagem, como o PhotoShop CS2, salve em 32 bits float point na extensão HDR.
Abraços