Resoluções na exportação do max...

Por: es Design  

Em: 31/10/2006 15:05

:D Olá membros do forum 3D1... - Não obtive informações pela busca se alguem souber ....? Depois de renderizada uma imagem still ( neste caso uma maquete eletronica ) tem opções de saidas em TIFF, Jpeg etc... (Image Control). Image Type 8-bit color 16-bit color 32-bit SGI log LUV... ...A duvida seria está qual melhor opção de saida em bit ....
Salve grande! E aí, tudo belezoca? :P Bem, nom sou nada em 3D não, mas bem... Depende da aplicação e do que vc quer, né? Bem, quanto a maior quantidade de bits de cor é maior a gama de cores que podem ser aplicadas, varia do que você quer, se você for imprimir acho que não tem diferença de 16 pra 32 não =). O olho humano não detecta tantas cores assim, então quanto maior a quantidade de cores maior é a aproximação a elas ^^, é quase como som, abaixo de 20hz vc não escuta e acima de 20Khz vc não escuta ^^. Bem, pela dúvida que eu entendi é isso? Se não, me desculpe aê grande! []'s!
:D olá SergioLuiz tudo bem... - Era sim isto mesmo que estava tentando entender ainda esta vago para mim este assunto mais vc já deu uma clariada. Agora é só aprofundar mais neste assunto. - ( eu estou salvando em 8 bit color estava preocupado com isto ). Até porque comecei a pouco tempo render no Vray estou estourando tempos de render ainda ...no caso fiz uma imagem estática final e demorou apróx. 48.00 Hrs de render. quando vfui salvar a imagem fiquei nesta dúvida salvo como em 8 . 16 .32 .. -Beleza se alguem tiver opinião a respeito em contribuir no assunto fique a vontade.. ;)
Olá grande! :D Tudo bem sim, obrigado. Ainda bem que consegui entender sua dúvida! :lol: Mas bem cara, pesquisei um pouquinho e graças a nossa querida WikiPedia consegui achar um materialzinho bem interessante e básico pra dar uma clareada ;-). ó o link aí irmão: http://en.wikipedia.org/wiki/Color_depth Se não souber inglês, deixa aí que quando eu voltar do colégio hoje traduzo, aí já fica como uma referência pra galera também! hehe. Um grande abraço! E bora, bora modelar! \o/ :D
Oi Eduardo, tudo bem? O formato de imagem depende da sua utilização. O formato profissional para trabalhar com vídeo é TGA, porque trata melhor as cores no padrão RGB, que é o padrão usado em vídeo. Mas existem outros formatos que são usados, dependendo da situação, existem formatos bem poderosos, como RLA e RPF por exemplo, que permitem guardar várias informações na imagem, como profundidade, velocidade dos objetos, canais de materiais e objetos, entre outros. Estes formatos mais robustos são usados para composição de vídeo, até porque um PhotoShop nem abre essas imagens. O formato profissional para trabalhar com impressão é TIF, neste caso não tem opção, é sempre em TIF, que trata melhor as cores no padrão CMYK, que é o usado em impressão. Para trabalhar com Web usam os formatos GIF, JPG e PNG, que são imagens mais leves, só que também menos precisas. Quanto a profundidade de cores, isso depende da utilidade também, normalmente usa-se apenas 8 bits por canal de cor. É a forma que todo mundo vê e que todos os programas aceitam, com 16 bits por canal, já não será qualquer programa que vai aceitar, só os mais profissionais, e com 32 bits por canal, só os programas que trabalham com HDRI vão aceitar abrir essa imagem. Veja só como é a coisa mais simples do planeta: Existem 3 canais de cor para formar todas as cores da imagem no vídeo, o R de Red, o G de Green e o B de Blue. Para formar os 256 tons de cada cor dessa precisa de 8 bits, pois cada cor tem 256 tons. Sendo assim, terá que usar 8 bits para cada um dos 3 canais de cor e poderá formar todas as outras combinações. Isso vai dar uma imagem com 24 bits de cor (8+8+8), mas com 8 bits por canal, guardando 256 tons em cada. Essa é a imagem colorida que conhecemos, pode estar em diversos formatos, como JPG, TIF, PNG, TGA, BMP, GIF não, porque GIF é uma imagem de baixo nível, só tem 8 bits, só tem 256 cores. Uma imagem de 24 bits tem 256 tons vezes 256 tons vezes 256 tons, o que dá 16777216 possibilidades de cores. Se a imagem aceita guardar também o canal Alpha, que é o canal de transparência, como TGA, TIF e PNG por exemplo, terá então mais um canal de cor com uma imagem em tons de cinza, 256 tons no máximo. Estes tons definem a área de transparência na imagem colorida, este canal não aparece na imagem, só define o recorte. Neste caso será uma imagem RGBA, então, tem 4 canais de cores com 8 bits cada, formando uma imagem de 32 bits. Mas ainda tem a mesma quantidade de cores, pois o quarto canal só define a transparência e usa tons de cinza. Se a imagem tem 16 bits por canal, então, em cada cor RGB terá 256 vezes 256 tons, o que abre uma gama maior de cores. Mas isso não serve para nada, porque o olho humano nem reconhece tantas cores. Só que não é para isso que foi feito, foi feito para guardar a intensidade luminosa da imagem, assim, pode fazer alterações de brilho e contraste sem degradar a imagem. Se você pegar uma imagem com 8 bits por canal e aumentar o brilho, vai deixar as áreas pretas desbotadas, com aspecto lavado. Se pegar a mesma imagem e diminuir o brilho, vai deixar as áreas brancas acinzentadas. Com uma imagem de 16 bits por canal, poderá modificar a exposição em vez do brilho, permitindo controlar muito melhor o contraste da imagem sem perder qualidade. Já com 32 bits float point, é uma imagem HDR real, que permite controlar todos os níveis de exposição como se tivesse fotografando a imagem naquela hora. Você tira uma foto e tem todas as fotos possíveis naquela situação. Pode baixar a exposição até o branco da luz ficar tão fraco a ponto de ver o filamento, sem deixar essa área cinza, realmente diminuindo a intensidade luminosa da cena. Então, se pretende fazer modificações na exposição posteriormente num soft que aceite este tipo de imagem, como o PhotoShop CS2, salve em 32 bits float point na extensão HDR. Abraços
:D Olá todos membros do forum 3D1. * Agradeço pelas respostas esclarecidas a Andre Vieira e SergioLuiz * Agora sim esclarecida mesmo minha duvida sobre cores de saida em bits... Trabalho a pouco tempo com maquetes eletronicas. Então nesta hora da impressão vi que precisava eclarecer estes assuntos para não perder qualidade na exportação do max. No final disto saiu tudo certo, mais como fiz a impressões numa gráfica meia boca ( não dava para ter prova ) até que os trabalhos ficaram bons no papel... ;) Agradesço mais uma vez pelas respotas e membros fiquem a voltade de postar suas duvidas sobre mesmo assunto para um possível esclarescimento que não foi dito ainda ...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 581

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.