Oi maunissan, tudo bem?
Eu tenho que concordar com o Alejandro e o Caio.
Tudo tem um caminho, tudo na vida depende de conhecimento e prática.
Eu bati o carro muitas vezes até ter o sangue frio de tirar o pé do freio quando o carro está deslizando, frear novamente, tirar de novo, até parar.
Mesmo sabendo disso, eu bati muitas vezes porque não tinha experiência e sempre andei chutado. :)
Tudo na vida é assim e 3D leva anos para dominar, então, o certo é não pegar um serviço que peça algo que você ainda não sabe fazer, porque pode não cumprir com o cliente, mesmo tendo facilidade, pode não conseguir aprender a tempo para fazer o serviço.
Mas o Hair And Fur é super simples e super fácil de obter bom resultado, o que não acontece com os demais plug-ins para este fim, por isso estranhei tanto que falou tão mau dele.
Qualquer usuário mediano no Max consegue configurar ele numa boa mesmo que nunca tenha usado.
Se você é muito iniciante, o certo era estuar outras coisas, mas teste um pouco, leia o meu artigo no site, como o Alejandro indicou, você pode conseguir pegar o jeito, porque realmente é simples, não tem segredo.
Eu gosto mais de usar na janela do Hair Style do Max 7.5 e 8 do que na Viewport do Max 9.
Basta ligar a colisão, colocar no ícone do pente e pentear como quiser, é super tranquilo.
Se precisar, muda para o icone da tesoura e corta o que estiver sobrando, só isso.
Abraços