E ai Deathhacker, olha só quanto a fazer uma boa animação isso depende de vários fatores, o primeiro e mais importante é conhecer ao máximo as ferramentas do programa, já fazem 4 anos que trabalho com o 3dmax e todos os dias eu aprendo algo novo.
O segundo é prática vc precisa pegar o "time" da animação, e isso só a prática vai te dar, depois de um tempo se torna automático.
O terceiro é um bom rig (se o caso for um personagem), veja bem eu não estou dizendo que o rig tem que ser o mais sofisticado é completo rig já feito no mundo do 3d, ele deve ser eficiente e suprir as suas necessidades.
O quarto e não menos importante são as referências, vc deve ter muitas referências e estar sempre pesquisando e vendo coisas novas, assita muito desenho animado e preste atênção nas técnicas utilizadas, como por ex, como o artista foca a atênção aos personagens principais mantendo os demais elementos da cena imóveis e vc nem percebe isso. Ok mas qual a vantagem disso? Simples econômia de tempo, trabalho e render. Dentro dessa mesma linha de raciocínio se encaixam os movimentos de câmera, no início a gente acha que a câmera tem que estar sempre se movendo, B E S T E I R A, isso gasta tempo de render, e tempo e render custam dinheiro. É como falei é preciso aprender a focar a atênção no que realmente importa.
Bom ai foi uma micro aula de animação em 4 tópicos. Se vc quiser mais que isso eu recomendo vc comprar um livro sobre o assunto existem muito títulos ótimos é só procurar, esse tipo de conteúdo vc não vai encontrar gratuito na internet.
Quanto a renderizador, se vc é iniciante, acho que não preciso comentar nada apenas callllllllllllllma, tudo a seu tempo.