Ajustando Raius no MR

Por: Broks  

Em: 12/11/2006 10:19

Ola pessoal, Renderizando uma cena de interior no MR (P4 2gb Ram) como teste sem nenhum bloco de modelo 3d , apenas um ambiente d sala vazio paredes e piso em resoluç"ao baixa (1500 x1127) com GI protons 100 FG samples 100 energy 800000 e protons 600000 decay 2,0 sem acionar RAIUS , renderizo em 2h quando aciono RAIUS que inegavelmente melhora muito muito toda a qualidade da cena eu diria indispensavel para um trabalho profisional de otima qualidade , este render vai passa de 24 h oque esta errado , e olha que n"ao tem nada dentro da sala . obrigado ! broks
Oi Broks, tudo bem? Realmente o ajuste do Radius do Mental Ray é a chave para quase todos os efeitos, é pelo ajuste do raio que você controla a resolução do mapa, a quantidade de photons que vai usar na cena, a quantidade de Samples de Final Gather, mas é impossível de explicar como funciona numa mensagem de fórum. O melhor é ler os artigos sobre Mental Ray aqui na Três D1, neles eu explico de uma forma bem básica como ajustar o Radius, tudo depende dos tamanho dos objetos da sua cena. Tem um valor ideal para cada cena, com esse valor ideal consegue a melhor qualidade com o menor tempo de render, com valores maiores ou menores que o ideal, o tempo de render será maior e a qualidade pode até ficar pior. Se realmente quer entender bem isso, o único material em português que explica detalhadamente é o Vídeo Curso de Mental Ray aqui da 3D1. Para você ter uma idéia, do vídeo 3 até o 8 fala sobre Radius. O Radius é tudo no MR, é a primeira coisa que deve ser configurada, porque tudo depende dele. Abraços
Olá fera. Olha uma coisa muito importante é o tamanho da cena. Outra coisa é o material aplicado nela. Glossy no chão, algum objeto muito facetado, onde você fez esse ambiente, no max mesmo ou em outro software. A princípio seus parâmetros estão baixos, não deveria levar 2 horas renderizando. Então há grande chance de ter alguma cois errado aí, tem alguma coisa que está pesando no render. De repente alguma opção ligada sem você saber, como o expessure control. Só ainda não entendi por que ligando o radius, você levou 22 horas a mais. Mesmo que você setasse errado, um raio muito grande, um muito pequeno, não aumentaria tanto o tempo de render. Aliás, o radius serve para diminuir o tempo, por que podemos mesclar os photons e com um menor número deles, deixar a cena legal. Bom, acho que você pode fazer outro teste, tanta montar outra cena, usando boxes para fazer o ambiente e jogando uma omni no teto, não precisa nem fazer janela se quizer, assim dá uma testada ai no tempo que vai levar agora. geralmente quando essa coisas meio inesplicáveis acontece comigo eu começo tudo de novo, lá do zero, estudando cada passo, cada alteração, ai fica mais fácil saber o que pessou mais no render e pesou menos. abraços fera.
Broks, Realmente existe um problema sério ai, mas nõa da pra saber ao certo o que tá causando, isso só refazendo a cena, ou criando uma mais simples só com um box com face invertida em uma luz... Quanto ao radius, ele foi pensado exclusivamente pra dimunuir o tempo de render, quando se consegue um valor ideal... então sua configuração adequada é essencial em qualquer cena!!!! Flw!!!
E Aí Broks!!! Tive problemas parecidos com estes que tu descreveu. Tinha uma cena sem nenhuma complexidade e demorava muito para renderizar. Lendo alguns artigos aqui do site, descobri que escala usada para modelar os objetos influi diretamente nos resultados, por exemplo: (se alguém com mais experiência no MAX discordar, por favor INTERFIRA) Fiz um modelo de interior na escala real (1m = 1m). Para iluminar essa cena interna precesava usar o multiplier das luzes muito alto, assim como os settings do MR e com isso notei que o tempo de render era muito alto. Portanto, depois do modelo pronto, com todos os móveis e outros objetos, reduzi seu tamanho em 70%. Os multipliers dimunuira quase que proporcional, assim como os settings do MR e o tempo de render caiu bastante. Não sei se fiz a coisa certa, mas funcionou!! Um abraço
Pessoal , realmente a regulagem do raio e vital como disse o Andre, agora o que eu constato e que numa cena apenas com paredes e teto e piso, aplicando um shade basico branco em tudo com apenas duas Omini com fG 100 GI 100 protons 100000 ,energy 12000 quando ligo raius 1,0 (resolu"ao 640 x680 ) o tempo de render triplica . Estou agora dando o exemplo bem basico para que me ajudem a matar o problema . Como esta apresentado o dilema , qual o ajuste e onde poderia ser feito para que este raius ( como disseram, e feito para minimizar o tempo) ajude a melhorar este tempo , veja que nao alterei nada dos outros parämetros defaut do MR , e ai galera que diacho e este. Vou tentar a diminuçao da escala como sugeriu o amigo. abraço broks
Oi gente, tudo bem? Dependendo do Radius que ele estiver falando, vai aumentar muito o tempo de render sim. O Radius dos Photons é uma coisa, quanto menor, melhor a resolução do mapa de Photons, não aumenta o tempo de render em nada, mas exige mais photons na cena, o que aumenta o tempo de render, mas melhora a qualidade do GI. O Radius do Final Gather pode aumentar muito o tempo de render e também diminuir muito dependendo da configuração. Não tem como falar a configuração certa, porque depende dos objetos da cena, tem que conhecer o MR para saber qual objeto deve olhar, deve medir e assim saberá com certeza o valor do Radius, nem precisa renderizar um preview para testar, pode colocar o valor na confiança renderizar a cena final que vai ficar certo de primeira. Se o Radius for muito menor do que o necessário, o tempo de render aumentará absurdamente, por isso que falam que o MR é mais demorado, porque não sabem configurar ele. :) Se o Radius for maior do que o necessário, o tempo de render ficará menor, mas perderá qualidade no traçamento do Final Gather, criando um efeito de GI e de sombreamento menos detalhado, as vezes até gerando artefatos na imagem. Se uma cena estava com um tamanho e quando diminuiu funcionou, então, se aumentasse as configurações dos parâmetros do Final Gather e dos Photons, certamente teria o mesmo resultado. se diminuiu a cena toda e todos os valores também, então, não é para mudar nada em tempo, porque é o mesmo cálculo, mas se diminuiu também samples de FG e quantidade de Photons, então, diminuiu o tempo de render, mas com certeza perdeu muito qualidade de GI. Abraços
Broks, Posta ai um wire da cena, e as configurações do Render... Pra gente ver o que tá errado!!! Flw!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 571

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.