Zoom 2D

Por: Harry  

Em: 16/11/2006 12:52

E ae família 3d1, blz? Tô com maior dúvida q apareceu em uma animação q estou fazendo p/ uma empresa, eu faço animações p/ fábricas grandes, com intenção de reduzir acidentes e solucionar problemas q aparecem em montagens de máquinas grandes, e agora quem está c/ problemas sou eu!! :? :? É o seguinte: Não sei como faço para ficar com uma imagem estática na vista left (ver img abaixo), mas se eu mexer ela muda, não tem muita segurança ficar renderizando uma animação dessa forma, e o pior é q meu superior :(:(:( quer dar um zoom num certo ponto! :?: Como é q faço isso sem usar uma câmera? Se alguém puder me dar uma ajuda, um link para um tuto ou algo desse tipo, qualquer informação serve!!! Se ninguém puder me ajuder, muito obrigado mesmo assim!!! :joiad: :joiad: Valeu galera!! Harry Snails Potter
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Harry, uma solução sem precisar usar o "zoom" e quebrando muito a cabeça no 3dsmax, seria usar um outro software pra facilitar a sua vida. O "AfterEffects", pra fazer um zoom da sua imagem/vídeo. 1 -É só renderizar a imagem/vídeo bem grande no 3dsmax, mesmo os personagens estando já animados. 2 -No After, crie uma nova composição (Ctrl + N), escolha o tempo e o tamanho do vídeo. 2 -Importe essa imagem/vídeo (Ctrl + I) 3 -Arraste a imagem/vídeo para o menu "Time line" (deixar em baixo do Source Name) 4 -Clique na setinha ao lado do número 1, aparecerá o "Transform" em seguida o "Scale" :00: 5 -Ajuste a escala inicial do tempo e "ative o reloginho" ao lado do "Scale" 6 -Mova o ponteiro do tempo da timeline para o tempo do zoom. 7 -Ajuste a escala novamente para outro tamanho e pronto. Não desative o reloginho, senão vai ter que fazer tudo de novo. 8 -Renderizar o vídeo. (Ctrl + M), escolha uma nome qualquer. 9 -No "Lossless", escolha o tipo de vídeo (AVI, MOV,...). e também o tipo de compressão. 10-Ative o "Stretch" e se necessário o áudio. ..... OK 11-No "Output to:", vc pode renomear o vídeo. 12-Se estiver tudo nos comformes é só clicar no "Render".............. Pronto! Obs: pra dar uma tapinha pra ajustar a correção de cor e etc... :ideia: a- selecione a imagem na timeline e vá pra (Effect / Color Correction/Auto Color) também o (Auto Contrast) b- Duplique o Layer da imagem (Ctrl + D) e nessa imagem duplicada aplique o filtro "Multiply" (clique na palavra "Normal" na timeline da imagem) c- Repita a duplicação mas com o filtro "Screen". Se ficar muito claro é só corrigir alterando a porcentagem no "Opacity"(Transform) Se quiser animar a posição(Transform/Position) da imagem também é legal. É só o básico do básico, OK!
Muito bom inh3, fico muito grato pelo pequeno tutorial, valeu mesmo, contudo preciso encontrar o AfterEffects, porém, acredito q não seja difícil encontrá-lo. Vou tentar usar todas essas ferramentas, muito obrigado pela ajuda. Se estiver precisando de alguma coisa estamos aki mano! Harry Snails Potter
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Oi Harry, tudo bem? Porque você não quer usar câmera, tem que usar câmera em tudo, é a coisa mais importante do mundo, é pela câmera que você vê o mundo 3D. Muita coisa nem funciona pelas vistas isométricas. E se o problema é justamente esse, ter uma visão isométrica, sem a distorção da perspectiva gerada pela câmera, basta habilitar a opção Orthogrphic Projection no menu da câmera. Aponta ela diretinho na lista lateral, para ficar retinha e liga essa opção para você ver, ficará igual a vista Left, mas usando a câmera, assim, poderá dar zoom sem problema. Abraços
Bom André, não é que eu não queira usar uma câmera, eu tenho umas vinte câmeras nesta cena de muitos ângulos, mas como os clientes sempre querem ter a razão, pois para eles q não tem muita noção de CG, a situação é seguinte: O moega que está decendo pelo guindaste, tem que passar por aquele buraco em corte, pois meus serviços são uma espécie de desenhos indústriais infantis, ou simplificados, dessa maneira (animado), qualquer pessoa q olhar pode entender o q está acontecendo, daí não é preciso abrir um monte de desenhos tecnicos e formatos de A1 e A0!! Marquei os pontos onde terei que dar zoom, o mais importante nesta animação é provar para os gerente da empresa q a moega é capaz de passar ali naquele buraco tranquilamente, e eu havia feito isso com vista 3d e tudo mais, então chegaram p/ mim e disseram: "é melhor vc fazer uma vista chapada, aí sim o gerente vai ver q não terá problemas". Sabe como é que é, quem manda são eles!! Então eu fiz assim!!! Valeu André, um abraço!!
Ae desculpa o tamanho da imagem, nem percebi!! Harry Snails Potter
Oi Harry, tudo bem? Então é isso, basta que você habilite a opção Orthogrphic Projection no menu da câmera para ela mostrar a vista chapada, assim, poderá movimentar e mostrar o telhado com um zoom bem próximo usando uma câmera como é feito normalmente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 540

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.