3DS MAX pra toda vida...

Por: Moldher  

Em: 18/11/2006 07:27

Alguem saberia me dizer quanto tempo levaria pra dominar as ferramentas de criação e animação do Max? :?: Estou estudando 3DSMax a 3 meses durante uma hora por dia e em alguns momentos até mais, e estou sem noção de quanto tempo levarei pra dominar o programa, tem hora que desanima, pois são milhares de configurações e centenas de ícones com inúmeras funções. Alguém poderia me dar uma dica por onde eu devo começar a explorar o programa? Eu estou tentando aprender a usar a modelagem em Nurbs, utilizando o tutor help do max e tambem tenho acompanhado as explicações do livro (3DS MAX 8 Guia Autorizado AutoDesk), tenho procurado me dedicar a cada dia. e a cada momento. Gostaria de poder ter condições de fazer um curso de 3DS Max mas infelizmente tenho que aprender sozinho, recorrendo a ajuda de vocês. :( Entro todos os dias aqui no forum e vejo os trabalhos na galeria e sonho um dia poder ter um trabalho meu publicado aqui no portal, foram esses trabalhos que me incentivaram a aprender o 3D max e hoje posso dizer que sou um cara viciado e com um sério problema de anciedade, com desejo de aprender a dominar a ferramenta para elaborar trabalhos como os que se encontram na galeria, não quero ser melhor do que ninguem, quero apenas poder tambem ser um artista e desenvolver meu lado criativo. :ideia: Se alguem começou assim como eu, gostaria de ter uma orientação, uma dica ou ajuda em relação ao aprendizado, pois não conheço ninguem no real que utilize a ferramenta para poder discutir comigo, é muito ruim desejar aprender algo sozinho, sem ter com quem discutir. Por isso freqüento este forum, que hoje faz parte do meu dia a dia. Agradeço a colaboração de todos vocês e principalmente dos administradores deste portal. E pesso desculpas pela falta de conhecimento. Um abraço a Todos, conto com vocês. ;) Flávio
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Bem-vindo ao Fórum, Flávio! Pois é... aprender tudo sozinho, realmente, é muito árduo e bem mais demorado... se bem que, cada um tem o seu tempo... Vide eu, por exemplo... Sempre fui uma duranga! ahuahaua Tive que aprender tudo sozinha mesmo, e ainda estou nessas condições, mas já me acostumei, quando vc depende menos possível das pessoas, vc cresce muito mais, e evita decepções... :lol: Mas, mesmo com curso, o aprendizado do Max deve mesmo ser lento... Veja bem, o Max não é que nem um CorelDraw, um Flash da vida, que se aprende tudo em uns 3 meses... O Max é aprendizado pra toda a vida, mesmo os mais experientes, sempre estudam ele, pq sempre há novas versões, novos plugins, novas técnicas para se fazer determinada coisa.... enfim, logo, a ansiedade não combina com o Max... vai até lhe ser bom como terapia, ehhehe, vai aprender a ser mais calmo, e ter mais paciência. Vc está no caminho certo, é só seguir em frente (pq não há melhores tutos dos que vêm no help do Max), continuar a freqüentar este e outros fóruns de cg e tal. Sugiro pra este 1º ano de aprendizado, em se focar apensa em modelagem, que é a base de tudo. Até lá, se for passo a passo, SEM PRESSA, vai estar modelando muito bem, e muito mais familiarizado com as ferramentas que hoje o assustam: com o tempo, vc vai se acostumando com elas, fique tranquilo. Nada que a prática não faça. Isso, não basta ler os tutoriais, tem que tentar seguí-los, e se não conseguir, tentar de novo! Persistência é uma outra grande palavra-chave, principalmente quando se estuda sozinho o max... Dedicação, é outra... Então, comece por modelagem... depois, texturização... depois iluminação... depois render E quando for começar a cobrar por seus trabalhos, lembre-se de todo este árduo processo de aprendizagem, e cobre a altura. Aqui no fórum, se vc fizer uma pesquisa no sistema de busca do fórum, vai achar muita coisa a respeito de quanto cobrar. Mas poste aqui seus progressos, e nos deixe te ajudar! Boa sorte e bons estudos! []'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Agradeço pelo seu apoio, e pode ter certeza que jamais me esquecerei de suas palavras, e com elas terei animo e forças para continuar, com mais calma e paciência, espero poder um dia conseguir alcançar meu objetivo que é trabalhar como esta ferramenta, desejo muito um dia poder elaborar trabalhos como os que tenho encontrado aqui mesmo neste portal. Um forte abraço com gratidão. Flávio
Oi Flávio, tudo bem? Eu acho que essa sua ansiedade e vontade de ficar bom no Max pode ser um incentivo e um benefício no seu aprendizado, mas também pode se tornar um empecílio. Se usar isso para se dedicar as estudos seguindo uma linha correta e coerente, como parece que está fazendo, será um benefício. Mas se quiser colocar a carroça na frente dos bois, certamente vai te atrapalhar e vai demorar bem mais. Se terá que aprender sozinho, veja isso como um grande benefício também, porque eu não conheço ninguém realmente fera que aprendeu tudo em cursos. Só quem é autodidata consegue chegar no topo do programa e se manter nele por várias versões, porque não tem cursos de tudo e não tem como sair fazendo curso em cada versão do programa para aprender as novidades. Quem aprende sozinho imprime a informação de forma mais mais profunda e duradoura do que quem aprendeu num curso com uma pessoa falando para ele. Apanhar para aprender é o melhor e mais duradouro método de aprendizado. Você está no caminho certo, está com um bom livro como referência, está vendo o Help, eu aprendi no Help, está vendo tutoriais na net e participando do fórum, discutindo com a galera sobre 3D, está tirando um tempo diário para o estudo e está seguindo uma ordem certa, começando por modelagem. É isso ai, começa por modelagem, é a parte mais fácil, mas estude modelagem poligonal (Box Modeling), porque é o principal e mais poderoso método de modelagem do Max. Depois, parta para texturização, mapeamento e criação de materiais. Depois estude iluminação, essa é uma parte mais difícil, livros sobre iluminação para fotografia e vídeo reais podem ajudar muito. Depois estude um renderizador profissional, para conseguir fazer cenas realistas, isso vai levar um bom tempo também e começa a depender de máquinas melhores para trabalhar. Por fim, estude animação, que é a área mais vasta e mais minuciosa do programa. Quando terminar tudo, estude animação de personagens. A curva de aprendizado do Max varia de 4 a 7 anos, tem que ir com calma, não vai dominar o programa em poucos meses, nem em um ano. Mas se gosta e curte 3D, não será um sacrifício, nem vai ver passar, porque será uma diversão, para quem gosta o Max é um brinquedo de adulto. Faz 10 anos que estou sentado na frente dele 8 horas por dia ou mais, nem vi passar esse tempo e todo dia aprendo alguma coisa nova, todo dia estou testando e estudando. Abraços
André ... eu só tenho a agradecer. Você é uma cara nota 10 :D , eu nunca vou me esquecer de vocês, e quero sempre poder estar participando deste forum, quando eu tiver condições,tambem desejarei colaborar com idéias e dicas. Toda vez que eu iniciar o Max vou me lembrar da 3D1, e se um dia eu me formar um Modelador ou um Designer, trabalhando ou não na área nunca vou deixar de citar e dizer que meus professores foram os companheiros da 3D1. É gratificante fazer part :D e deste forum e tambem é com orgulho que indico este site. Um dia com certeza irei postar um trabalho meu neste portal... se Deus quiser. Quando eu estiver preparado na parte de iluminação, pronto para aprender sobre renderização irei adquirir o CD de video aula mental ray. Um abraço André Obrigado pela sua atenção e dedicação.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 731

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.