Bem-vindo ao Fórum, Flávio!
Pois é... aprender tudo sozinho, realmente, é muito árduo e bem mais demorado... se bem que, cada um tem o seu tempo... Vide eu, por exemplo... Sempre fui uma duranga! ahuahaua Tive que aprender tudo sozinha mesmo, e ainda estou nessas condições, mas já me acostumei, quando vc depende menos possível das pessoas, vc cresce muito mais, e evita decepções... :lol:
Mas, mesmo com curso, o aprendizado do Max deve mesmo ser lento... Veja bem, o Max não é que nem um CorelDraw, um Flash da vida, que se aprende tudo em uns 3 meses... O Max é aprendizado pra toda a vida, mesmo os mais experientes, sempre estudam ele, pq sempre há novas versões, novos plugins, novas técnicas para se fazer determinada coisa.... enfim, logo, a ansiedade não combina com o Max... vai até lhe ser bom como terapia, ehhehe, vai aprender a ser mais calmo, e ter mais paciência.
Vc está no caminho certo, é só seguir em frente (pq não há melhores tutos dos que vêm no help do Max), continuar a freqüentar este e outros fóruns de cg e tal.
Sugiro pra este 1º ano de aprendizado, em se focar apensa em modelagem, que é a base de tudo. Até lá, se for passo a passo, SEM PRESSA, vai estar modelando muito bem, e muito mais familiarizado com as ferramentas que hoje o assustam: com o tempo, vc vai se acostumando com elas, fique tranquilo. Nada que a prática não faça.
Isso, não basta ler os tutoriais, tem que tentar seguí-los, e se não conseguir, tentar de novo!
Persistência é uma outra grande palavra-chave, principalmente quando se estuda sozinho o max... Dedicação, é outra...
Então, comece por modelagem... depois, texturização... depois iluminação... depois render
E quando for começar a cobrar por seus trabalhos, lembre-se de todo este árduo processo de aprendizagem, e cobre a altura. Aqui no fórum, se vc fizer uma pesquisa no sistema de busca do fórum, vai achar muita coisa a respeito de quanto cobrar.
Mas poste aqui seus progressos, e nos deixe te ajudar!
Boa sorte e bons estudos!
[]'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related