Proxy?

Por: Daniel Flash  

Em: 29/11/2006 00:26

olá pessoal tava dando uma olhada na galeria de imgs aqui do site, e vi uma cena bem complexa. O cara tinha modelado um predio inteiro, com jardim na frente tudo mais, etc. Aí um cara veio e comentou q ele deve ter usado "proxy" pq senão a cena ficaria muito pesada e não ia ter memoria q aguentasse tudo isso! alguém poderia me explicar como funciona isso e ajudar o newbie aqui? abraços Daniel
Oi Daniel, tudo bem? Proxy é usado para definir um objeto de exemplo, um objeto mais leve na quantidade de polígonos que depois será trocado pelo objeto real na hora de renderizar. Mas passou a ser usado para definir tudo que é mais leve, independente de ser também uma referência ou não, entende? É mais ou menos o seguinte, clasicamente, você vai fazer uma simulação de tecido por exemplo, em vez de usar o personagem super detalhado para calcular com a interação do tecido, você usa um personagem simplificado, com muito menos polígonos, apenas para efetuar esse cálculo. Este objeto com menos polígonos para o cálculo que é o Proxy. Mas também é Proxy quando tem um objeto super detalhado na sua cena e fica difícil de trabalhar, então, pode ter este objeto num outro arquivo e usar o X-Ref para colocar um objeto menos detalhado na sua cena, fazendo referência ao objeto do outro arquivo, quando for renderizar usará o objeto detalhado. E nos renderizadores mais robustos, como deve ser o que você deseja saber, você pode transformar um objeto num tipo de objeto próprio do renderizador, o que deixa ele muito mais leve na hora de renderizar, permitindo usar milhares de objetos iguais na cena sem pesar muito no tempo de render e no gasto de memória. O V-Ray e o Mental Ray são dois renderizadores que oferecem este recurso, no caso do V-Ray você tem o V-Ray Proxy no menu Creat > Geometry e tem as opções de conversão no menu do botão direito do mouse (Quad Menu). No caso do Mental Ray, você pode usar diretamente com os recursos do programa no Hair And Fur, que transforma a grama em geometria do Mental Ray. E pode usar com qualquer objeto instalando o plugin que tem disponível aqui na Três D1, está na seção de Shaders para o Mental Ray, é o Is MI Object. Abraços
Olá Daniel! Consegui usar só agora esse recurso no vray. É bem lôko poder usar e abusar da quantidade de polígonos na cena. Achei interessante também esse recurso que o MR oferece. O de poder mudar o tipo de objeto próprio do render. Fiz um telhado completo com telhas modeladas e tive dificuldade com os míseros 512mb de ram do meu micro reserva. Tive que dividir a coberta em umas 12 partes (proxyes) e para juntar é complicado pois elas não se apresentam no modo shade e não é possível editá-las na geometria apenas nas texturas. Com um micro "vitaminado" acho que daria para dividir menos e criar proxyes de pedaços maiores. Mas mesmo assi mvale a pena. abrs!
"eduardoqf" disse: Tive que dividir a coberta em umas 12 partes (proxyes) e para juntar é complicado pois elas não se apresentam no modo shade e não é possível editá-las na geometria apenas nas texturas
Olha normalmente quando vc importa um proxy do vray, ele já vem pra cena no mesmo lugar de onde ele saiu. Mas pra isso não acontecer, na janela de conversão ele tem uma opção pra substituir automaticamente. E quanto a ter que fazer em pedaços, eu não entendi o pq, eu faço normalmente isso, pego todos os objetos que desejo e mando converter direto, vai tranquilo.
opa e ae galera obrigado pela ajuda eu entendi a função do proxy, porém não captei como usá-lo. o material X-ref or exemplo, eu entendi, vc escolhe o arquivo e depois o objeto q tem a textura desejada e aplica no objeto na cena atual para ficar mais leve, certo? qto ao mental ray, eu cheguei a instalar o plugin, crio o mr Shader, porém no modify qdo vou escolher o shader a janela de materiais abre e sou impossiblitado de selecionar o shader q eu quero, pois o max só me permite selecionar materiais. o q estou fazendo de errado? abraços
Oi Daniel, tudo bem? Compor Shader no MR depende de já ter uma boa experiência no Render. O Is MI Object é um Shader de geometria, tem que ser aplicado no Cage gerado pelo plug-in que vem junto com o Shader, esse plugin adiciona a função de Geometry Shader do Mental Ray no 3ds max. Ele aparece no menu Creat > Geometry. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 533

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.