duvida no tutorial photometrics

Por: alnxp  

Em: 29/11/2006 01:50

olá pessoal... estava estudando o tutorial daqui, aquele sobre photometrics ligths, então surgio uma dúvida; - lá diz q se for trabalhar com essas luzes mas com o objetivo apenas artisticamente sem se preucupar com a escala real, pode-se ajustar as intensidades como quiser. mas então, se for assim, não iria fazer diferença a iluminação em uma sala de por exemplo 1 km (a distribuição dos photos, etc)? mesmo q ela iluminase bem, de forma agradavel, usando gi e etc, os resultados seriam iguais em questão de artistica? ---- [quote:f6ad5dab90]Fica complicado para uma pessoa com poucos anos de programa trabalhar em escala real, porque o valor padrão de todos os parâmetros do 3ds max não mudam junto com a escala, e muitos destes valores dependem do tamanho da cena para ficar correto, assim, quando você está trabalhando em escala real, aparecem problemas que não apareceriam na escala padrão do programa, sendo necessário configurar diversos parâmetros para adequá-los a escala real e resolver os problemas, com pouca experiência no 3ds max, complica bastante a vida da pessoa, por não saber o que precisa modificar para resolver. [/quote:f6ad5dab90] uma outra duvida q eu tenho, na verdade uma curiosidade q eu queria saber qual parametro seria necessario altera? alguem pode citar alguns exemplos?
Oi Alnxp, tudo bem? Se uma sala mede 1 e a luz que ilumina ela também tem 1 unidade de intensidade, quando aumentar a sala 10 vezes e a intensidade da luz 10 vezes o resultado final será o mesmo. Mas a configuração de GI e Photons é outra coisa, você terá que ajustar os parâmetros de forma completamente diferente para chegar no mesmo resultado, pode ser que tenha que diminuir alguns e aumentar outros, depende de cada render, depende da situação. Sobre a questão de trabalhar em unidade real, acontecem muitos problema até a pessoa não ter a devida experiência com os detalhes e as reentrâncias do Max. Um exemplo clássico é o erro na sombra, a sombra aparecendo distante dos objetos, porque o Bias do Ray Trace ou da Shadow map está muito alto em relação a escala da cena. Outro exemplo clássico é o clipping da câmera, por padrão vem definido no Max com 1, que é super pequeno no mundo padrão do programa, mas em escala real será 1 metro, então, fica super grande e corta objetos quando se aproxima deles. Esse é super chato, porque trabalahr com o Clipping manual da câmera ligado é muito chato. Abraços
olá.. obrigado pela ajuda andré! esse ultimo, acho q já aconteceu comigu, realmente, muito chato, vc aproxima a camera e corta os objetos, mas enfim, o q eu qria mesmo era saber sobre essa questão de aumentar a intensidade sem precisar trabalhar em escala real, posso trabalhar normalmente se quiser atingir apenas resultados artistico, certo!? obrigado!
Oi Alnxp, tudo bem? Sim, pode trabalhar na boa com qualquer luz e qualquer recurso fora de escala, no tamanho padrão do mundo do Max, será inclusive muito mais fácil para você, não terá que alterar muitos parâmetros em quase todos os recursos do programa conforme for usando. Vamos supor que você trabalhe com design de produtos. Pode fazer uma embalagem no programa de CAD que usar, uma perfume, um sapato, seja o que for, depois, vai importar no Max, se chegar muito pequeno você aumenta, se chegar muito grande você diminui, basta usar o Scale. Depois ilumina, aplicar materiais e faz um render para ver, ajusta a iluminação e os materiais de acordo com a sua cena e pronto, obterá uma boa imagem. A maioria trabalha assim, quem faz tudo no Max sem importar de lugar nenhum também faz assim. Só que trabalha com maquete eletrônica que usa unidades reais. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 514

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.