Viewports e memória

Por: Julio Cesar  

Em: 05/12/2006 14:31

Olá pessoal tudo bem? Será que alguém poderia me dizer porque meu modelos não aparecem nas viewports no modo wireframe? Nos outros modos aparece normal. Seria um bug do Max? Estou usando o 3DS max 8e ouvi dizer que é cheio de bugs... Outra coisa, tenho um arquivo com 250M de tamanho e quando vou renderizar acusa falta de memória... Minha máquina tem um HD de 80G (com 50G livre) 1G de memória RAM e placa de video Direct3D 9.0 NVIDIA GeForce FX 5200 (250Mb)e processador de 2,8MHz pentium. É pouco? Desde já agradeço o apoio... Julio
Eu nunca ouvi falar de bugs no max8, mas em questão ao wireframe nâo esta aparecendo isso deve ser ou a direct x não instalada ou sei-la, pq seu pc é ótimo num tem que dar erro.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Pois é, agora eu achei... deu pau no direct X... lá nas opções de escolha do drive da placa voltei a usar a opção por software z buffer e a viewport voltou ao normal... quando volto a usar o drive da placa de video some tudo de novo... Ah e vc diz que minha maquina é otima mas ela não faz render em 15 min como certos caras aqui querem rsrs.. (Pra variar, como é duro trabalhar com quem não tem a mínima noção de computação gráfica...) Valeu
Se o seu render for mental ray, com certeza esse arquivo de 250Mb deve estar configurado errado nas setagens dos parametros de GI e FG, principalmente em seus radios. Caso não for isso, uma segunda idéia, provavelmente seria o displacement da cena, as subdivisões devem estar pesadas.
Oi gente, tudo bem? Veja só, a Viewport depende puramente da placa de vídeo, quanto melhor a placa de vídeo, melhor é o desempenho da Viewport. A GForce 5200 é antiga e fraca, não é uma placa ruim, eu tenho aqui no meu micro, que também é antigo e fraco. Mas para trabalhos realmente profissionais com muitos polígonos, ela vai colocar a língua pra fora. Tem então que conhecer bem do programa para usar os recursos que ele oferece e deixar a cena mais leve, como usar o Display As Box, usar XRef, entre outros recursos. Quanto a Bugs no Max 8, é verdade, mas basta baixar gratuitamente o SP3 e instalar no programa para ficar 100%. O Max 8 puro não é bom para trabalhar mesmo. Eu uso na boa aqui com SP3. Quanto ao tamanho do arquivo em relação a erro de configuração dos Radius do Mental Ray, não tem nada haver, pode configurar a cena com valores absurdos que não vai aumentar nem 1 KB no tamanho do arquivo. Se os valores estiverem errados, vai demorar o render e sair sem qualidade, mas não vai nunca aumentar o tamanho do arquivo. Quanto ao tamanho do arquivo e a configuração da máquina, realmente um arquivo de 250 MB de 3D não é para ser renderizado numa máquina caseira como essa. Poucas vezes nestes 10 anos de 3ds max eu tive arquivos tão grandes, isso é para ser trabalhado em Workstations, não em PCzinho. 1 GB de RAM é o mínimo aceitável para trabalhar com o 3ds max. Quem trabalha com arquivos muito grandes, com muita geometria e pesados para renderizar, tem que usar sistemas de 64 bits, que aceitam trocentos GB de RAM. Um computador como o descrito é ótimo para trabalhos convencionais e medianos, não serve para trabalhos profissionais pesados. Quanto ao tempo de render, é normal levar horas para renderizar, uma animação com GI é normal levar dias para renderizar. Se está trabalhando para uma pessoa que não tem essa noção, então, manda ele fazer a imagem com ilustrador no PhotoShop, com aerógrafo na mão, porque 3D é bem diferente. Para renderizar em tempo economicamente viável precisa de muitos computadores, um só é pouco por melhor que seja, mesmo que fosse uma SGI, para trabalhar é ótimo, mas para renderizar é pouco. Profissionalmente se usa diversos computadores bons em rede para agilizar o render. Abraços
Blz André obrigado pela explicação. Agora o pessoal aqui começou a ter uma noção do que é 3D. Achavam que me deram uma máquina muito "violenta" e qdo viram que vc falou que é fraquinho ficaram de queixo caído. Mas é assim mesmo, pra quem mexe com excell e outras coisas é difícil de entender, mas valeu... A propósito, onde posso fazer o download do arquivo para atualizar o Max 8? Obrigado e abraços... Julio
Blz André obrigado pela explicação. Agora o pessoal aqui começou a ter uma noção do que é 3D. Achavam que me deram uma máquina muito "violenta" e qdo viram que vc falou que é fraquinho ficaram de queixo caído. Mas é assim mesmo, pra quem mexe com excell e outras coisas é difícil de entender, mas valeu... A propósito, onde posso fazer o download do arquivo para atualizar o Max 8? Obrigado e abraços... Julio
Oi JC, tudo bem? Eu entendo, realmente acontece com quem não tem essa noção. E não é tão incomum assim não, na TV que eu fui trabalhar o pessoal também não tinha essa noção, é uma emissora pequena, do interior, tinham uma máquina muito boa e achavam que era tudo que precisava. Com dois Dual Xeon HT de 3.6 com 4 GB de RAM e um Dual Opteron também com 4 GB eu esperava dias para renderizar vinhetas de 30 segundos. Porque o certo era ter umas 20 máquinas dessa, ou 40 PCzinho Athlon64FX com 2 GB de RAM em cada. Se você colocar 10 máquinas como essa que falou, mas com 2 GB de RAM em cada uma e sem essa placa de vídeo, não precisa de placa de vídeo nas máquinas de render, você vai ver como melhora muito o tempo de render. Claro que é mais vantagem em animação, em imagem estática é menos vantagem, mesmo assim, ainda é muito melhor do que uma máquina só muito boa. Na máquina de trabalho, é bom ser um Dual, com dois processadores na mesma placa, se for um sistema de 32 bits, coloca 2 GB de RAM, poderia colocar 3GB e editar o boot.ini para o Windows reconhecer isso por aplicação. Se for um sistema de 64 bits, o mínimo é 4 GB de RAM, coloque o quanto o dinheiro deixar. :) Por fim, coloque a melhor placa de vídeo que puder comprar, é muito importante para o conforto no trabalho, mesmo com muitos polígonos a Viewport vai se comportar como se tivesse só uma esfera. As da linha Quadro FX 4000 da Nvidia são muito boas. Para trabalhar profissionalmente com 3D e com conforto, é muito importante investir em equipamento, o pessoal acha que o soft é caro, o equipamento adequado sai mais caro. Agora, é muito importante também que o artista saiba economizar o máximo possível nos recursos, em tudo, isso é uma lei em 3D, tem que economizar em tudo, não gastar nada além do necessário, para no final ter o render mais rápido possível com a melhor qualidade possível. Abraços
André eu não falei que os parametros dos FG e GI aumentam o tamanho do arquivo mais sim o tempo do render e quanto mais tempo de render a memoria do computador provavelmente irá esgortar. :-P Mas, por outro lado, o problema não parece estar na cena, mas sim na maquina mesmo,como você falou, pois se realmente for esse tamanho em arquivo, embora agente não viu e nem abrio esse este, concerteza é uma cena complexa e deve ser uma trabalhada em Workstations como foi citado. O que me pareçe, e que o jc_bahia deve ter baixado ou trouce de esse arquivo do seu trabalho ou de algum amigo, alguma coisa assim, pois se for como André disse, não estaria trabalhando com ele em casa (não que trabalhe), por isso mensionei sobre os parametros em GI e FG. Se fosse uma arquivo mais simples, mesmo com esse tamanho, mas estivese fazendo com uma máquina normal, o que agente deve ter pensado aqui no post, era possível que renderize, apenas teriamos que setar os valores corretos, caso contrário iria dar o erro de memória como aconteceu. Mas enfim, a questão não foi essa como percebi, mas se realmente esse trabalho é um desses, seguiria o caminho como foi dito, pois de errado com ele, acredito eu, não tem nada.
Olá André tudo bem? Novamente venho aagradecer os esclarecimentos e vamos continuar fazendo dentro do possível. Abraços Julio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 432

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.