Oi gente, tudo bem?
Veja só, a Viewport depende puramente da placa de vídeo, quanto melhor a placa de vídeo, melhor é o desempenho da Viewport.
A GForce 5200 é antiga e fraca, não é uma placa ruim, eu tenho aqui no meu micro, que também é antigo e fraco.
Mas para trabalhos realmente profissionais com muitos polígonos, ela vai colocar a língua pra fora.
Tem então que conhecer bem do programa para usar os recursos que ele oferece e deixar a cena mais leve, como usar o Display As Box, usar XRef, entre outros recursos.
Quanto a Bugs no Max 8, é verdade, mas basta baixar gratuitamente o SP3 e instalar no programa para ficar 100%.
O Max 8 puro não é bom para trabalhar mesmo.
Eu uso na boa aqui com SP3.
Quanto ao tamanho do arquivo em relação a erro de configuração dos Radius do Mental Ray, não tem nada haver, pode configurar a cena com valores absurdos que não vai aumentar nem 1 KB no tamanho do arquivo.
Se os valores estiverem errados, vai demorar o render e sair sem qualidade, mas não vai nunca aumentar o tamanho do arquivo.
Quanto ao tamanho do arquivo e a configuração da máquina, realmente um arquivo de 250 MB de 3D não é para ser renderizado numa máquina caseira como essa.
Poucas vezes nestes 10 anos de 3ds max eu tive arquivos tão grandes, isso é para ser trabalhado em Workstations, não em PCzinho.
1 GB de RAM é o mínimo aceitável para trabalhar com o 3ds max.
Quem trabalha com arquivos muito grandes, com muita geometria e pesados para renderizar, tem que usar sistemas de 64 bits, que aceitam trocentos GB de RAM.
Um computador como o descrito é ótimo para trabalhos convencionais e medianos, não serve para trabalhos profissionais pesados.
Quanto ao tempo de render, é normal levar horas para renderizar, uma animação com GI é normal levar dias para renderizar.
Se está trabalhando para uma pessoa que não tem essa noção, então, manda ele fazer a imagem com ilustrador no PhotoShop, com aerógrafo na mão, porque 3D é bem diferente.
Para renderizar em tempo economicamente viável precisa de muitos computadores, um só é pouco por melhor que seja, mesmo que fosse uma SGI, para trabalhar é ótimo, mas para renderizar é pouco.
Profissionalmente se usa diversos computadores bons em rede para agilizar o render.
Abraços