Efeito de Quebra

Por: SilvioSurf  

Em: 10/12/2006 16:15

Boa tarde a todos, gostaria de saber como posso fazer um efeito de um texto de vidro quebrando e os pedaços deste formar outro texto.... Obs: O efeito de quebrar eu fiz com o p-array como explicado na sessão de tutoriais da 3d1, e o material dos objetos tb, agora como fazer os pedaços formarem outro texto?
Hummmm, acho que vc teria que fazer tudo com o particle flow, ou então vc faz uma gambiarra. Vc tem o objeto que se quebra, e vc precisa do objeto que vai se formar apartir do quebrado. Bom anime o segundo objeto se quebrando e inverta a animação dele, depois sobrepõem os 2 no momento do "quebrado". Talvez o efeito fique melhor se vc juntar os dois na pós. Afinal os cacos não vão estar na mesma posição. Vc pode dar uma deslocada na câmera tb pra tirar a atênção dos cacos
Boa mesmo....vou tentar fazer isso, mais como eu faria com particle flow?....soh para fins de conhecimento e melhora desse efeito?...agradeço desde já...
Silvio Nunes
Editor de Vídeo, Motion Grapher e 3D Design
Bom com o particle flow ai o buraco é bem mais embaixo, ele é bem complicadinho, eu teria que fazer um tutorial pra te expliar ele. Se vc quiser aprender o PF vc vai ter que estudar ele a fundo, e infelizmente existe pouco material na net sobre ele, mas com o que tem da pra se virar bem e evoluir sozinho.
Oi Silvio, tudo bem: Realmente não dá para fazer com o PArray, porque não é um sistema Driven. Só com o Particle Flow poderá fazer isso, mas é bem chato mesmo, como o Tiago disse. Num caso como esse eu prefiro usar plug-ins como o Thinking Particles, porque apesar de ser um sistema de partículas muito mais complicado que o Particle Flow, faz esse tipo de quebra perfeitamente e com alta qualidade. No Particle Flow você terá que fazer os objetos de quebra, pode usar Scripts para fraturar o objeto em pedaços ou então terá que escrever um Script dentro do PFlow. Porque ele não quebra os objetos sozinho, eu acho que é a maior deficiência dele. Se tiver que quebrar muito o objeto, é ruim usar Script para fraturar e também é ruim criar os pedaços "na mão". Com o Thinking Particles você poderia transformar o objeto até me poeira de tão pequenos que seriam os pedaços. Mas é um plug-in difícil de aprender. Supondo-se que você tenha os pedaços do objeto para emitir, tem que aplicar um Find Target para definir onde esses pedaços tem que ir, assim, poderá levar os pedaços de um objeto para o outro. Os pedaços tem que ser pequenos para ficar bom, porque não vai parar no lugar certo, se forem grandes demais, vai perceber esse defeito. Com o TP os pedaços iriam parar no lugar certo e até mudar de forma para se adequar ao outro objeto. Não é difícil fazer com o PFlow, é chato, mas não fica tão bom quanto com o TP. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 481

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.