Oi Danilo, tudo bem?
Eu fico muito feliz em ajudar, quando iniciei com 3D não tinha internet, quando consegui minha primeira conexão eu sai feito louco atrás de tutoriais em português de 3D, fiquei muito decepcionado quando não encontrei praticamente nada.
Um ano depois disso eu estava colocando a primeira versão da 3D1 no ar.
E graças aos leitores, que de boca em boca fazem propaganda do site, hoje estamos aqui com 70 mil acessos por mês.
Eu agradeço muito por tudo isso e fico feliz que esse pessoal todo acompanha a gente.
Espero atender as espectativas dos leitores e melhorar o site cada vez mais.
Logo depois que terminar o Contest vamos fazer muitas melhorias no site, estou conversando com o Amon-Ra e o cara só tem idéias geniais.
Antes eu dava minhas idéias para ele, agora não, eu falo só o que eu gostaria e deixo ele ter as idéias, porque são fenomenais, muito melhores do que eu pensaria, já que não entendo nada de PHP e internet.
Sobre a questão dos materiais, é muito importante você observar o mundo de verdade, observar os materiais reais e tentar reproduzir esse comportamento em 3D.
Isso é um super exercício para deixar a pessoa boa na criação de materiais, que junto com as luzes é o principal fator de realismo na cena.
O bom disse é que vai pegar uma prática suficiente para conseguir reproduzir qualquer tipo de material no futuro apenas olhando para ele.
Dessa forma você poderá criar materiais realistas em qualquer render, basta saber o funcionamento dos parâmetros para reproduzir o que viu na realidade.
É diferente de conhecer os parâmetros do material mas não saber como determinado material se comporta na realidade, pois apesar de conhecer os parâmetros, não saberá como configurar para deixar real. Entende?
Então, não olhe os materiais pronto do Max, olhe um material real e tente fazer igual em 3D.
Abração