Oi Estrazulas, tudo bem?
Depende muito do que for fazer.
No meu ponto de vista tem dois tipos de 3D legal, o fotorealista e o cartoon.
O que fica no meio destes dois eu acho que é um resultado insatisfatório.
Com qualquer render você chega no fotorealismo, até com o Render padrão do Max sem Radiosity e sem Light Tracer.
Basta conhecer técnicas de iluminação para simular GI, o pessoal chama isso de Fakeosity.
Tem um cara muito bom aqui no fórum que faz imagens realistas no render padrão só usando Fake, é o Samuel, olha as imagens dele na Galeria.
Muitas vezes fazemos isso em produção de vídeo, porque pode ficar inviável renderizar com GI de verdade, as vezes a coisa é para ontem e não dá tempo de fazer um render com recursos modernos de iluminação.
Dominando bem Fakeosity, dá para fazer cenas lindas e com tempo de render super rápido.
Para fazer Cartoon também pode usar praticamente qualquer Render, pois mesmo os que não tem um recurso espefício para isso, se aceitarem usar os materiais e mapas padrões do Max, você pode criar o material Cartoon com os recursos do Max mesmo.
Mesmo que não tenha o contorno preto em volta dos objetos, também é cartoon e fica muito bonito, veja as imagens do Kleber3D aqui no site, é tudo no estilo Cartoon sem o contorno preto.
Agora, neste ponto tem um detalhe interessante. Neste caso é muito mais rápido renderizar com o Mental Ray do que com o Render padrão, porque o Mental Ray vai renderizar os materiais Cartoon do Max muito mais rápido do que o próprio render padrão dele.
Isso acontece com outras coisas também, como vidros por exemplo, o Mental Ray é muito mais rápido no RayTrace do que o render padrão.
Então, certamente seria muito mais rápido renderizar com o Mental Ray sem recursos modernos de iluminação, só com os recursos que teria no Render padrão.
Porque sem GI, o calculo da iluminação direta, RayTrace e materiais é muito mais rápido no Mental Ray do que no Render padrão.
Se usar Fakeosity no Mental Ray, sai muito mais rápido do que usar Fakeosity no render padrão.
Agora, o resultado que eu acho insatisfatório é quando não faz nem um e nem outro.
Não faz cartoon e não chega no fotorealismo, então, fica com cara de 3D do século passado, como eu fazia quando tinha o Max 1 e um Pentium 100.
Com sombras duras e escuras, sem rebatimento da luz, sem vida na cena, como era o 3D antigamente.
Em qualquer render fica assim quando a pessoa não domina o render e não domina Fakeosity.
Abraços