OI gente, tudo bem?
Primeiro eu queria saber sobre o comentário do Flávio, isso é muito importante.
É sério que você postou e hoje não apareceu mais?
O site trocou de máquina dentro do mesmo servidor para ver se acabava com o problema de emails, pode ser que isso tenha perdido as últimas mensagens.
Mas eu queria pedir para ficar atento a isso, se voltar a acontecer, por favor, me manda um email avisando.
Agradeço muito!!
Sobre o problema no Mental Ray, eu acho que tem que tomar muito cuidado para usar a palavra Bug, eu tento evitar ao máximo.
Eu vivia falando que o Hair and Fur do Max 8 tinha bug porque dava problema com colisões, depois fui perceber que era eu que não sabia usar o recurso, quando aprendi, parou de dar problema com colisão.
Com certeza absoluta isso não é bug, porque se fosse teria acontecido muitas vezes comigo, já que uso o Mental Ray fartamente desde o Max 6.
Mas isso só aconteceu comigo algumas vezes, no começo quando estava aprendendo e configurava errado o Render, também voltou a acontecer recentemente quando fui renderizar uma árvore de natal muito pesada, isso faz exatamente um ano, foi a última vez que aconteceu este problema comigo.
A máquina não tinha condições de renderizar confortavelmente a cena por ser muito pesada, eu ajustei as configurações do traçamento da cena no BSP e ajustei os recursos do render para aceitar renderizar sem ter que deletar nada na cena.
Com certeza absoluta é problema de memória, ou a configuração do render está muito pesada, ou tem muita geometria, ou tem texturas muito gigantes, ou tem materiais muito complexos, tem um monte de problema que pode gerar isso, em todos eles tem solução.
Por teste, habilite o Conserve Memory na ficha Processing e tenta renderizar, vai demorar bem mais, mas pode ser que renderize sem dar o erro, será uma grande prova que o problema não é do Mental Ray.
O Mental Ray do Max 8 é o 3.4 e do Max 9 é o 3.5, portanto, é normal que se compotem de forma diferente na mesma cena, isso não quer dizer que a configuração do render não está errada.
Eu sou capaz de apostar que todas as milhares de vezes que teve essa mensagem de erro, era problema na configuração do Mental Ray, da cena, dos materiais ou das luzes.
Abraços