Scatter

Por: Gybas  

Em: 22/12/2006 16:09

Olá! Sou iniciante em 3d e gostaria de saber como fazer gotas suadas em uma garrafa com o Scatter. Já tentei algo, mas as gotas ficam distorcidas e em lugares errados, tipo, dentro da garrafa. Vlw ae!
Oi Gybas, tudo bem? Há poucas semanas atrás eu postei uma notícia sobre um tutorial explicando como modelar isso, se você procurar na seção Notícias do site, vai encontrar com certeza. Deve estar umas 3 ou 4 páginas para trás. Mas não é difícil, é com o Scatter mesmo, precisa deixar o Pivot no meio das esferas, depois distribui com o Scatter, precisa ter boa resolução no objeto de distribuição, pode até apagar ele depois, mas para distribuir precisa ter uma malha mais densa. Não tem problema das gotas entrarem dentro do vidro da garrafa, metade delas vai ficar para dentro mesmo. Mas se a foto for muito próxima, então, pode usar o Boolean para tentar subtrair o vidro das gotas, assim, não vão mais entrar no vidro. Mas o o Boolean é muito difícil de dar certo numa situação como essa, precisa do plugin Power Boolean ou o Max 9, que vem com o plug-in embutido e se chama Boolean Pro. Abraços
Obrigada pela resposta André, mas essa notícia não é akela da garrafa da cerveja Tecate com um pedaço de limão e um salseiro? É justamente esse tutorial q eu estou seguindo, só q ele explica o Scatter muito superficialmente. Eu precisaria de um pouco mais detalhado! O Pivot da garrafa influi na distribuição das esferas? Como eu faço para melhorar a resolução da garrafa? Obrigado!
Olá Gybas, tudo bem? Abaixo segue o link do tutorial do Scatter, que explica todos os parâmetros dessa ferramenta: 3ds max básico - Compound Object Scatter http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14753
Sergio Feitosa
Oi Gybas, tudo bem? Era esse tutorial mesmo que eu estava falando, então é ele que você está seguindo. O Feitosa te passou o link do tutorial de Scatter que eu escrevi aqui para a 3D1, nele eu explico essa ferramenta detalhadamente, todos os recursos e macetes. O Pivot da garrafa não muda nada na distribuição, mas o pivot das esferas que serão as gotas, esse influencia sim, pois a distribuição é feita com base no Pivot de cada esfera. O ideal é que ele esteja no centro, como é o padrão do programa, normalmente não terá que modificar isso, a não ser que tenha mudado na hora de criar a esfera para a opção Base to Pivot. Para aumentar a resolução do objeto que vai distribuir, basta aplicar o Turbo Smooth ou o Mesh Smooth e colocar Interations = 1, no máximo 2. Normalmente você tira uma cópia do objeto que vai distribuir, então, tira uma cópia da garrafa e deixa apenas as faces onde deseja distribuir, por exemplo, não precisa ter as faces da parte de baixo, porque nem vai aparecer as gotas distribuidas ali e só vai pesar no projeto, entende? Não deve ter a parte interna da garrafa também, apenas a "casca" externa onde vai distribuir as esferas, depois você pode desligar e até apagar esse objeto de distribuição. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 430

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.