Olá MFazoli, tudo bem?
Não se preocupe com as perguntas básicas, porque o que é básico para um nem sempre é para o outro.
Sobre a questão de medidas, isso é complicado, porque o ideal para quem está começando é trabalhar com as medidas padrões do MAX. Quando se trabalha em medidas reais (metros, centímetros), a dor de cabeça é grande, porque muitas configurações deveram ser alteradas, e até descobrir quais são, leva-se muito tempo. Deixe para trabalhar com medidas reais apenas em projetos arquitetônicos e mesmo assim, somente quando tiver mais experiência no MAX. Se você começar a ler as mensagens antigas aqui do fórum, irá perceber que uma boa parte delas se refere a dificuldade encontradas pelos leitores ao trabalhar com medidas reais.
Sobre a questão do personagem. Se ele for bem mapeado, não terá problemas sobre o encaixe da textura, desde que ela seja colocada corretamente no personagem, dentro do 3D Game Studio.
Para preparar o personagem para o jogo, existem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração, como por exemplo, a animação dos seus movimentos que serão utilizadas dentro do jogo. Abaixo segue um tópico onde eu explico detalhamente os passos para criação e preparação do personagem para inclusão em um jogo:
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17038
Para levar o seu personagem para a engine, você poderá utilizar um plugin concedido gratuitamente pela Conitec (empresa desenvolvedora do 3D Game Studio) que irá gerar o MDL, porém algumas vezes ele não trabalha muito bem.
Eu prefiro trabalhar assim:
- Crio o personagem no 3Ds MAX
- Crio o mapeamento e gero uma imagem com esse mapeamento
- Texturizo esse mapeamento no Photoshop
- Aplico essa textura mapeada no Personagem
- Utilizo o software Deep Exploration (da Right Hemisphere) para gerar a sequência de arquivos 3DS com os movimentos do personagem. Eu gero esses arquivos porque o MED do 3D Game Studio não reconhece a animação dentro de apenas um arquivo 3DS.
- Utilizo o MED para importar esta sequência de arquivos 3DS
- No MED eu ajusto os nomes dos frames como explicado no link acima
- No MED eu adiciono a textura mapeada no personagem
- No MED eu salvo o arquivo do personagem totalmente configurado com o formato MDL
- No WED eu importo o cenário e o personagem, ajustando o tamanho do personagem de acordo com o cenário.
Isso dá muito trabalho, mas sempre funcionou, ao contrário de utilizar o plugin que as vezes não funciona, pelo menos comigo.
Espero ter ajudado!