Como Saber Que Tamanho Um Personagem Deve Ter ?

Por: MFazoli  

Em: 02/01/2007 15:18

Como Saber Que Tamanho Um Personagem Deve Ter, Se Modelado No 3d Max, Para Ser Usado No 3d Game Studio? Seria Por Volta de Dez CentÍmetros ? e Dai Calcular A ProporÇÃo do CenÁrio ? (levando Em ConsideraÇÃo, É Claro, O PadrÃo de Medida Que Para Nos Brasileiros É Convencional) Como Empresas Conceituadas Costumam Trabalhar, Com As Escalas e Medidas de Seus Personagens ?
Olá MFazoli, tudo bem? Você não precisa se preocupar com o tamanho do personagem, porque no 3D Game Studio você poderá ajustar o tamanho facilmente. Porque o tamanho do seu personagem no 3D Game Studio irá depender do tamanho do cenário.
Sergio Feitosa
Obrigado Feitosa, vou fazer uns testes... Estou iniciando, por isso desculpem pelas dúvidas básicas. Fiz um curso mas nada voltado à games. Eu e um amigo que é programador e começou no game estúdio agora, estamos ralando muito para aprender. Mandei uns personagens para ele e a constatação foi de que ao reduzir o personagem a textura sofreu problemas. Aliás mandei os arquivos em 3ds. , como faço para exportar ou salvar no max já em mdl. ? Outra pergunta é a seguinte, no curso que fiz, aqui em São Paulo, indicaram que em todos os trabalhos fossem usadas medidas reais, pensando em centimetros e metros. Tudo bem até aí mudei o sistema de medidas do MAX, só que todos os tutoriais para criação de personagens indicam a medida padrão do max (ex. Comece criando um plane 80 x 60 ) - Isso me deixou muito confuso, por que sempre tento fazer algo pensando em metros. Gostaria de adotar um sistema padrão. Isso é indicado ? Desculpe abusar da paciência de vocês....mas agradeço muito por compartilharem tal conhecimeto e ajudarem essa área a crescer cada vez mais nesse país. VALEU , gente !!!
Olá MFazoli, tudo bem? Não se preocupe com as perguntas básicas, porque o que é básico para um nem sempre é para o outro. Sobre a questão de medidas, isso é complicado, porque o ideal para quem está começando é trabalhar com as medidas padrões do MAX. Quando se trabalha em medidas reais (metros, centímetros), a dor de cabeça é grande, porque muitas configurações deveram ser alteradas, e até descobrir quais são, leva-se muito tempo. Deixe para trabalhar com medidas reais apenas em projetos arquitetônicos e mesmo assim, somente quando tiver mais experiência no MAX. Se você começar a ler as mensagens antigas aqui do fórum, irá perceber que uma boa parte delas se refere a dificuldade encontradas pelos leitores ao trabalhar com medidas reais. Sobre a questão do personagem. Se ele for bem mapeado, não terá problemas sobre o encaixe da textura, desde que ela seja colocada corretamente no personagem, dentro do 3D Game Studio. Para preparar o personagem para o jogo, existem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração, como por exemplo, a animação dos seus movimentos que serão utilizadas dentro do jogo. Abaixo segue um tópico onde eu explico detalhamente os passos para criação e preparação do personagem para inclusão em um jogo: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17038 Para levar o seu personagem para a engine, você poderá utilizar um plugin concedido gratuitamente pela Conitec (empresa desenvolvedora do 3D Game Studio) que irá gerar o MDL, porém algumas vezes ele não trabalha muito bem. Eu prefiro trabalhar assim: - Crio o personagem no 3Ds MAX - Crio o mapeamento e gero uma imagem com esse mapeamento - Texturizo esse mapeamento no Photoshop - Aplico essa textura mapeada no Personagem - Utilizo o software Deep Exploration (da Right Hemisphere) para gerar a sequência de arquivos 3DS com os movimentos do personagem. Eu gero esses arquivos porque o MED do 3D Game Studio não reconhece a animação dentro de apenas um arquivo 3DS. - Utilizo o MED para importar esta sequência de arquivos 3DS - No MED eu ajusto os nomes dos frames como explicado no link acima - No MED eu adiciono a textura mapeada no personagem - No MED eu salvo o arquivo do personagem totalmente configurado com o formato MDL - No WED eu importo o cenário e o personagem, ajustando o tamanho do personagem de acordo com o cenário. Isso dá muito trabalho, mas sempre funcionou, ao contrário de utilizar o plugin que as vezes não funciona, pelo menos comigo. Espero ter ajudado!
Sergio Feitosa
Eu vejo muito essa pergunta sobre o tamanho e escala dos objetos. Particularmente eu acho mais fácil usar a escala em metros com 1 unidade = 1 metro e medir tudo no tamanho real. Em primeiro lugar porque toda a referência que eu tenho está em metros (medida dos objetos, cenários, etc) e no engine pro qual eu desenvolvo o conteúdo pronto dentro dele está todo em metros também. Sendo assim, elimina o trabalho de ficar convertendo escalas. Mas eu sei que essa questão é bem confusa mesmo porque eu vivo recebendo modelos do pessoal em escalas diferentes e tenho que redimensionar pra ficar no tamanho certo dentro do jogo. Quanto a outras finalidades eu já não entendo muito qual escala tem que usar, pois existem detalhes de proporções da configuração de valores das propriedades do render que se usa por exemplo. Sei que o Max não é um CAD, mas quando preciso modelar pra um simulador as coisas precisam ter as dimensões certas e serem proporcionais, inclusive as texturas, pra que a gente tenha um resultado mais próximo do real. Então na minha opinião eu penso que seria legal se as coisas funcionassem na escala 1:1 .
Muito Obrigado Amigos, As Respostas de VocÊs Trouxeram Alguma Luz Ao Meu Trabalho. JÁ Sei Por Onde ComeÇar, Para Resolver O Problema. Valeu Mesmo, Gente...espero Participar Mais Vezes Desse Forum. Um Grande AbraÇo À Todos !!!
Olá pessoal, tudo bem? Sobre a questão de usar medidas reais para jogos, deve-se tomar cuidado com a Engine que esteja utilizando, porque a maioria é americana, e a sua medida real deverá ser Polegadas e não em Metros. Com isso, é necessário verificar qual a unidade de medida padrão da Engine, para conseguir trabalhar na relação 1:1.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716946.

Total de membros registrados: 142999

Últimos membros registrados: timon, Vanotium46, AltRxGLP-1435, HorsewoodReviews, LeviaPatch345, mattleao10, TruvoraCBD, Eugenio Quinonez.

Usuário(s) on-line na última hora: 475

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.