Problema com extrusão/chanfro Cad/Max

Por: 13design  

Em: 04/01/2007 11:41

Olá Pessoal, Estou com um probleminha que surgiu de repente, hehe. Aparentemente já fiz a mesma coisa antes, só que agora surgiu um erro. O que acontece. Exportei para o Max uma forma simples feita no AutoCad, fiz a extrusão deste objeto, mas ao converter em EDITABLE POLY, o objeto faz 2 cortes que danificam o resultado que desejo que é fazer um chanfro. Estou mandando a imagem para explicar melhor o que acontece. Se alguém puder me ajudar nisso, fico agradecido! Um abraço e Feliz 2007 para todos vocês! Jonas
olha.. eu não sou bom em modelagem, mas no seu caso, eu desenharia com spline esta peça chapada ( usando a ferramenta circular de spline) ai faria um attach e depois disso faria o extrude. Quando faz do zero do max, não da este pau. utilize o desenho importado de cad como modelo, e modele ai desde o zero pelo max. eu faria assim, mas deve ter outyras maneiras! Um abraço!
www.viartualisar.com.br Realidade aumentada 3d fotorrealista
Obrigado Daniel! A questão é que por vezes eu faço importação de objetos mais complexos e seria trabalho dobrado refazer no max, entende? Vou fazer do zero no max neste caso, mas vamos ver se mais alguém consegue identificar o problema para situações mais complexas que eu tenha que enfrentar. Obrigado e Feliz 2007! Abraço.
Fala Jonas, bom, essa dica pode ser útil a você, reproduzi o seu modelo no Cad, prá facilitar a explicação, (até parece que eu tô atôa, é que os micros estão lotados de render’s hehe). 1º- Modifica a vista do desenho prá SWIsometric, no menu tools, vá em Workspaces e mude o ambiente de trabalho de AutoCAD Classic para 3D Modeling. 2º - Nas opções do menu que aparece, clica no ícone Presspull, e leva o cursor até a parte interna do teu desenho, você vai observar que a área selecionada ficará pontilhada, clica dentro e movimenta o cursos para cima, você notará o deslocamento, então você determina a altura que o desenho exige, e digita o valor no teclado, pressione Enter. 3º - Eu dei um hidden só prá ver o resultado. 4º - Exporte o arquivo como *.dwg 5º - No 3D Max, importe o desenho, selecionando a extensão AutoCAD Drawing (*.dwg, *.dxf) 6º - Na janela que abre, mude o valor de Surface deviation for 3D solids, observe na imagem a diverença da alteração dos valores (valores altos deixam o desenho em curvas facetado) 7º - Bom proveito...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
OI 13design, tudo bem? É um prazer te conhecer, é legal quando o pessoal coloca a foto, porque assim parece até que você conhece a pessoa pessoalmente, pelo menos, sabe como é o rosto dela. :) Sobre a sua dúvida, o Salomão deu uma ótima dica e explicou bem detalhadamente como fazer, eu também acho melhor criar direto o 3D no AutoCAD em muitas situações, uma delas é essa questão de peças com chanfros e fillets. Mas para resolver o seu problema é simples, o que aconteceu foi uma coincidência chata, o primeiro vértice dos círculos que formam o Torus ficaram bem na borda dos círculos internos. Se você pegar no Max, entrar no sub-object Spline, selecionar os dos círculos maiores e girar um pouco para a esquerda, essa junção da malha vai ficar em outra posição e não dará mais problema. Outra forma é entrar no sub-object Vertex, selecionar um vértice longe dos círculos menores e clicar no botão Make First, para transformar esse vértice no primeiro da linha. Mas se eu fosse você, faria o 3D da peça no AutoCAD, porque poderá chanfrar e filletar muito mais facilmente, com precisão absoluta e muito mais rápidamente que fazer no Max. Abraços
Olá Salomão e André! Fiquei uns dias ausentes e agora que voltei aqui vi suas respostas. Então deixa eu agradecer na ordem: Salomão, Puxa vida, fico imensamente grato pela sua atenção e empenho em me explicar e orientar a fazer esta etapa no CAD. Espero que tenha terminado seu render e tenha tido sucesso com ele. Muito obrigado e um ótimo ano pra você. André, Agora vc pode ver quem sou eu pela foto, né? hehehe. Eu sou Jonas, o cara de Curitiba que fez curso na Impacta em SP, lembra? Eu conheci o curso da Impacta através do site 3D1. Muito obrigado pela sua dica. Com os comentários seus e do Salomão minha dúvida foi sanada. Um ótimo 2007 pra você. Jonas.
Oi 13design, tudo bem? Então é você o cara daquele email. Agora não tem mais como esquecer, porque um apelido é complicado, mas um rosto, não tem como esquecer. É um prazer te conhecer, aquele email ajudou muito na minha moral com a Impacta, obrigado. Um ótimo 2007 para você também e espero que continue acompanhando a gente aqui. Gostaria de te dar mais uma dica, se você trabalha muito com modelagem de peças assim e já conhece um pouco do AutoCAD, pense em migrar para o Rhinoceros 3D, lá você poderá modelar essas peças com precisão e muita facilidade, inclusive abrindo o projeto DWG do AutoCAD. Depois poderá exportar para o Max numa boa. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 339

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.