OI Flávio, tudo bem?
Então você fez muito bem, quem frequenta o fórum há tempos já sabe o que eu falo sempre aqui, é melhor começar por modelagem, que é a parte mais fácil, e só depois passar para texturização, criação de materiais e mapeamento.
Porque é muito mais gostoso texturizar, mapear e criar materiais realistas para um modelo que você modelou, do que para um modelo que pegou na net feito por outra pessoa.
Já iluminação, é uma parte mais complicada, em teoria vem junto com iluminação, porque os materiais dependem das luzes e as luzes dos materiais.
Mas iluminação é uma coisa mais chata, depende de mais técnica e tempo de estudo, porque você só vê o resultado depois que renderiza.
O dia que for em tempo real nas Viewports, vai ajudar muito nessa questão.
Aqui no site tem vários tutoriais sobre luzes, sombras e efeitos avançados de iluminação, mas eu acho que você deveria perder um tempo bom agora só estudando materiais, mapas procedurais, composição de materiais, texturização e mapeamento.
Porque fica melhor um modelo simples com poucos detalhes, mas bem texturizado, do que um modelo complexo, super detalhado e mau texturizado.
Um bom exemplo são os games, onde os modelos são mais simples, mas a texturização é maravilhosa.
Uma texturização boa depende de vários fatores, depende principalmente de um ótimo mapeamento, as vezes é bem trabalhoso e chato fazer um bom mapeamento, mas vale muito a pena.
Nesta parte você precisa estudar o UVW Map e o UnWrap UVW, estude primeiro o UVW map.
Saber pintar e compor no PhotoShop é muito importante para criar texturas realistas e ajustar as texturas conforme a sua necessidade.
Conhecer todos os recursos do Material Editor e todos os mapas disponíveis no Material/Map Browser, é muito importante para criar materiais reais.
Você pode ler sobre tudo isso nos tutoriais do site.
Agora, para criar materiais reais, é preciso observar muito o mundo real, como os materiais são no mundo real, porque só assim vai poder aplicar os recursos que aprendeu no Max para reproduzir o efeito destes materiais reais.
Esses são os passos para chegar numa imagem realista, depois, falta conhecer iluminação e render.
Abraços