Falha na textura em objeto criado com NURBS

Por: sanderpalma  

Em: 11/01/2007 15:14

Olá pessoal, Estou iniciando a prática da modelagem com NURBS. Sei muito pouco, mas estou praticando para pegar o jeito das ferramentas. Meu problema é que, quase sempre que crio algum objeto, o render apresenta uma falha em algum ponto da superfície do objeto (conforme imagem) O que estaria causando isso? Como posso resolver? Se alguém puder ajudar, eu agradeço profundamente, pois tutoriais em NURBS, são difíceis de se encontrar, geralemte é necessário o power nurbs e eu ainda não o tenho. Abraço, Sander
Oi Sander, tudo bem? Se você ainda não conhece nenhum sistema de modelagem no Max e está começando com Nurbs, não é uma boa idéia. Porque o sistema de Nurbs do Max é fraco e limitado, assim como o sistema de modelagem Patch, pois o Max foi feito para trabalhar com polígonos. Os sistemas de modelagem poligonal do Max são maravilhosos e é o ponto forte do programa nessa área. Tudo no programa foi feito para polígonos, poucas ferramentas são para Nurbs e Patch. Portanto, o melhor sistema de modelagem no 3ds max é Poly/Mesh. Agora, se já conhece bem o sistema de modelagem poligonal e está querendo aprender o sistema Nurbs, então, você está no caminho certo, porque apesar de fraco, pode ajudar muito em várias situações, assim como Patch, mas são sistemas secundários. Respondendo a sua dúvida, na imagem não dá para perceber se o erro é da textura ou do modelo, porque o fundo está preto e a textura parece ser preta e branca. Assim fica difícil de ver, troque o fundo para cinza, vai facilitar bem. Mas se aplicou um mapa Checker preto e branco no friso da grade e ficou todo distorcido, como mostra na imagem, é porque falta mapeamento. Tem que aplicar UVW Map ou UnWrap UVW para mapear a superfície onde vai aplicar a textura, isso serve para qualquer tipo de modelo, todos precisam ser mapeados para a textura ficar correta. Abraços
Olá André, td bom! Pra falar a verdade eu estava tentando aprender a mexer com NURBS porque estava com dificuldades na parte de modelagem, mas depois de ver muitos tutoriais baseados em estruturas de carros, parece que começou a melhorar um pouco. Naquela imagem que eu mandei o problema devia ser estar com erro de mapeamento mesmo, porque eu não tinha aplicada nada além de textura branca nele. Infelizmente o fundo não ajudou para fazer a distinção. Eu dei uma parada nos estudos de NURBS e ontem voltei aos polígonos...agora acho que agora vai. Muito obrigado pelas dicas... Segue uma imagem do que estou começando a contruir...se ficar bom eu manda para o 3d1. Valeu!
Oi Sander, tudo bem? Fico feliz de ver que está progredindo no seu projeto. Nurbs é muito bom, mas não no Max. No Max a melhor forma de modelar é com polígonos, e se for animar então, tem que ser com polígonos, porque quase tudo em animação foi feito para polígonos. Na verdade o Max foi feito para polígonos, o sitema Nurbs não existia na primeira versão, só foi adicionado na versão 2.5, inclusive, essa foi a única novidade da versão 2 para a 2.5. Se você quiser aprender a modelar em Nurbs depois, pega o Demo do programa Rhinoceros 3D no site da McNeel, o endereço é www.rhino3d.com Esse programa é maravilhoso para modelar em Nurbs, depois, você pode exportar para o Max como polígonos ou até mesmo em Nurbs, se tiver o plug-in Power Translator da NPower. Mas se usa o Max, é muito importante aprender a modelar com polígonos, porque vai permitir que modele qualquer coisa. Nurbs é melhor para projetos técnicos, coisas manufaturadas, modelar um personagem em Nurbs é uma paulada na cara. Em polígonos você modela qualquer coisa, só que no caso de projetos técnicos e objetos manufaturados, será uma modelagem artística, respeitando proporções e tal. Se fosse em Nurbs, poderia ser absolutamente precisa, mas num programa como o Rhino. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 779

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.