Oi gente, tudo bem?
Eu acho que quanto menos a pessoa usar plug-ins, mais ela conhece de Max, mais rápido desenvolve o projeto e menos problemas encontra.
Porque o principal fator que gera problemas no Max é a instalação de plug-ins.
Quem usa o Max puro, raramente tem problemas com o programa, a não ser que não saiba usar o programa, mas quem sabe, raramente relata algum problema.
O que eu mais gosto de fazer em animação 3D é justamente pensar nas soluções para resolver a animação, acho que por isso larguei arquitetura, não iria conseguir passar a vida fazendo a mesma coisa, em animação você tem que parar para pensar em todo projeto que for fazer, pois cada um tem um desafio completamente diferente.
Quanto a idéia de competição sobre plug-ins, você mesmo pode abrir um Speed Challenger aqui no fórum, ou pode dar a idéia para o Feitosa e o Edson, que organizam a maioria dos Speeds.
Qualquer leitor pode abrir um Speed Challenger. Vai ser bem legal ver as soluções do pessoal.
O Caio Lamas fez um teste lá no Grupo de Estudo de Mental Ray onde ele criou o efeito volumétrico igual ao After Burn em fumaça sem usar nenhum plug-in.
Abraços