Oi gente, tudo bem?
O mais legal do fórum é quando aparecem dúvidas interessantes que fazem a gente pensar.
Essa semana mesmo eu estava comentando com o Feitosa pelo email sobre isso.
Como respondo muitas perguntas, as vezes fica difícil parar para pensar numa solução e acabamos indicando plug-ins, que já temos de cabeça e sabemos que vai fazer.
Mas se parar para pensar, sempre tem uma solução.
A idéia do Spiegel não é tosca não, é ótima, logo que vi a pergunta, lembrei quando disse para um leitor que não tinha como fazer bem feito sem o plug-in Lightining.
E na hora me bateu a idéia de fazer com um Plane e mapa de opacidade, que nem tinha me passado pela cabeça quando respondi essa mesma pergunta há alguns anos atrás, mesmo sabendo usar Planes com mapa de opacidade, que é super básico.
Então, as vezes dá branco mesmo. :) :)
Fazer o desenho do relâmpago no PhotoShop é super fácil, rápido e básico também, acho que todo mundo sabe.
É só aplicar um Gradient da esquerda para a direta, criar um novo Layer e aplicar um Clouds, colocar esse Layer em Difference, dar Merge e ajustar o Levels, depois é só inverter e dar um Colorize com o HUE se quiser deixar levemente azulado.
Mas para animar no Max, em vez de fazer o Plane aparecer e sumir rapidamente, que vai ficar feio, use um Modify Slice e anime ele descendo, para fazer o raio ir aparecendo.
Use outro Slice em cima e anime decendo também, alguns Frames depois do primeiro, para fazer o final do raio desaparecendo.
É coisa de poucos frames, 6 ou 7 frames.
Coloca uma luz Omni e anima ela acendendo bem na hora que o relâmpago aparece. Fica legal, achei que ficou melhor do que o plug-in Lightining.
Porque o Lightning gera o relâmpago com Mesh e depende de Glow para fazero brilho, não tem a mesma resolução e detalhamento.
No Mental Ray poderia até fazer esse relâmpago emitir luz de verdade, usando o Shader Glow com o mesmo mapa usado na opacidade.
Eu fiz um teste rápido aqui exatamente como descrevi acima e vou colocar para vocês verem.
É bem simples, um Plane com Noise no piso, 3 Box sobre ele, uma câmera, uma leve luz azulada para iluminar levemente a cena na escuridão.
No fundo os Planes com os relâmpagos desenhados no Photoshop, na frente de cada um tem uma luz Omni que é animada junto com o aparecimento do Plane.
[video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/relampago.avi,320,290]
Abraços