Raios sem o uso de plugins

Por: kauelima  

Em: 20/01/2007 20:50

Bom eu preciso fazer uma cena que tem um raio e resto da cena é fácil de fazer só que me compliquei na hora de fazer o raio. Dei uma procurada na busca e nao achei nenhum tópico sobre como fazer isso sem plugins ou com plugins gratuitos. o Renderer é o scanline. agradeço desde já pela ajuda.
Olah kauelima! Há um plugin para raios sim, aliás, ateh aki na 3d1 na seçaum plugins pagos...Lightening se naum me engano. Mas hah como fazer raios, de um modo mto vagaroso q eh com splines. Naum sei se vc vai animar ou naum, mas de um jeito ou de outro, eu faria assim...Dah pra fazer com mesh tb mas precisa de mta paciência. Pra animar entaum...lol Poste um still da cena, quem sabe naum fica mais fácil pra te ajudar. Sayonara
Ohayo!
a cena eh simples só um bg e um plano co texturas =P e sobre o plugin pago eu jah tinah visto. e sim eu queria fazer sem plugins e animado ou seja pelo jeito q vc falou daki uns 3 meses acabo =P mas como eu faria isso??? eh soh criar uma mesh no formato e ir animando??
Olá kauelima, tudo bem? Muitos leitores já perguntaram sobre essa dúvida, mas a maioria acabou ficando mesmo com o plugin Lightening. Sem o uso desse plugin, até semana passada, eu imaginava fazer de uma forma e esta semana fiz o teste e ficou um resultado no máximo agradável, nada muito bom. Era justamente através de Lines com o modificador Morpher para permitir a criação e animação de vários formatos de raios diferentes. Depois eu aplicava o efeito Lens Effects Glow do Vídeo Post sobre estas lines. Mas esta semana eu descobri um novo jeito de fazer, que fica muito bom. É com o Particle Flow. Não é nada simples de fazer, porém o resultado é bem satisfatório. Estou tentando entender bem este processo, para montar um tutorial sobre como criar Relâmpagos, já que muitos leitores sempre perguntam como fazê-los. Assim que estiver pronto estarei postando aqui na 3D1.
Sergio Feitosa
ok muito obrigado feitosa =D por enquanto eu acho que vou por uns efeitos de luz simulando apenas o "clarão" dos raios como se eles estivessem atras da camera =D
Uma outra solução (meio porca mas ajuda) seria criar um sprite com um mapa de opacidade, assim no render soh o raio iria aparecer e para animar vc poderia fazer o plane com a imagem sumir e aparecer umas duas vezes bem rápido pra dar a sensação de raio caindo e por um efeito de luz para o clarão. Quem sabe funciona! :D
Ohayo!
Oi gente, tudo bem? O mais legal do fórum é quando aparecem dúvidas interessantes que fazem a gente pensar. Essa semana mesmo eu estava comentando com o Feitosa pelo email sobre isso. Como respondo muitas perguntas, as vezes fica difícil parar para pensar numa solução e acabamos indicando plug-ins, que já temos de cabeça e sabemos que vai fazer. Mas se parar para pensar, sempre tem uma solução. A idéia do Spiegel não é tosca não, é ótima, logo que vi a pergunta, lembrei quando disse para um leitor que não tinha como fazer bem feito sem o plug-in Lightining. E na hora me bateu a idéia de fazer com um Plane e mapa de opacidade, que nem tinha me passado pela cabeça quando respondi essa mesma pergunta há alguns anos atrás, mesmo sabendo usar Planes com mapa de opacidade, que é super básico. Então, as vezes dá branco mesmo. :) :) Fazer o desenho do relâmpago no PhotoShop é super fácil, rápido e básico também, acho que todo mundo sabe. É só aplicar um Gradient da esquerda para a direta, criar um novo Layer e aplicar um Clouds, colocar esse Layer em Difference, dar Merge e ajustar o Levels, depois é só inverter e dar um Colorize com o HUE se quiser deixar levemente azulado. Mas para animar no Max, em vez de fazer o Plane aparecer e sumir rapidamente, que vai ficar feio, use um Modify Slice e anime ele descendo, para fazer o raio ir aparecendo. Use outro Slice em cima e anime decendo também, alguns Frames depois do primeiro, para fazer o final do raio desaparecendo. É coisa de poucos frames, 6 ou 7 frames. Coloca uma luz Omni e anima ela acendendo bem na hora que o relâmpago aparece. Fica legal, achei que ficou melhor do que o plug-in Lightining. Porque o Lightning gera o relâmpago com Mesh e depende de Glow para fazero brilho, não tem a mesma resolução e detalhamento. No Mental Ray poderia até fazer esse relâmpago emitir luz de verdade, usando o Shader Glow com o mesmo mapa usado na opacidade. Eu fiz um teste rápido aqui exatamente como descrevi acima e vou colocar para vocês verem. É bem simples, um Plane com Noise no piso, 3 Box sobre ele, uma câmera, uma leve luz azulada para iluminar levemente a cena na escuridão. No fundo os Planes com os relâmpagos desenhados no Photoshop, na frente de cada um tem uma luz Omni que é animada junto com o aparecimento do Plane. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/relampago.avi,320,290] Abraços
realmente ficou muito bom =D vou testar aqui eu tinha feito isso da luz só q eu coloquei um spot com volumeligth atrás da camera então ficava ao invés do raio uma tela branca quase =P vou tentar com o plane muito obrigado a todos =D só que por algum motivo n deu pra ver o video no firefox =P mas tudo bem eu vi no ie mesmo...
Oi Kauê, tudo bem? Sempre é melhor usar Spot, só deve usar Omni quando for super necessário, pois uma Omni tem o peso de 6 Spots. Mas num caso como esse, que você quer emitir luz para todos os lados, tem que ser com Omnis mesmo. Eu animei o Multipler dela de 0 até 2 bem na hora que o relâmpago está inteiro na tela, depois animei de volta para zero enquanto o relâmpago some, é coisa de 5 ou 6 frames, como disse na mensagem anterior. A luz eu coloquei próxima do meio do Plane. Volume Light não é bom usar, neste caso que tem coisas recortadas com opacidade, não é sempre que fica bom. O que pode é aplicar um Shader Glare na cena, para gerar o estouro do brilho no relâmpago e nos objetos iluminados por ele. Abraços
eu tambem aumenbtei o valor da omini como vc fez a spot eu só tinha usado antes quando não tinah o raio para dar a impressão de um raio atras da camera mais tinah ficado meio mal feito =P agora ficou bem legal só falta eu arruma a chuva agora pq está parecendo muito "fraca" e não uma tempestade como eu queria =P mas quando terminar eu tento postar aqui se deixarem =D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 763

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.