serrilhado no mental ray

Por: Rogermax  

Em: 25/01/2007 11:19

Estou fazendo uma animação e conforme a camera muda de posição o objeto aparece um serrilhado em volta dele , como configuro o MR para tirar esse serrilhado?, já li sobre esse mesmo problemas com algumas pessoas e se não me engano falaram sobre o anti-aliasing (é assim que se escreve?) o MR tem essa opção? obrigado a todos
Olá Rogermax, tudo bem? Quando você encontrar algum objeto serrilhado, você terá que configurar o Anti-Aliasing. Ele pode ser configurado por material ou na cena inteira. Para configurá-lo para a cena inteira, basta entrar na tela Render Scene (F10) e na guia Renderer configurar os valores para o Anti-Aliasing, através dos parâmetros Min e Max, Filter, entre outros.
Sergio Feitosa
Oi Roger, tudo bem? O sistema de Antialiasing do Mental Ray é um dos principais recursos que tornam ele um render tão especial. É esse sistema de Antialiasing que fazem a diferença dele e do Renderman em animações, tanto que os dois sistemas são patenteados e guardados a 7 chaves. No passado rolou até uns paus com outras empresas que contrataram ex-funcionários da Pixar e copiaram o sistema de Antialiasing deles. Foi com a antiga Exluna, comprada depois pela NVidia e serviu como base para a criação do Gelatto. Mas o sistema de Antialiasing dele é cheio de minúcias e macetes, não tem como explicar isso aqui no fórum. Mas para você renderizar sua animação sem aparecer o serrilhado, na maioria dos casos resolveria colocando 0,02 nas cores Spatial e Temporal no grupo Constrast. 16 no Maximum, 1/4 no Minimum e filtro Mitchell. Pode ser interessante marcar a opção Jitter e desmarcar a opção Lock Samples. No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico isso detalhadamente e mostro todos os macetes do Antialiasing do Mental Ray. Abraços
Obrigado Sérgio e André, eu coloquei 64 no min e 64 no max e no filter triangle a imagem ficou perfeita, mas o tempo de render aumentou consideravelmente de 7 minutos por frame ficou em 1 hora por frame vou tentar as opções que voçês citaram imaginem uma animação de 700 frames acho que até o fim de ano termina he he, e para ficar essas configurações somente no objeto é fazer oque vç falou André? pois estou renderizando em tga com alpha e o MR está demorando tbem no preto do fundo. obrigado a todos até mais
Olá Rogermax, tudo bem? 64 no Mínimum é muito. Você pode colocar apenas 1 que ficará bom, dependendo da sua cena, terá o mesmo resultado de 64. No Maximum, testa 16 e renderiza. Provavelmente fique bom, mas se ficar um pouco serrilhado ainda, aumente para 32. Quanto maior os valores de Minimun e Maximun, maior será o tempo de render.
Sergio Feitosa
OI Roger, tudo bem? É o que o Feitosa, disse, tem que ter cuidado com as configuações. O objetivo é usar o mínimo possível, só o suficiente para ficar bom. Qualquer valor a mais é desperdício de tempo de render. No vídeo curso de Mental Ray eu explico bem essa parte e mostro como encontrar o valor certo do Minimum e do Maximum, realmente não tem como explicar isso aqui numa mensagem de fórum. Mas com certeza absoluta, o Minimum não será necessário aumentar se o problema é apenas de serrilhado. Porque o que o render não conseguir suavizar, ele vai estar usando o Maximum já, e mesmo assim não suavizou. Então, é apenas o Maximum que precisa ser aumentado. Você só vai usar o Minimum quando o problema for de sombreamento ou Shader. Eu acho quase impossível ter que usar o 64 no maximum, porque só seria necessário se tivesse usando um Shader DGS com reflexo ou refração borrada, fora isso, eu não vejo necessidade de ser tudo isso, na verdade enm 32 precisa ser. Será no máximo de 16 para resolver o problema de serrilhado. Porque mesmo que não saiba configurar o Temporal e o Spatial, com 16 no Maximum já é para ficar bom. Coloca 1/4 no Minimum, 16 no Maximum e filtro Mitchel, tem que ficar sem o serrilhado assim, a não ser que o problema não seja de serrilhado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 840

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.