Como usa os Shaders do Mental Ray?

Por: heldermakoto  

Em: 26/01/2007 11:12

Bom, eu já troquei o meu render de scanline para Mental Ray. Só que estou com uma dúvida, eu puxei um shader daqui do 3d1 e segui as orientações conforme o link http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941 (onde fala pra separar os dois arquivos em determinadas pastas do 3dmaxstudio). Porém, não sei como aplicar o shader em algum objeto que eu criei. Já apertei no botão "Get Material" lá na janelinha do "Material Editor", procurei e não achei. Estou indo no lugar certo? Qual caminho eu faço pra pode aplicar o shader em um objeto criado?
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
Olá heldermakoto, tudo bem? Essa é uma questão complicada, porque depende do Shader. Os Shaders do Mental Ray podem aparecer em diversos lugares, dependendo da sua classificação. Alguns shaders aparecem no Canal Surface (Diffuse), outros no Photon, outros no Output, e por aí vai. Passa o nome do Shader, que ficará mais fácil para te ajudar.
Sergio Feitosa
Oi Helder, tudo bem? Seja bem vindo ao fórum, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua pergunta, depende muito do Shader, como disse o Feitosa, e alguns deles são bem difíceis de usar, mesmo para usuários experientes. Se você for iniciante no Mental Ray, não é uma boa idéia estudar a composição com Shaders de terceiros ainda, porque vai ser muito difícil. Neste caso vale mais a pena estudar como compor com os Shaders nativos que já vem com o Max, assim, terá base para compor depois com Shaders de terceiros. Mas se realmente estiver iniciando no Mental Ray, nem vale a pena estudar isso, porque você pode criar praticamente todos os materiais que precisar com os recursos padrões do Max, sem ter que usar nenhum Shader do Mental Ray. Apenas alguns poucos materiais exigirão o uso de Shaders do Mental Ray, como metal escovado e vidro jateado, por exemplo, mas poderá criar esses materiais compondo com Shaders simples dentro do próprio material Standard. Os Shaders de terceiros normalmente tem que ser compostos com materiais puros do Mental Ray. Mas fala para gente qual é o Shader que está querendo usar, de repente é um Shader super simples e a gente pode te explicar facilmente como usar, ou então, se for um Shader complexo, podemos indicar uma outra opção mais simples. Abraços
mad_physicalSky eu pequei este daqui do site 3d1 mesmo. peguei só pra entender como funciona o mental ray
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
Oi Helder, tudo bem? Esse é super fácil, acho que é o mais fácil de todos, então, passei aqui rapidinho só para te dar essa dica. Pega o Shader e coloca no Slot "none" que aparece na janela do Environment, no mesmo lugar onde colocaria uma imagem de fundo na cena. É só isso mesmo. Vai gerar céu físico imediatamente. Coloca uma luz qualquer na cena, afasta ela bem, para simular o sol, coloca uma câmera contra a luz e renderize para você ver, vai gerar o volume da atmosfera e a coloração do céu de acordo com a posição da luz. Coloca uma esfera cromada na cena que é melhor para ver como o céu se comporta. Precisa ligar o Final Gather para funcionar. Sabe onde é? Teclando F10 dentro da ficha Indirect Illumination. Habilita ele, coloca 64 no Samples e 2 no Bouce, depois, renderize e veja. Para a iluminação ficar legal, precisa colocar uma Sky Light na cena também e ajustar a intensidade dela em relação a intensidade do sol, para não deixar a iluminação estourada. Faça uns testes para você ver. Abraços
Obrigado pelas informações, deu pra fazes estes testes ficou legal...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 890

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.