Problema com imagem

Por: Osires Mathoso  

Em: 28/01/2007 12:53

Olá, pessoal do grupo, Baixei aquela imagem da sala feita pelo Feitosa, para estudo de iluminação, só que na hora de abrir no Max 8 ela dá erro: unknow, class ID= (04x4A0C66E1,0X1511311650). O que devo fazer para ela abrir corretamente? Obrigado pessoal. :(
Oi Osires, tudo bem? Repare no texto que está ao lado da imagem, nele eu informo que a versão MAX no arquivo ZIP foi gravada no 3ds max 9, portanto, só abre no 3ds max 9 ou superior. No Max 8 você pode abrir a versão 3DS, que também está no arquivo ZIP, deve usar o File>Import. Abraços
Obrigado André, mas como eu falei quando iniciei no forum eu sou bastante cru 3m 3dMax, mas estou rachando de tanto ler as materias postadas no site e as participações no forum sobres maquete, computação gráfica e tambem o grupo de estudo sobre o MentalRay. Consegui abrir a imagem do Luis. Agora eu pergunto: posso fazer o estudo no render padrão ou tenho que habilitar o MentalRay? Ontem, eu baixei todas aquelas texturas gratuitas do site, apesar de já estar explicado provavelmente eu vá sofrer para aplicá-las. Comecei a exercitar os tutoriais básicos sobre luzes e também sobre sombras. Muito obrigado mesmo!
Oi Osires, tudo bem? É isso ai, se está empenhado em ler os textos e respostas que estão disponíveis no site, eu tenho certeza que vai aprender logo. Sobre a sua pergunta, o arquivo 3DS da cena do Luiz não está com nenhuma configuração, pois 3DS só guarda a malha 3D. Então, você pode configurar a cena como quiser no render que quiser, pode usar o Scanline, pode usar o Mental Ray e até renderizadores de terceiros se quiser. Se está começando, eu acho legal fazer um teste de iluminação usando apenas o render padrão (Scanline). Depois você pode tentar fazer alguns testes com o Mental Ray, mas neste caso, é importante ler os artigos sobre Mental Ray aqui na 3D1, pois vai te dar uma base para conseguir ajustar os Photons e o Final Gather. Por tentativa e erro é demorado e desanimador. Sobre as texturas em alta resolução que os leitores enviaram de colaboração, é bem simples de usar, basta aplicar nos canais do material para criar o que deseja. Por exemplo a textura de grama enviada pelo Azeredo, você tem duas imagens no Zip, uma colorida e outra em tons de cinza. A imagem colorida você aplica no canal Diffuse do material, para criar a pintura do material. A imagem em tons de cinza você aplica no canal Bump do material, para criar a sensação de relevo na grama. É mais ou menos por ai. Você pode colocar as texturas onde quiser, o melhor é criar uma pasta chamada Texturas num lugar seguro, não dentro de programas ou junto com Windows, assim, não terá problema no futuro de perder suas texturas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 842

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.