Oi Osires, tudo bem?
É isso ai, se está empenhado em ler os textos e respostas que estão disponíveis no site, eu tenho certeza que vai aprender logo.
Sobre a sua pergunta, o arquivo 3DS da cena do Luiz não está com nenhuma configuração, pois 3DS só guarda a malha 3D.
Então, você pode configurar a cena como quiser no render que quiser, pode usar o Scanline, pode usar o Mental Ray e até renderizadores de terceiros se quiser.
Se está começando, eu acho legal fazer um teste de iluminação usando apenas o render padrão (Scanline).
Depois você pode tentar fazer alguns testes com o Mental Ray, mas neste caso, é importante ler os artigos sobre Mental Ray aqui na 3D1, pois vai te dar uma base para conseguir ajustar os Photons e o Final Gather.
Por tentativa e erro é demorado e desanimador.
Sobre as texturas em alta resolução que os leitores enviaram de colaboração, é bem simples de usar, basta aplicar nos canais do material para criar o que deseja.
Por exemplo a textura de grama enviada pelo Azeredo, você tem duas imagens no Zip, uma colorida e outra em tons de cinza.
A imagem colorida você aplica no canal Diffuse do material, para criar a pintura do material.
A imagem em tons de cinza você aplica no canal Bump do material, para criar a sensação de relevo na grama.
É mais ou menos por ai.
Você pode colocar as texturas onde quiser, o melhor é criar uma pasta chamada Texturas num lugar seguro, não dentro de programas ou junto com Windows, assim, não terá problema no futuro de perder suas texturas.
Abraços