Redução de faces

Por: kanedasam  

Em: 29/01/2007 07:07

Ola a todos Este é o meu primeiro post neste fórum, sou iniciante em modelagem porém tenho já alguma experiência em programação 3d para jogos, peguei um modelo max para começar a brincar, porém este modelo está com mais de 160 mil triângulos. A minha pergunta é se tem no max 8 alguma ferramenta para diminuir a quantidade de triângulos ou faces de um modelo já pronto e se é possível diminuir por objeto selecionado ou não ???
Creio que você possas usar o Optimize para diminuir o número de faces do modelo. Ele tem um valor ajustável também, mas se diminuir muito pode deformar o modelo. Há um outro modificador chamado MultiRes eu acho, mas não me lembro como ele funciona, mas o objetivo é o mesmo.
Calma pô! To aprendendo ainda ^__^
Existe o polygon cruncher tb, ele deixou um modelo q tinha feito de 750.000 p/ 25.000 sem danificar a malha, um turbo smoth resolveu o problema...
Valeu pessoal ! Muito obrigado pela ajuda. Aqui doggone, este redução com o polygon cruncher e drástica realmente impressionante contanto pela queda em relação na minha pouca experiência em modelagem, vou experimentar !
Olha, se você está querendo reduzir a malha p/ uso em jogos então eu aconselho não usar modificador ou plugin p/ reduzir a malha, é melhor reduzir manualmente com as ferramentas básicas do edit poly, vai ter controle total sobre o resultado final. Nem dá tanto trabalho quanto parece. abraço.
Verdade o q o caio lamas disse... Sao somente umas 4 opçoes no poly cruncher p vc setar, fora isso ele faz o q "bem entender" com sua malha, portanto vale a OBS do Caio...vlw Caio!!!!! :D
Oi Kanedasam, tudo bem? Com os recursos padrões do Max você tem duas opções. Uma é aplicar o Optimize, ele reduz as faces mas perde o mapeamento da malha e desorganiza a malha. Apesar de não aparecer muita diferença no Render, a malha não vai mais estar em Quad. A outra opção é o MultiRes, com ele você pode controlar a otimização da malha na animação, fazendo ficar menos detalhada quando estiver longe e mais detalhada quando estiver perto. Ele não perde o mapeamento, mas também desorganiza a malha e não fica mais em Quad. O ideal é modelar em Low Poly, que é a melhor forma de modelar no Max, depois, basta aplicar um Turbo Smooth e não dar Collapse, assim, sempre terá o Turbo Smooth sobre o modelo. Com 0 no Interations do Turbo Smooth, o modelo fica em Low Poly e super leve de trabalhar e animar na Viewport, apenas no Render você colocar Interations 2 e o modelo será renderizado com alta qualidade. Portanto, se você que fez o modelo, essa é a forma correta de agir. Agora, se pegou um modelo pronto e muito pessado, com muitas faces, ai sim vai usar ou o Optimize ou o Multires, pois não tem mais o modelo em Low Poly, apenas em High Poly. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 895

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.