Dúvida no MR

Por: Marcel 007  

Em: 30/01/2007 11:01

Alguém pode me ajudar nessa dúvida que tenho ja a algum tempo... Supondo que estou rendendo uma cena interna no MR. Salvo os mapas de photons e final gather, a cena está perfeita. Minhas dúvida é a seguinte, depois que faço tudo isso, tem como eu tirar as paredes sem perder os limites dos photons, pois da mesma forma ja tentei dar um hide nas paredes e por fim a cena fica escura como se os photons se perdessem no infinito. Tem alguma forma de limitar, ou render a cena sem algum objeto que está na cena ? qq um que me ajudar vai tirar uma pedra do meu sapato. valew
Não endendi muito bem... mas se vc tirar as paredes de uma cena aonde já tem determinado número de photons, esses photons irão de dissipar mais fácil... a cena fechada, ou seja, com as paredes, vc consegue uma definição melhor pq os photons e os samples estão mais próximos uns dos outros... fazendo assim um efeito de suavização... qnt maior o espaço da cena, maior terá q ser os valores dos samples e photons pra poder suprir toda uma área "vazia"... E outra coisa: vc não pode salvar os sets do final gether e do GI e depois movimentar algum objeto na cena... no caso tirar as paredes... os sets só funcionarão se os objetos não sofrerem qualquer alteração de posição e/ou tamanho... se tiver necessidade de movimentar algum objeto, vc terá q calcular tudo denovo no FG e no GI... uma coisa boa é q isso não se aplica às câmeras, ker dizer: vc pode movimentar a câmera na cena e não precisar calcular outra vez o render... Desculpem se falei aki alguma besteira... eu ainda estou estudando esse render... Espero ter ajudado... Sds.: Fly666
fala ai fly666 blz.... então é o seguinte... eu tenho uma cena fechada, fiz o render do MR e ficou power, muito boa.... setei legal o GI e o final gather e salvei o mapa dos dois...esse lance de movimentar o objeto é legal, porém a sombra esfumaçada que fica de encontro com outro objeto, no caso o piso, não muda de lugar ! Umlance legal de se fazer é vc calcular o GI e o final gather com a cena limpa pra salvar os mapas...testei isso e até ficou bom.... Mais o lance que quero é o seguinte : eu tenho uma cena fechada com stands, banners e outras coisas entre 4 paredes... até queria saber se é possível no MR calcular a cena normal com as paredes, salvando os maps, só que renderizar sem as paredes.... vc sabe se tem alguma forma de mostrar para o MAX que as paredes estão lá, mais na hora de render elas não renderão junto ? Sem perder as setagens que fiz.... mostrar pro MAX que ali tem um limite em que os photons não poderão ultrapassar ? Meu, acho que compliquei um pouco nessa parte....rs Se vc puder me dar uma luz aí seria bom viu...rs
Ae brother... tem como sim... eu lembro ter visto em algum tuto explicando que pode renderizar só o q vc kizer... agora, não lembro como e nem onde vi esse tuto... vou procurar em casa pq estou no trab... Se eu não me engano, lá na janela de Render, na aba de Render Elements, dá pra fazer isso q vc ker... mas sinceramente, não conesegui fazer isso funcionar... Agora, como vc, eu tb fikei curioso pra saber...
Oi Marcel tudo bem? No Mental Ray tem como fazer tudo que você imaginar, até porque, caso não tenha o recurso, poderá escrever e acoplar no renderizador, o que não é permitido pelos outros, a não ser o Renderman. Só que tem coisas que não são simples de fazer e depende de um bom conhecimento no Render. No seu caso teria que criar um material que tratasse os Photons e a sombra da mesma forma que o material original das paredes, mas na superfície ele seria totalmente transparente. Isso pode ser feito aplicando um Shader Transmat no slot Surface de um Material Mental Ray, um Shader Shadow Transparency no slot Shadow do material Mental Ray e um Shader Photon Basic no slot Photon do material Mental Ray. Dessa forma o material seria completamente invisível na superfície, mas identificaria as sombras e os Photons. Abraços
ae andre, valew a força ... vc entendeu certinho o que quis dizer... vou tentar dessa forma e ver o que rola... abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 840

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.