Oi Snoopy, tudo bem?
Curti conhecer melhor a sua vida, legal ter nascido na itália.
Eu também fui meio cigano quando era mais novo, mas só fiz uma peregrinação pela Estado de São Paulo mesmo, morei em Buri, em Avaré e em Sorocaba, depois voltei para Campinas, que é onde nasci e sempre morei. Na verdade é Valinhos, que é quase um bairro de Campinas.
Quando for para Floripa aviso todo mundo dai, quero conhecer a galera pessoalmente.
Sobre o meu erro no texto, desculpe, deve haver vários erros de digitação nas minhas respostas e as vezes complica o entendimento, é que respondo dezenas de mensagens no mesmo dia, então, não dá tempo de revizar nenhuma.
Mas você entendeu bem, é exatamente isso.
Essa é a forma de modelar no Max, você faz tudo que quiser, é perfeito para animação e fica leve, porque pode fazer a subdivisão só na hora do render, saca?
Então, você modela editando os polígonos do objeto bem toscão, bem quadradão, com poucos polígonos, só o essencial, depiois, o Mesh Smooth subdivide esses polígonos e deixa tudo suave.
O lance é pegar o jeito de saber como o Mesh Smooth vai subdividir a malha de acordo com o que fez em Low Poly, quando pegar essa manha, vai modelar o que quiser.
Pega uma esfera e diminui a quantidade de polígonos nela, para deixar com poucas faces, vai ficar meio sextavada.
Transforma em Poly, clicando com o botão direito e escolha Convert to > Editable Poly.
Entra no SUb-Object Polygon e deleta os polígono de cima, deixando a abertura do cachimbo.
Aplica o modificador Shell para gerar o interior e formar o volume, converte tudo para Editable Poly novamente.
Entra no Sub-object Polygon e deleta um polígono na lateral onde sairá a piteira do cachimbo.
Entra no sub-object Border e seleciona a borda dessa abertura. Segura o Shift e move essa borda para você ver.
Novas faces são criadas e você pode continuar a modelagem, Usa o Scale e diminua um pouco para ir afinando.
Entra no Sub-Object Edge e seleciona todas as Edges que estão no encontro da piteira com o corpo do cachimbo, dando a volta na piteira bem no local onde ela encontra o corpo do cachimbo.
Seleciona o botão Chanfer no menu desse sub-object e chanfre um pouco essas Edges, criando duas fileiras bem próximas.
Isso serve para "segurar" mais o Mesh Smooth nessa parte e não ficar muito arredondado, saca?
Testa um pouco que você consegue.
Você escolheu um bom objeto para começar, no início tem que ser assim, modelar objetos simples, logo vai poder modelar um carro ou uma pessoa.
Eu sou velho de Max e falo Mesh Smooth por padrão já, mas hoje em dia é melhor usar o Turbo Smooth para subdividir, ele é a mesma coisa, só que tem menos recursos e é mais rápido na viewport.
O Extrude Along Spline que o Leandrus indicou também é uma boa forma de fazer a piteria, é um recurso dentro do Editable Poly no Sub-Object Polygon, seria usar no lugar de mover a borda com o Shift para criar as faces da piteira.
Abraços