Mental Ray+GI+FG

Por: Latas  

Em: 31/01/2007 18:12

Boas, Eu ando a tentar Recriar espaços arquitectonicos interiores e estou a ter alguma dificuldade em configurar correctamente as luzes e sombras. Tenho andado a fazer alguns tuturias sobre Mental ray e GL no 3dstudio e a maioria utiliza o Exp control, mas quando eu o utilizo ele altera-me demais a imagem final acabando sempre por atenuar as sombras demais, e amarelece a imagem e as texturas, se nao utilizar o exp control algumas zonas ficam demasiadamente claras. Aqui ficam duas imagens da mesma cena, uma com o GL+FG+exp control e outra com o GL+FG apenas. Se poderem dar as vossas opiniões sobre qual parece mais real e ideias em como melhorar a cena agradecia imenso. Bom Trabalho... :-P
OI Latas, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site e ao fórum, você é de Portugal né, eu fico muito deliz quando vejo os portugueses participando da 3D1. Você está indo bem nos estudos de Mental Ray, mas precisa ter em mente que leva um certo tempo até dominar o render, leva cerca de um ano para começar a ficar a vontade com ele. Eu concordo com você sobre o Expossure, é bobeira usar e não precisa, se quiser ajustar a imagem depois, é melhor fazer isso no PhotoShop, porque poderá ver em tempo real o ajuste, poderá dar undo se não gostou. Com o Expossure Control ele aplica o ajuste e se não gostou terá que renderizar novamente. Teste ajustar o brilho e contraste da imagem no PhotoShop, a ferramenta Levels é ideal para isso. Você já leu os tutoriais de Mental Ray aqui na 3D1, neles eu não uso o Expossure Control e explico detalhadamente como configurar corretamente o mapa de Photons, que é a chave para conseguir um bom resultado no Mental Ray. Pois com um mapa de Photons bem configurado, poderá usar menos FG, ganhando tempo de render e deixando a cena suave. Eles estão na seção Artigos, o link direto é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 Abraços
Desde Já Obrigado pela resposta e pelas dicas :D . ontem continuei os meus testes naquela cena e consegui melhorar um bocado o resultado retirando o exp control e substituindo a cor das luzes principais de um amarelo claro para um azul claro, e acrescentando uma spot light por baixo do chao que imita o reflexo da luz no chao. O resultado destas alterações foi positivo acho eu mas a imagem continua a sentir falta de realismo no meu ponto de vista. Nao sei se teria sido melhor deixar a luz do sol amarela. Neste momento ja esta a sair outro render com as sombras mais longas para ver se acrescentam perfundidade a cena. A seguir irei experimentar este tuturial para ver se melhor alguma coisa... :lol: Aqui esta a imagem nova: aqui fica o resultado de ter feito os Tuturiais que indicou :lol: Agradecia se podesem criticar e dar sugestoes :D Abraço ...... :-P
Aqui fica a minha mais recente tentativa, acrescentei-lhe o volume light efect para dar mais realismo a luz a atravessar os estores. :-P Se alguem tiver um tempinho livre, sinta-se a vontade de comentar e criticar, desde que seja para evoluir vale tudo :D Abraço..... ;)

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 917

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.