Tentando Aprender Modelagem Poly

Por: Moldher  

Em: 01/02/2007 21:02

Oi gente, tudo bem? Tirmey, seja bem vindo no nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Gostaria de te dar uma dica importante sobre o processo que descreveu. O Max é um programa artístico, é muito ruim trabalhar em escala e com medidas precisas nele. Até dá para muita coisa, mas do zero fica complicado, ter que desenhar em escala e com medida precisa no Max é um martírio, só um monge budista teria tanta paciência. O que o pessoal faz quando precisa ser assim, preciso e em escala, é desenhar todas as linhas bases num programa de CAD, que oferece todo tipo de facilidade para fazer isso, pode por exemplo digitar @10<45 e terá uma linha com 10 unidades em 45 graus, o Max não oferece este tipo de facilidade, então, fica muito complicado desenhar em escala e com medida nele. Por exemplo a maquete de uma casa, a planta baixa é desenhada no AutoCAD, importada no Max e a partir dela vai modelar tudo em 3D, sempre com referência na planta baixa que é precisa. Se você medir todas as peças da sua bateria e sentar para desenhar as linhas bases delas no AutoCAD, faz isso em meia hora. Depois, importan essas linhas para o Max, em escala e na unidade certa, já que deseja fazer assim, e só vai precisar aplicar modificadores para gerar as peças principais, como Extrude e Lathe, por exemplo. Com essas peças principais geradas em escala, os detalhes você pode fazer "no olho", pois terá como referência todas as peças principais da bateria em escala. O processo ficará muito mais rápido, muito mais preciso e será muito mais fácil. Se não tem o AutoCAD, pode ser no Rhinoceros também. Flávio, não se preocupe com as mensagens repetidas, eu já apaguei elas. O problema não foi no seu navegador, foi aqui no site, estavamos trocando de servidor e nos primeiros dias o site fica com problemas mesmo, até ajustar tudo no novo sistema. Agora já está tudo em ordem. Sobre a sua nova dúvida de modelagem, essa é facinho, tem várias formas de fazer, mas neste caso o mais simples seria aplicar o modificador Bend. Ele curva o objeto, então, bastaria ajustar os seus parâmetros e o centro da curvatura para ficar correto na sua lâmpada. Ainda poderia usar o modificador Path Deform, ele deixa que você use uma linha para deformar um objeto, assim, poderia usar a linha como "caminho" da deformação. Dá uma lida nos tutoriais básicos aqui na 3D1, estão neste endereço http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 Neles têm quase todos os modificadores explicados e muitas outas dicas que serão importantes para você. Agora, fazer o efeito de incandescência já complica bem, ai são outros quinhentos, mesmo da forma mais simples de todas, que é com o Glow do Vídeo Post, vai ter problemas porque tem um vidro na frente. Acho que no começo é melhor estudar bem modelagem, que é a parte mais fácil, criação de materiais realistas, texturização, mapeamento e efeitos de iluminação são bem mais complicados, é melhor estudar depois que aprender bem modelagem. Abraços
Beleza André. Vou continuar na modelagem então. Quando eu achar que esto preparado para efeitos, publicarei aqui os meus modelos pra você dar uma olhada e ver se tenho condições de prosseguir para tal ou se devo continuar modelando e texturizando, confio na sua experiencia e conto com você. Obrigado André pela atenção. Um abraço Flávio
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Pois é, André.... Realmente é um processo demorado, mas eu nunca tive contato anterior com o autocad. Por isso resolvi seguir este caminho. Mas antes de ler sua resposta já estava fazendo algumas peças de acabamento "no olho". E o que eu acho legal neste modelo é que eu estudo várias técnicas de modelagem no mesmo projeto... loft, boolean, poly edition... O projeto está ficando assim: Outra coisa: esta cena está com cerca de 424.000 polígonos!!! Será que não estou otimizando direito??? Bom, de qualquer forma, está sendo uma experiência muito construtiva. E o TrêsD1 está sendo fundamental no meu processo de aprendizagem!!! Não é à toa que este é um portal de referência... Abraços!
TIRMEY Gostei do seu trabalho cara...! Parabéns... Vou te falar uma coisa, quanto mais eu velho trabalhos como este, fico cada vez mais empenhado, com um imenso desejo de um dia poder usar a mesma técnica e qualidade nos meus modelos. Estou nos primeiros passos do Max, e digo mais, se não fosse este Maravilhos portal eu ja teria desistido a muito tempo, eu descobri a magia do Max apenas seis meses atras, e as primeiras imagens em 3D realística que conheci foi neste portal. Home o Max faz parte do meu dia a dia, dou muito mais atenção ao Soft 3DS Max do que qualquer outro que eu conheça. O prazer de poder criar formas 3D virtuais, objetos, efeitos e ambientes com esta poderosa ferramenta nos da a sensação de ter o Poder artístico. rs.. Isso é super legal. Espero que você melhore cada dia mais o seus modelos. Um abraço Flávio :D
Oi Flávio, Obrigado pelos elogios!! Mas você não imagina como esse modelo é simples... Pode ser que olhando tudo junto pareça mais complicado do que realmente é. Mas na verdade uso uns 3 modificadores e aplico um pouco de modelagem poly. Acho que um bom método para praticar modelagem é pegar objetos do cotidiano e recriá-los, como eu fiz com a batera, e você com o sofá. E concordo que CG nos dá um certo poder artístico. Podemos dar asas à nossa imaginação e tornar qualquer coisa "real". quanto maior o conhecimento das ferramentas, melhor podemos expressar nosas idéias. Sendo assim, vamos estudar!!!!! Um abraço!
Olá Tirmey, É nois no Max rs... :-) Estou me esforçando no máximo para poder compreender o programa, sempre seguindo as dica do amigo André. Primeiro estou me dedicando em modelagem, em seguida partirei para textura... Si bem que é a parte do programa que me deixa mais ansioso rs,:-) e assim por diante. É uma pena que na empresa a qual eu trabalho não utilizamos o Max, temos o autocad e o inventor no setor de projeto. Na minha máquina tenho instalado o Max é claro rs... E nas horas vagas eu entro no site da 3D1 e leio os tutoriais praticando modelagem. Espero ficar bom na ferramenta. Conheci o 3ds max atravez da 3D1, e baixei o programa do site da Autodesk no mesmo dia em que fiz o cadastro aqui neste portal. Espero poder ficar por aqui em quanto eu tiver vida, e torço para que todos os iniciantes consigam chegar ao topo do conhecimento deste maravilhoso programa. Até mais... amigos :lol:
Oi gente, tudo bem? Eu agradeço muito pelas palavras de vocês dois, fico feliz de saber que o site está ajudando vocês de alguma forma, este sempre foi o objetivo da 3D1. Sobre a questão de modelagem, podem ter certeza que é questão de tempo. Tem um tutorial de modelagem de cabeça no no Escultopintura, vocês conhecem né? É o site do Dimas, um cara muito gente boa e que conhece muito de Max, acho que pode abrir uma luz grande nessa parte. Mas é importante já ter uma intimidade com os comandos do Editable Poly. Sobre a otimização da cena, tem que tomar muito cuidado com isso, no começo é normal desperdiçar. Veja que as coisas redondas parecem redondas mesmo com poucos polígonos na altura, só precisam de bastante na circunferência. Mas não dá para saber vendo a imagem assim, posta uma imagem do Wire frame que dá para ver melhor. E sobre o Flávio que trabalha com CAD na empresa dele, logo você vai pegar o jeito do Max, ai você pega um modelo criado no CAD e faz um render no Max para o seu chefe ver. Acho que ele vai começar a pensar em usar o Max em conjunto com o CAD e Inventor. Abração
Oi, andré! Já consultei o site do Dimas. Realmente é muito bom. Tenho seguido passo a passo seus tutoriais de modelagem. Consegui otimizar um pouco mais a imagem. Alguns cilindros estavam com 64 lados e 5 height segments. Diminuí para 24 lados e 1 heigh segment e não perdi qualidade. Mesmo assim o conjunto está pesado na viewport. Não quero nem ver como vai ficar após a aplicação de materiais!! Eis o wire: Um abraço!
Oi Tirmey, tudo bem? Realmente parece que alguns objetos ainda estão com muitos polígonos. Você pode ajustar melhor o Mesh Smooth para suavizar, no caso do Turbo Smooth não tem tantos recursos para otimização, mas também dá para fazer alguma coisa. Estes objetos menores e os aros que envolvem os cilindros da bateria estão com muitos polígonos, são estes objetos que você precisa estudar melhor como fazer. Agora, é normal ter objetos com muitos polígonos num projeto completo e tudo ficar lento na Viewport. Neste caso costumamos colocar os objetos pesados como Bounding Box, clicando com o botão direito, escolhendo Properties e marcando a opção Display As Box. Assim, ele aparece como um Box na Viewport e fica leve para trabalhar, claro que isso é feito quando termina de mexer no objeto e ele já está pronto. Abraços
André, Estudando mais um pouco de modelagem poly descobri como eliminar as arestas desnecessárias nas faces PLANAS dos polígonos... Mas percebi que era menos trabalhoso e o resultado final seria melhor se eu refizesse os aros em low poly e aplicasse depois suavizadores. Mas ainda não tentei porque estou tentando solucionar aquela questão sobre caustics na qual você me deu umas dicas! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20167 De qualquer forma, quando voltar a este modelo postarei um segundo wireframe pra gente saber o quanto eu consegui otimizar! Valeu pela dica sobre a visualização dos objetos como boxes! Um abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 845

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.