Tentando Aprender Modelagem Poly

Por: Moldher  

Em: 01/02/2007 21:02

Olá Pessoal, Primeiramente quero me desculpar por estar enviando esta mensagem, compreendo as dificuldades que vocês tem de manter um portal atualizado. Por certo, acredito que a maioria sejam pessoas muito ocupadas, mas preciso muito do apoio de vocês. Iniciei meus estudos no 3DS Max no mesmo dia em que me cadastrei no portal. Até o momento eu tenho me dedicado e procurado entender e estudar seus tutoriais e matérias, tudo que sei até o momento devo a vocês da 3D1. Se um dia eu tiver um conhecimento de nível intermediário ou avançado, darei os crédito aos administradores da 3D1 e ao amigo André, dês de já lhe agradeço pelo apoio em nome de todos os usuários iniciantes. Bom, o problema é que não tenho condições de fazer um curso da autodesk como o Max, portanto tento aprender sozinho, lendo livros, o help do programa, os tutoriais do site, vídeo aula entre outras matérias que falam a respeito do Max. Mas não é fácil, pois embora façamos tudo sozinho sem o acompanhamento de um instrutor não temos a certeza se estamos fazendo corretamente ou se o procedimento adotado em uma operação dentro do programa é correto. No final ficamos perdidos e não temos para quem mostrar o trabalho. Então tomei a liberdade de postar este pedido, e novamente peço desculpas, mas preciso muito de ajuda em relação aos arquivos anexado ao endereço que estou postando. Neste arquivo eu estou tentando por horas e com muita dificuldade modelar um simples sofá a partir de um único objeto “Box” transformando-o em editable poly, mas não sei se até onde eu tenho conseguido modelar esta correto, peço por gentileza que verifiquem se o modelo esta correto ou se esta parcialmente ou totalmente errado para chegar em um resultado como a imagem modelo em vista frontal junto do arquivo. Lembrando que o arquivo não está finalizado, pois só consegui chegar no resultado atual. Por favor, preciso de uma luz. Arquivo Max - http://www.realdesigner.net/max/modelagem_sofa.zip Mas caso não seja possível, eu compreenderei e agradecerei da mesma forma, conto com vocês, Um forte abraço Flávio.
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Flavio, até onde vi nesse forum todo mundo se ajuda, até porque, nao existe um profissional que "sabe tudo", acho que somente alguns tem mais experiencia. Eu acho que o 3d, tem muito haver com o esforço em aprender, tecnica vc aprende mas tem que patricar, praticar e também praticar. O que importa (na minha opniao) é a sua base, se sua base for boa o resto vem mais facil. Por exemplo , se vc desenha, modelar e fazer o shade vai ser mais tranquilo, apesar de vc ter que aprender em 3d onde estao as ferramentas que vc usa pra desenhar. Isso nao quer dizer que vc nao possa fazer muita coisa em 3d sem saber desenhar. Aqui no forum tem muita documentação, na internet existem tutorias pra tudo, pra modelagem é o que mais tem, entao é só garimpar e treinar. Assim, acho que vc pode postar aqui e quem tiver com tempo vai ajudando, como muita gente que vi aqui no forum faz. Tudo no começo é complicado mesmo, principalmente 3d mas a gente acaba vencendo na "percistencia", eu por exemplo comecei em CG quando nao havia internet (jurassico) e nao tinha documentaçào disponivel como hoje e mesmo assim to na area a 17 anos (nossa to velho mesmo ! hehe). Entao, maos a obra. Vlw !!!
Oia eu na fita, rs... são 06:48 da manhã e eu já estou no pc e no Max. Bom, eu agradeço pela suas palavras, você tem razão a respeito dos tutoriais e da prática, nada melhor do que praticar mesmo para se conseguir um conhecimento e experiência em modelagem, mas o problema é aquele a qual eu comentei, muita das vezes eu fico na dúvida se estou fazendo certo, isso que incomoda, mas não vou desistir e enquanto eu tiver PC ficarei logado neste portal. Obrigado pela força um forte abraço :P Flávio
Oi Flávio, tudo bem? Que isso cara, nem se desculpe por postar, o fórum é para isso mesmo, pode postar quando quiser. Na medida do possível, tentamos responder todo mundo. Fico feliz também de saber que o site está te ajudando com o 3ds max, esse sempre foi o meu objetivo. E se algum dia tiver um conhecimento legal de Max, pode creditar a você mesmo, porque aqui só tem as informações, para aprender mesmo, depende da pessoa querer, ter força de vontade e dedicação, por si só, as informações contidas no site não fazem nada. Quem não lê, quem não testa, quem não procura, quem não pratica, não tem como ficar bom. Só depende de você. Realmente os cursos são caros e sei que não é acessível facilmente, mas não se preocupe que está aprendendo sozinho, porque eu também aprendi e todo mundo que é fera mesmo que eu conheço, também aprendeu sozinho. Quando você aprende sozinho pode levar um pouco mais de tempo, mas a informação fica incutida em você de uma forma muito mais profunda do que se um instrutor te falar como é que se faz. Só de você apanhar atrás de uma informação, será difícil de esquecer depois, mesmo que pare de usar o soft por um bom tempo. Eu aprendi AutoCAD sozinho, não uso faz 5 anos, mas sentei na versão 2004 esses dias e desenhei quase igual antes, só não tinha mais a mesma prática e velocidade, não lembro das minúcias, mas do principal eu lembro de tudo ainda. Não se preocupe com esse lance do processo adequado, tem muitas formas de fazer a mesma coisa em programas 3D, porque oferecem muita liberdade, então, o processo certo é aquele que fica bom. Se deu certo o que queria fazer e ficou como o desejado, então, é o processo certo. Pode ter processos mais rápidos e mais fáceis, mas isso você aprende com o tempo. Eu vi o seu modelo, normalmente não faço isso por falta de tempo, não tenho como ficar baixando arquivos e testando. Eu abri o seu arquivo para ver em que pé estava. Pega o seu ai e aplica um Mesh Smooth para você ver o que acontece, distorce toda a malha. É isso que você precisa ver, vai estar certo quando não ficar todo distorcido depois que aplicar o Mesh Smooth. Veja como as coisas funcionam: O modelo é feito todo quadradão, com baixo número de polígonos, mas tudo tem que ser em Quad, ou seja, só pode ter faces quadradas, aquilo que você colocou nos braços do sofá é a parte mais errada, pois fez com uma linha a extrudiu. Não pode fazer nada disso. Para modelar faça assim, pega um Plane com 1 x 1 Segments e transforma em Poly. Entra no Sub-Object Edge e seleciona uma Edge do Plane, segura o Shift e arrasta com o Move para você ver. Uma nova face é criada. É assim que modela, puxando faces e formando o modelo como desejar. Se quiser pegar um Box, fazer algumas divisões com Segments e transformar em Poly para modelar, também pode, mas não pode anexar coisas com Extrude como fez no braço. Tem que modelar ele também editando os polígonos do Box, ou então criando outro Box separado para fazer essa parte. Antes de modelar o sofá, precisa estudar bem os comandos dentro dos Sub-Objects do Edit Poly, a maioria é muito parecido com os comandos do Edit Mesh, você encontra tutoriais sobre os Sub-Objects do Edit Mesh aqui na 3D1, na seção Tutoriais>3ds max avançados. Estude estes comandos e depois teste num Box. É como o Thundro disse, precisa testar e pesquisar bastante, dá uma lida nos tutoriais sobre modelagem, tem um de um mouse feito por leitor, está na seção Tutoriais>3ds max leitores, pode ajudar muito a entender o processo. Pega um Box com 1 x 1 Segment e aplica o Mesh Smooth, ele vira uma esfera. Agora, transforma em Poly, entra no Sub-Object Edge, seleciona todas as Edges e usa o Chanfer que está dentro do Edit Poly, chanfre as Edges deixando bem próxima umas das outras. Aplique o Mesh Smooth e veja, agora não vira mais uma esfera, porque as Edges nos cantos seguram o Mesh Smooth, ficou um box com cantos arredondados. É assim que modela, editando os polígonos e aplicando o Mesh Smooth para suavizar, se ficar errado quando aplicar o Mesh Smooth, então, é porque a modelagem está errada. Abraços
Mais uma vez eu agradeço André pela sua atenção, agradeço de coração mesmo, quando eu estiver preparado para a parte de iluminação vou adquiri sua vídeo aula de mental ray e também os CDs de textura, assim que eu estiver preparado. A respeito da modelagem, eu precisava que alguém desse uma olhada no meu modelo e obrigado pela atenção amigo, você tem toda a razão quando falou sobre os poucos poligonos e edes do meu modelo, quando eu aplico o modificador ele distorce tudo, fica horrível e não consigo ter controle sobre o modelo. Seu comentário é de grande valor pois com ele terei ideia de partir para outro modo de modelagem, mas agora não por intuição, "fazendo achando que esta certo", farei seguindo o tutorial indicado. Vou me esforçar e dedicar mais a modelagem, quero ficar fera no assunto, mas mantendo sempre a humildade e quem sabe um dia eu comece a ajudar outros neste fórum. Um forte abraço André. Torça por mim amigo, pois quero viver deste software. :)
Olá pessoal, Consegui com a dica do amigo André chegar até aqui. Parece pouco, mas pra mim é uma grande coisa, valeu pelas dica amigo. Sei que a imagem não está perfeita, mas este é o meu primeiro objeto modelado no Max com o auxílio da 3D1. Estou muito contente, e daqui em diante vou procurar melhorar e ler com muito mais carinho os tutoriais deste maravilhoso portal! Valeu pessoal. Obrigado pela 3D1 existir... Um abraço a todos :D
Oi Flávio, tudo bem? Você não imagina como eu fico feliz de ver que conseguiu. Logo você vai estar modelando o que quiser, é só uma questão de tempo se treinar bastante. E modelar é uma delícia, é uma das partes mais gostosas do programa, então, vai ser uma diversão. Leia os tutoriais mesmo, tenho certeza que vão te ajudar muito, vários leitores apanham com coisas bobas que já estão explicadas nos tutoriais há anos. Mas não desiste do sofá ainda não, tenta detalhar mais ele. Faça aquela costura na borda das almofadas!!! Faça um captonê no centro das almofadas!!! Sei que é fora de moda, mas só para testar. Você não teve que chanfrar as bordas do Box para poder aplicar o Mesh Smooth e ficar legal? Então, entra no Sub-Object Poly e seleciona essas faces que foram criadas com o Chanfer, elas dão a volta em toda a almofada bem onde seria a costura, certo? Selecione todas essas faces e use o Extrude que está dentro do Editable Poly mesmo. Para "segurar" legal, dá mais um extrude bem pequeno, só para criar aquele Edge que precisa para não ficar redondo demais. Depois, selecione todas as Edges que dão a volta na costura, você pode fazer facilmente com o Ring e com o Loop, em seguida, chanfre essas Edges para "segurar" a costura. Pronto, terá a marca da costura no contorno da almofada. Para fazer o captonê, seleciona o polígono do centro, usa o Insert para criar outro polígono dentro, depois, move esse novo polígono para criar a depressão na almofada. Por fim, usa o Extrude para criar o botão e chanfra todas essas Edges do botão, para "segurar" o Mesh Smooth e não ficar muito redondo. Testa ai para você ver. Essa idéia de modelar um sofá para iniciar é ótima, porque pode começar do super simples e chegar a fazer detalhes bem mais complexos. Abraços
Também sou novato no Max (e em CG). Estou tentando modelar minha bateria. Para tal reconfigurei o MAX para trabalhar em centímetros. Estou recriando-a em escala 1:1. Medindo cada peça com fita métrica, e fazendo um esboço das blueprints. Muito trabalhoso, mas pelo menos sei que não ficará desproporcional... E relamente modelar é uma delícia... Mas o que mais tem me atraído é a criação dos materiais. Continua aí, Flávio! Seu sofá está esteticamente correto, e eu sei o quanto nos orgulha nosso primeiro modelo!! Abraços Thiago
Olá amigo André! Fico muito feliz pela sua atenção, vou seguir sim suas dicas e tentar melhorar o máximo que eu puder o sofá, pois este foi meu primeiro objeto de modelagem, e não posso deixar de te agradecer pela força. Agora quero te mostrar um outro que estou fazendo, são duas simples lâmpadas, mas eu procurei me dedicar muito em criar um material tipo o vidro e para iniciar tentei criar as lâmpadas, para renderizar fiz meu primeiro contato com o mental ray, que para mim é sua marca registrada :-) rs.... Bom, claro que o modelo ainda não esta foto realistico e nem poderia, inclusive a iluminação não esta boa por falta de conhecimento mesmo, mas eu precisava usar desses recursos para poder ter o efeito do vidro fiz até onde eu pude André, só tem um detalhe que eu tentei criar mas não tive idéia de como e por onde começar. Eu gostaria de saber como faço aquela mola que queima dentro da lampada, eu usei o shapes helix consegui deixar até legal, mas não consegui quebrar ele em curva. Tipo, na lâmpada eu tenho 3 pontos de apoios que fixarão esta mola. Tem como fazer um caminho com uma Line pegando os 3 pontos, em seguida fazer com que meu objeto Helix se posicione seguindo o caminho "line"? Tipo o seu corpo ficar no formato do caminho da line, mas sem modificar a extrutura? Quando eu conseguir fazer este detalhe eu tentanrei criar o efeito de luz utilizando os recursos do video post, mas não tenho a certeza se é por ele mesmo que eu devo tentar. Quando tiver tempo veja se é possível amigo. Mais uma vez te agradeço muito. Não vejo a hora de um dia poder te conhecer pessoalmente, sou te fã. Um forte abraço Flávio
André desculpe pelas mensagens repetidas, ocorreu um erro no navegador na hora da publicação, o página não era redirecionada para mensagem de conclusão, revelando um erro de script em uma determinada linha do código PHP. Acredito que tenha sido uma falha minha.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 581

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.