Oi Flávio, tudo bem?
Que isso cara, nem se desculpe por postar, o fórum é para isso mesmo, pode postar quando quiser.
Na medida do possível, tentamos responder todo mundo.
Fico feliz também de saber que o site está te ajudando com o 3ds max, esse sempre foi o meu objetivo.
E se algum dia tiver um conhecimento legal de Max, pode creditar a você mesmo, porque aqui só tem as informações, para aprender mesmo, depende da pessoa querer, ter força de vontade e dedicação, por si só, as informações contidas no site não fazem nada. Quem não lê, quem não testa, quem não procura, quem não pratica, não tem como ficar bom. Só depende de você.
Realmente os cursos são caros e sei que não é acessível facilmente, mas não se preocupe que está aprendendo sozinho, porque eu também aprendi e todo mundo que é fera mesmo que eu conheço, também aprendeu sozinho.
Quando você aprende sozinho pode levar um pouco mais de tempo, mas a informação fica incutida em você de uma forma muito mais profunda do que se um instrutor te falar como é que se faz.
Só de você apanhar atrás de uma informação, será difícil de esquecer depois, mesmo que pare de usar o soft por um bom tempo.
Eu aprendi AutoCAD sozinho, não uso faz 5 anos, mas sentei na versão 2004 esses dias e desenhei quase igual antes, só não tinha mais a mesma prática e velocidade, não lembro das minúcias, mas do principal eu lembro de tudo ainda.
Não se preocupe com esse lance do processo adequado, tem muitas formas de fazer a mesma coisa em programas 3D, porque oferecem muita liberdade, então, o processo certo é aquele que fica bom.
Se deu certo o que queria fazer e ficou como o desejado, então, é o processo certo.
Pode ter processos mais rápidos e mais fáceis, mas isso você aprende com o tempo.
Eu vi o seu modelo, normalmente não faço isso por falta de tempo, não tenho como ficar baixando arquivos e testando.
Eu abri o seu arquivo para ver em que pé estava.
Pega o seu ai e aplica um Mesh Smooth para você ver o que acontece, distorce toda a malha.
É isso que você precisa ver, vai estar certo quando não ficar todo distorcido depois que aplicar o Mesh Smooth.
Veja como as coisas funcionam:
O modelo é feito todo quadradão, com baixo número de polígonos, mas tudo tem que ser em Quad, ou seja, só pode ter faces quadradas, aquilo que você colocou nos braços do sofá é a parte mais errada, pois fez com uma linha a extrudiu.
Não pode fazer nada disso.
Para modelar faça assim, pega um Plane com 1 x 1 Segments e transforma em Poly.
Entra no Sub-Object Edge e seleciona uma Edge do Plane, segura o Shift e arrasta com o Move para você ver.
Uma nova face é criada.
É assim que modela, puxando faces e formando o modelo como desejar.
Se quiser pegar um Box, fazer algumas divisões com Segments e transformar em Poly para modelar, também pode, mas não pode anexar coisas com Extrude como fez no braço.
Tem que modelar ele também editando os polígonos do Box, ou então criando outro Box separado para fazer essa parte.
Antes de modelar o sofá, precisa estudar bem os comandos dentro dos Sub-Objects do Edit Poly, a maioria é muito parecido com os comandos do Edit Mesh, você encontra tutoriais sobre os Sub-Objects do Edit Mesh aqui na 3D1, na seção Tutoriais>3ds max avançados.
Estude estes comandos e depois teste num Box. É como o Thundro disse, precisa testar e pesquisar bastante, dá uma lida nos tutoriais sobre modelagem, tem um de um mouse feito por leitor, está na seção Tutoriais>3ds max leitores, pode ajudar muito a entender o processo.
Pega um Box com 1 x 1 Segment e aplica o Mesh Smooth, ele vira uma esfera.
Agora, transforma em Poly, entra no Sub-Object Edge, seleciona todas as Edges e usa o Chanfer que está dentro do Edit Poly, chanfre as Edges deixando bem próxima umas das outras.
Aplique o Mesh Smooth e veja, agora não vira mais uma esfera, porque as Edges nos cantos seguram o Mesh Smooth, ficou um box com cantos arredondados.
É assim que modela, editando os polígonos e aplicando o Mesh Smooth para suavizar, se ficar errado quando aplicar o Mesh Smooth, então, é porque a modelagem está errada.
Abraços