Mangueira acompanhando Pistola de Pintura!

Por: loj  

Em: 04/02/2007 23:50

Pessoal, vou fazer uma pistola de pintura e ligado a essa pistola tem uma mangueira por onde irá passar a tinta. Como eu faço para linkar essa mangueira à pistola, de forma que, ao animar, a mangueira acompanhe os movimentos da pistola. Tem como fazer isso na viewport mesmo?
Pelo que sei, você pode fazer um sistema de RIG pra mangueira,com spline IK, mas ficaria tudo meio manual creio eu. Outro modo mais facil só que menos interativo eh com Reactor Rope, dai tu simularia e essa mangueira agiria como uma corda, acompanhando os movimentos...
www.greenlamp3d.com
Eu tentei com o RIG e Spline IK, mas ficou estranho mesmo. O reactor não tentei ainda, mas vou dar uma estudada primeiro pq não manjo muito de Reactor. Tou agora me batendo para fazer o Spray da pistola, só que fazer o jatozinho que sai dela para parecer um spray de vergonha é complicadim. Valeu mais uma vez Malucow.
Oi Loj, tudo bem? Para o lance da mangueira é melhor simular com o Reactor Rope mesmo. Antes de testar ele, dá uma lida no tutorial "Reactor Rigid Body" e "Reactor Cloth" aqui na 3D1, estão na seção Tutoriais>3ds max avançados. Com eles você vai pegar a base do Reactor, assim, ficará facinho usar o Rope, ele é muito parecido com o Cloth, o procedimento para aplicar e simular é idêntico, mas em vez de usar o Modify Cloth, vai usar o Modify Rope, em vez de usar um Cloth Collection, vai usar um Rope Collection. Sobre o Spray, para simular muitas partículas você deve emitir faces e aplicar um mapa que simule partículas, assim, poderá dar a impressão que são milhares de partículas pequenas quando na verdade são poucas faces 3D com mapas. Dá uma olhada no tutorial sobre espuma no casco de navio, que fiz para ajudar a galera num Contest. Ele mostra essa técnica, a única diferença é que terá que fazer um mapa no PhotoShop cheio de pontinhos pequenos, ele vai simular as partículas do Spray. O link para o tutorial da espuma no casco de navio é http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6061 Abraços
Opa André. É, vou tentar fazer algo nesse sentido e dar uma olhada nos tutoriais base, pois o do Reactor Rope já havia visto. Bem, a idéia seria pintar uma geladeira em que tivesse uma cor e um pequeeno compressor/ pistola pintasse com outra. Me utilizei do plugin Particle Paint. Vou postar só um teste que fiz, mas ainda estou tendo dificuldados para controlar o spray reagindo com a superfície da geladeira, já que, se vc linkar um UDefelctor na geladeira, o pluguin não deixa mais vc indicar o emissor de partículas. Elas tem que "travessar" mesmo a surface. Então, gostaria pelo menos que o 2º material que está por baixo do 1º só aparecesso quando realmente as partículas batesse na surface da geladeira. Acontece que com o movimento rápido, as partículas estão digamos muito flexíveis, oq que aconteceria realmente na realidade. Eu sei que com o RealFlow seria bem mais realista, mas o Particle Painte acho que já daria para ter um resultado desejado. Então uma das dificuldades é essa. Como a pistola tem um movimento muito rápido, ao ir para cima e para baixo, as partículas com o movimento ficam saindo muito do alvo. tentei controlar isso mas não consegui, ou seja, para deixar ele mais direcionado independente do movimento. Segue o teste:
Oi Loj, tudo bem? O que está errado é o timming na animação, não pode ser tão rápido, não tem como ficar bom se animar rápido assim. Ou tem que aumentar bastante o tempo da animação, para o spray poder passar corretamente e suavemente sobre todas as áreas da superfície que você deseja, ou então tem que dar apenas uma passada só na frente se o tempo continuar esse. O mais importante em animação é ter o timming certo, caso contrário, estraga. Abraços
Ola André, infelizmente o tempo tem que ser esse mesmo, uns 3 a 4 seg de animação. Então deve ser por isso que o Spray fica saindo do foco. Se tivesse uma função que independente da velocidade ele se mantivesse na mesma direção, seria interessante, mas não achei essa função e tb não sei nem se existe.
Oi Loj, tudo bem? Então você concorda que não tem como ficar bom, não vai ficar bonito? Porque é irreal que uma pistola se movimente tão rápido e pinte toda a geladeira. É isso que eu falei de Timming de animação. Se realmente precisa ter poucos segundos, então, não dá para mostrar a pintura toda, teria que ter a geladeira já quase toda pintada e a pistola dar apenas as últimas passadas. Assim, poderia fazer a animação num tempo adequado para não ficar estranho e enquadraria no tempo que tem disponível. Se tivesse tempo, ai sim iria pintar a geladeira toda, mas se o tempo é curto, não dá para mostrar toda a pintura. Isso é uma questão de vídeo mesmo, nem tem haver com 3D, pense em vídeo normal e veja. Agora, se quer fazer um efeito de velocidade, onde a pistola pinta toda a geladeira em 4 segundos, ai são outros quinhetos. Só que neste caso é exigido o uso de Motion Blur, sem este efeito vai ficar ruim. Tem que ser um bom Motion Blur para trabalhar bem com as partículas, o Motion Blur da câmera padrão do Max funciona bem nestes casos. E neste caso, se quiser que as partículas não sejam tão sensíveis ao movimento do Spray, é simples, basta diminuir o valor do Influence no menu Motion Inheritance. Vai estar com 100, por isso que elas respeitam perfeitamente o movimento, com menos de 100 vai ficando mais "duro", com zero fica completamente "duro". Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 886

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.