renderizando animação com textos pequenos EDITADO COM VIDEO

Por: Lock  

Em: 22/02/2007 20:18

ola pessoal da 3ds, ja frequento aqui a um tempo, mas apenas vendo os topicos, tutoriais, que me ajudaram muito e continuam ajudando, dando uma procurada nos topicos, tutoriais, usando a busca do site, sempre achei respostas para minhas duvidas, até vou tentar de alguma forma retribuir isso quando possivel. bom, estou renderizando uma animaçao, o formato final dela vai ser pequeno, 320x240, mas tem alguns textos pequenos, e acontece por exemplo de em um frame que que aparece a palavra "frame" o "r" sumir, e no frame seguinte aparecer, e isso vai acontecendo variando entre as letras. ja penso em resolver isso renderizando em um formato maior, 640x480, e depois reduzir, pois sao detalhes pequenos, mas como sao textos, nao podem deixar de aparecer de jeito nenhum. é isso mesmo que tenho que fazer, tem alguma coisa que eu possa mudar nas configuraçoes do render? estou usando mental ray, GI e FG, é uma animaçao de uma camera virtual atravessando um ambiente e os textos estao em algumas placas espalhadas. obrigado EDIT: coloquei um pedaço do video no youtube, que pra variar ficou bem ruim, mas da pra ver no fim o problema com as letras, to colocando uma print screen das configuraçoes do render, renderizei 400x300 no formato TGA, sequencia de imagens, depois reduzi pra 320x240 no after effects. na animaçao, apenas as portas se abrem e fecham em alguns momentos, entao quando estao estaticas, eu salvei o mapa de photons e fina gather e usei nesses intervalos em que apenas a camera se mexe, quando as portas se mexem mandei calcular tudo de novo frame a frame, tudo bem quanto a isso? mas com certeza só cheguei nesse resultado por causa do curso de mental ray da 3d1, mas faz tempo que comprei e vi, preciso dar uma revisada.
Lock, Vc pode esta usando uma configuração baixa de GI e FG, o que ocasiona flikers, tb pode ta usando uma config. baixa de Antialiasing e por ultimo vc pode ta comprimindo o video pelo MAX, o que não é bom!!! Verifica essas possibilades, e v o q ta errado!!! Ate Mais!!!
Só para complementar o que o gill falou, render para animação tem que ter sempre uma qualidade alta e infelizmente os tempos de render são bem demorados, ainda mais se vc utilizar motion blur (o que eu recomendo pois deixa a animação muito mais bacana, pois ela nã ofica "dura"). Outra coisa importante é vc ter em mente a midia final que esse vídeo vai ser rodado. Por ex. se for em tv tem que ter field e tem que ser configurada no padrão NTSC. Se for pra rodar no pc não precisa ter fields e o formato é livre.
certo, bom, GI e FG acho que estão com um numero bom mas vou analizar melhor, vai rodar apenas em PC o video, o antialias aumentei o max pra 16 e mudei o filtro pra mitchell, aumentei um pouco o tamanho pra uma renderizaçao de teste pra dar uma analizada, 400x300, sem motion blur por enquanto. vou esperar acabar aqui e postar umas imagens de config e render. valeu
Oi Lock, tudo bem? Uma das primeiras coisas que eu explico no Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1 é justamente sobre o sistema de Antialiasing, que é muito poderoso se cheio de minúcias, é logo o segundo vídeo do curso. O mais importante de tudo é controlar a sensibilidade do Antialiasing, porque apenas colocar altos valores, aumenta o tempo de render sem necessidade. Se o Antialiasing ficar mais sensível, ele vai usar os valores do Maximum apenas onde é muito necessário, se o Antialiasing não estiver muito sensível, ele vai usar valores altos onde não precisa, deixando o render mais demorado. O sistema de Antialiasing para animação do Mental Ray é um dos dois melhores do mundo e você define a sensibilidade do Antialiasing para animação na cor Temporal, enquanto que a cor Spatial define a sensibilidade do sistema na imagem. Ou seja, o Mental Ray vai fazer a suavização do Pixel em relação aos do lado com o Temporal e vai fazer a suavização do Pixel com o mesmo que foi renderizado no Frame anterior da animação com o Temporal. Este é um dos principais motivos que ele é tão bom em animação. Então, mude para 0,02 em RGBA de Spatial e Temporal, mantenha o Maximum em 16 e o filtro Mitchell. Habilite a opção Jitter e desabilite o Lock Samples. Se o problema for de Antialiasing, certamente será resolvido, já que a cena não tem materiais que exigem mais do que isso. Se não resolver, então, é flicker de GI e de sombreamento do Final Gather que está prejudicando a visão, neste caso, tem que melhorar a qualidade dos efeitos do Render. Abraços
Fiz essas modificaçoes no render, mas o problema continua, configuraçao de GI e FG são o problema então, tenho que ver melhor as configuraçoes de um ou outro, ou os dois. Problema que no geral ficou bom, apenas esses textos estão ruins por causa dos flickers, to pensando até em resolver com alpha pois eles ficam brancos, mas em algumas partes o texto esta furando a parede, ai tem efeitos de iluminaçao mais complexos. Obrigado pela ajuda.
Oha eu ja tive um problema desses de testo que flicam, e era no renderizador VRAY, bom também achei que era coisas de AA, ou de GI... mas no fim descobri (ou não) que é um pau.... eu tava usando o texto como TEXT com um modificador EXTRUDE.... ai selecionei todos os textos, converti eles para EDITABLE POLY e depois disso eles pararam de pular.... estranho... vc se enquadra nesse caso ? []s
http://www.fengel.com.br
"color:white">Oha eu ja tive um problema desses de testo que flicam, e era no renderizador VRAY, bom também achei que era coisas de AA, ou de GI... mas no fim descobri (ou não) que é um pau.... eu tava usando o texto como TEXT com um modificador EXTRUDE.... ai selecionei todos os textos, converti eles para EDITABLE POLY e depois disso eles pararam de pular.... estranho... vc se enquadra nesse caso ? [ disse: s
espero que me enquadre sim, hehehe... mas não são textos feitos no max, sao linhas importadas e nelas aplicado o modificador extrude, vou fazer esse teste, todo o meu projeto esta assim. alias, tive um problema serio que só depois fui ver que era algo simples, peguei esses vetores e exportei do illustrator pro max, la, na hora que dava o extrude, o caps pra fechar os buracos nao funcionava em alguns casos, eu nao entendia por que, era um path fechado e tal, só depois fui ver que tinham pontos na linha sobrepostos, era isso que atrapalhava tudo, alguns pontos soldei no proprio max, o que eu nao tinha exportado ainda, antes de exportar, usei o remove overlap no programa vetor e ai ia pro max sem esse problema.
Oi Lock, tudo bem? Pode ser um pouco mais difícil aprender dessa forma, mas eu te garanto que é a melhor forma, porque a informação ficará impressa em você de uma forma muito mais profunda, mesmo que fique sem usar por anos, vai lembrar que tem que tomar esse cuidado na exportação de Shapes. Também não pode ter preenchimento, porque o Max não entende preenchimento. Assim que abrir o Shape no Max, pode entrar no SUb-Object Vertex, selecionar todos os vértices e clicar no botão Weld, ajustando a distância correta no valor logo na frente, os vértices próximos serão soldados ao mesmo tempo, facilitando muito essa limpeza. Sobre a questão do texto, faça o teste que o Flávio disse, pode fazer mesmo com os Shapes importados, depois que aplicar o Extrude e tiver tudo certo, clica com o botão direito no texto e escolha Convert to>Editable Mesh. Mas você pode fazer de outra forma também, da forma que a gente faz animação normalmente, com as coisas separadas e compondo no final num soft de composição de vídeo, como o After Effects ou o Combustion, por exemplo. Você pode renderizar os textos separados, aplicando Matte nas paredes e portas, para não aparecerem, e depois é só colocar o texto em cima na animação. Assim, poderá renderizar a animação com baixa qualidade sem gerar flicker, já que é apenas um ambiente simples sem objetos, depois, os textos você pode renderizar até sem GI. Porque mesmo que não seja problema na Shape do texto e não resolva convertendo em Mesh no final, certamente vai gerar flicker de GI no texto. O texto é um objeto super pequeno em relação ao ambiente, para ficar bom, vai precisar aumentar muito a qualidade, exagerando na qualidade do ambiente para os textos poderem ficar bons. Entende? Então, neste caso é ainda melhor renderizar separado. Pois poderá renderizar o ambiente com baixa qualidade sem gerar flicker no Mental Ray. E você está renderizando em sequencia de TGA, né? Não está renderizando direto em AVI com algum codec, né? Porque assim você poderá testar depois qual codec e com qual qualidade o texto vai ficar visível depois da compressão. Abraços
Lock, Vendo agora suas configurações, eu tenho quase certeza que é o FG, vc não habilitou a opção de Radius dele, então o FG vai se basear no tamanho da sua cena pro radius, como ela é grande, o radius, vai ficar no tamanho inadequado!!! Vc pode tentar valores próximos ao do GI, que acho que está bom, mas o tempo vai subir consideralvelmente, então a melhor opção é fazer em Passes separados, como o Andre indicou. Até Mais!!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 941

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.