Texturas para Cartoon - Onde?

Por: Abaiao  

Em: 23/02/2007 15:05

Senhores, Segui um tutorial aqui no 3D1 do Mestre Sergio Feitosa e consegui um efeito de contorno muito bom no Mentalray. Mas não gostei muito do efeito de preenchimento do INK. Também tive problemas porque ele traças linhas separando a malha por smoothing groups, e tem partes da malha com níveis de smooth diferentes que não quero que sejam separadas. Alguém conhece algum outro material ou shader que gere um preenchimento não realista e que seja compatível com o Mentaray? Ou como configurar um material padrão do Max para obter este efeito? Antecipadamente agradeço! Abraços.
Olá Abaiao, tudo bem? Seja bem vindo a 3D1! Através do Ink'n Paint, você pode controlar o traçado dos contornos, desabilitando o traçado pela divisão dos Smoothing Groups (SM Group). No Ink'n Paint você pode criar traçados pela divisão dos ID's criados no mapeamento se desejar, bastando habilitar a opção Mat ID. Dependendo do Efeito que você deseja, você pode utilizar o Mapa Fallof no Canal Diffuse do material Standard, para criar um efeito Cartoon bem legal, controlando a transição das cores através da opção Output do Fallof. Outra possibilidade é misturar um Mapa Fallof (podendo ser outro mapa ou textura) no canal Lighted do Ink'n Paint.
Da uma olhada nesse tutorial da 3dtotal mostrando como criar um material Cel Shading só que com o mapa fallof, fica muito legal. http://67.15.36.49/ffa/tutorials/max/cel_shade_tut/cel_shading_tut_main.asp
Oi Abaião, tudo bem? O InkPaint faz um bom trabalho nestes casos, mas nem sempre conseguimos todos os efeitos que queremos com ele, que simula bem o efeito básico com 2 ou 3 cores no sombreamento, mas não é bom para simular outros estilos. Neste caso você pode usar os mapas Gradient Ramp ou Falloff e compor com outros mapas, este último era a forma que a gente usava para gerar Cartoon desde o Max 1, pois o Ink Paint só surgiu no Max 5. O problema é com a quantidade de luz na cena, se for apenas um fonte de luz, você consegue ótimos resultados em qualquer situação. Eu escrevi dois tutoriais grandes sobre Cartoon para a Digital Desinger em 2005, explicando todos os Shaders de Cartoon do Mental Ray e essas técnicas antigas de criação de material Cartoon, eu pretendo atualizar e publicar aqui na 3D1, espero fazer isso logo, no começo do mês que vêm eu vou ver se atualizo. Veja alguns exemplos que eu explico como fazer no tutorial. Abraços
Muito Obrigado pessoal! Vou testar e depois publico aqui. Agora eu entendi melhor as opções de traçado do Ink Paint. Ainda estou pensando numa maneira de traçar linhas para detalhar a divisão dos dedos. Vejam na imagem que eles não estão separados, mesmo usando o Simple Contour do Mental Ray. Alguma dica??? Obrigado.
Oi Abaiao, tudo bem? O Simple Contour é muito simples, como o próprio nome já fala, ele não vai se modificar com a distância, então, não terá muito controle sobre áreas menores que dependem de mais detalhes. Tente usar o Shader Depth Fade, assim, poderá controlar melhor a espessura conforme a distância. Mas eu acho que é mais simples fazer usando os recursos de contorno do Inkpaint, pode não usar os recursos de sombreamento dele, usar outra coisa, como materiais padrões com Falloff ou Gradient Ramp, mas usar apenas os recursos de contorno dele, pois permitem que você faça os detalhes facilmente por Smooth Groups e IDs. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 933

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.