Oi Bernardo, tudo bem?
Isso que eu te disse não é uma propaganda do curso, é um fato, porque não existe um parâmetro como você pede, se pesquisar aqui no fórum verá que vários iniciantes no Mental Ray perguntaram justamente a mesma coisa, parece uma regra isso, toda pessoa que vai usar um render profissional, onde não basta apenas clicar em Render e boa, como acontece no Scanline, tem que configurar muitas coisas e ajustar várias vezes até chegar no resultado desejado, a pessoa quer logo um Preset para fazer sem ter que configurar.
Os recursos que geram iluminação global e os demais efeitos que estes renderizadores permitem, precisam ser configurados personalizadamente em cada cena, porque a mesma cena que ficou boa com um determinado tamanho e configuração, se selecionar tudo e aumentar, a mesma configuração já não serve mais, entende?
O Radius é a chave de tudo, encontrar o valor certo para ele é o principal conhecimento que precisa ter no Mental Ray, para isso você tem que analisar a sua cena, não tem como explicar, só a prática vai permitir ver de cara qual é o melhor Radius, no curso eu tento mostrar de diversas formas e com vários exemplos como perceber isso, como verificar visualmente se está bom ou ruim para suavizar com o Final Gather.
São duas configurações independentes, primeiro tem que configurar muito bem o mapa de Photons, ele que é o mais importante de tudo, porque com um bom mapa de Photons você suaviza usando baixos valores de Final Gather.
Já o Radius do Final Gather controla a qualidade do sombreamento e dos efeitos gerados pelo Final Gather, também depende da prática para saber que valor usar depois de analisar a sua cena. Também depende da qualidade e da resolução que deseja no mapa de Final Gather.
Eu posso te falar que o Decay normalmente fica próximo de 2, que a quantidade de Photons é muito importante para a qualidade do efeito e para o baixo tempo de render, apoiar o render nos Photons é melhor do que apoiar no Final Gather.
Posso falar com certeza que Radius menores deixam a cena com mais qualidade do que Radius muito grandes para a cena, posso afirmar que com 500 Samples de Final Gather normalmente suaviza as imagens, a não ser que tenha materiais especiais que exigem mais Samples.
Posso dizer que o Energy normalmente fica com 1, o que é 50 mil no Max 6, entre outros detalhes, mas dar um valor padrão para os Radius é impossível, depende particularmente de cada cena.
Sobre os tutoriais da 3D1, não são os sobre iluminação, são os sobre o Mental Ray que te indiquei, neles eu explico um pouco do funcionamento dos Photons e do Final Gather.
Clique no Link que te deixei na mensagem acima, ou entre na seção Artigos e leia os 3 do Mental Ray, parte 1, 2 e 3.
Abraços