MR: Memory limit

Por: bernardomb  

Em: 25/02/2007 19:11

Oi gente, tudo bem! Hoje, eu estava testando o MR porque não consigo nada com fakeosity e até achei bem fácil de configurar a Radiosidade com photons, mas ainda não consegui entender a lógica do radius (min. radius e radius) do FG em relação a escala da cena. Nesse processo, me deparei com um parâmetro Memory Limit dentro de Processing e deduzi que é o quanto de memória-ram que o MR irá usar (fazendo uma analogia com uma parâmetro semalhante que há no Maxwell Render). Gostaria de saber que valor usar nesse parâmetro para otimizar meus render baseado na minha quantidade de memória-ram (1 GB) e como ajustar para quando eu aumenta-la.
Oi Bernardo, tudo bem? Explicar a lógica dos Radius e como configurar o Mental Ray na cena é impossível numa mensagem de fórum, porque é o mesmo que explicar como funciona o Mental Ray. Sabendo isso, não terá mais problema para configurar nenhuma cena, porque é a chave para tudo no Mental Ray. Para você ter uma idéia, dos 22 vídeos do curso de Mental Ray da 3D1, quase a metade é usada só para explicar isso. Dá uma lida nos tutoriais sobre Mental Ray que estão na seção artigos aqui do site, neles eu explico um pouco dessa lógica. O link para eles é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 Agora, sobre a memória, isso é mais fácil de explicar e responder no fórum. Você deve sempre manter o valor do Memory Limit com uma vez e meia a quantidade de memória RAM física que tem na máquina. Ou seja, se tem 1 GB deve manter o Memory Limit com 1500 O máximo que será aceito num sistema de 32 bits é 3 GB, porque o máximo que um programa pode usar no Windows 32 bits por padrão é 2 GB. Ai está mais um sério problema no Max 9, simplesmente acharam que todo mundo que usa o Max tem só 512 MB de RAM e colocaram o Memory Limit muito baixo. Só porque os iniciantes tem 512 MB de RAM, ou seja, a Autodesk não sabe o que fazer mais para complicar a vida de quem conhece o programa. Para ajudar, retiraram o lance de salvar as configurações do Mental Ray na própria janela dele, só sobrou o Preset de Render do Max. Então, nem dá para você definir o valor certo no Memory Limit e já estar com esse valor certo toda vez que abre o Max. Ou você tem que ficar mudando toda hora ou tem que salvar um Preset de Render e ficar lendo ele toda vez que abre o Max. É o fim do mundo, eu nunca vi isso de um programa retroceder em vez de avançar. Para mim o Max 9 é uma grande porcaria. Abraços
Oi gente, tudo bem! Adminin: Você poderia me passar pelo menos uma relação por alto entre cada radius do FG e o radius do Photons. Com isso posso começar a fazer alguns testes, mas pretendo adquirir o CD do Curso de MR, só não o comprei ainda porque minha modelagem ainda é muito ruim e pretendo melhora-la antes de estudar iluminação profundamente. Só estou criando iluminações mais agradaveis para meus "modelinhos" e como já disse na outra mensagem não consigo fazer fake, saio tacando um tanto de omnis coloridas com o array e a cena acaba saindo feia e mais pesada que o MR só com photons. Até gostaria de umas dicas de como fazer uma fake mais racional. Obs: Já li os tutoriais sobre luzes da 3D1.
Oi Bernardo, tudo bem? Isso que eu te disse não é uma propaganda do curso, é um fato, porque não existe um parâmetro como você pede, se pesquisar aqui no fórum verá que vários iniciantes no Mental Ray perguntaram justamente a mesma coisa, parece uma regra isso, toda pessoa que vai usar um render profissional, onde não basta apenas clicar em Render e boa, como acontece no Scanline, tem que configurar muitas coisas e ajustar várias vezes até chegar no resultado desejado, a pessoa quer logo um Preset para fazer sem ter que configurar. Os recursos que geram iluminação global e os demais efeitos que estes renderizadores permitem, precisam ser configurados personalizadamente em cada cena, porque a mesma cena que ficou boa com um determinado tamanho e configuração, se selecionar tudo e aumentar, a mesma configuração já não serve mais, entende? O Radius é a chave de tudo, encontrar o valor certo para ele é o principal conhecimento que precisa ter no Mental Ray, para isso você tem que analisar a sua cena, não tem como explicar, só a prática vai permitir ver de cara qual é o melhor Radius, no curso eu tento mostrar de diversas formas e com vários exemplos como perceber isso, como verificar visualmente se está bom ou ruim para suavizar com o Final Gather. São duas configurações independentes, primeiro tem que configurar muito bem o mapa de Photons, ele que é o mais importante de tudo, porque com um bom mapa de Photons você suaviza usando baixos valores de Final Gather. Já o Radius do Final Gather controla a qualidade do sombreamento e dos efeitos gerados pelo Final Gather, também depende da prática para saber que valor usar depois de analisar a sua cena. Também depende da qualidade e da resolução que deseja no mapa de Final Gather. Eu posso te falar que o Decay normalmente fica próximo de 2, que a quantidade de Photons é muito importante para a qualidade do efeito e para o baixo tempo de render, apoiar o render nos Photons é melhor do que apoiar no Final Gather. Posso falar com certeza que Radius menores deixam a cena com mais qualidade do que Radius muito grandes para a cena, posso afirmar que com 500 Samples de Final Gather normalmente suaviza as imagens, a não ser que tenha materiais especiais que exigem mais Samples. Posso dizer que o Energy normalmente fica com 1, o que é 50 mil no Max 6, entre outros detalhes, mas dar um valor padrão para os Radius é impossível, depende particularmente de cada cena. Sobre os tutoriais da 3D1, não são os sobre iluminação, são os sobre o Mental Ray que te indiquei, neles eu explico um pouco do funcionamento dos Photons e do Final Gather. Clique no Link que te deixei na mensagem acima, ou entre na seção Artigos e leia os 3 do Mental Ray, parte 1, 2 e 3. Abraços
Oi gente, tudo bem! Andre: Eu já tinha lido os artigos citados, só falei dos de luzes porque nelss há a base do fakeosity. Agora, eu já tinha feito pesquisas no forúm sobre o assunto e estou lento aos poucos o grupo de estudo de MR e sei que não há formula mágica, até porque se houvesse, o poder do MR seria limitado como ocorre em outros renders. Acho melhor então especificar minha dúvida: Pelo que entendi o radius determina a área em que o FG vai agir. Com isso acredito que em cenas com mais detalhes é necessário um radius menor. Agora qual a relação entre os dois valores do radius?; e como já li em algumas mensagens que o valor do min. do radius deve ser 1/10 do valor do "normal" então em quel devo mecher primeiro para ajustar em conseguir uma configuração de "esboço" para minha cena e para depois refina-la?
Oi Bernardo, tudo bem? Pelas suas afirmações na última mensagem eu vejo que você está estudando bem as coisas que estão no site, eu fico feliz, porque você está certo no que disse. Realmente o poder do MR está na liberdade, pois permite criar de tudo, tudo o que os outros renders fazem e o que não fazem também. Mas certamente o primeiro passo é se entender bem com Photons e GI, que é a base de tudo. Também está certo que o Radius do FG define a área de atuação, imagine que ele vai gastar uma determinada quantidade de Samples nessas áreas, se elas forem menor, a mesma quantidade de Samples vai proporcionar uma melhor resolução nos efeitos gerados pelo FG, mas não necessáriamente melhor qualidade. Porque quanto menor o Radius, mais Samples são necessários para preencher a cena, já que a quantidade de Samples é a mesma com raio maior ou menor, entende? É como guardar coisas em caixas, se as caixas são menores, precisa de mais caixas para guardar a mesma quantidade de coisas. Em cenas mais detalhadas, Radius menores permitem um sombreamento mais detalhado e melhor, mas exige mais Samples. Com Radius maiores não vai aparecer defeitos ou ficar ruim a imagem, vai ficar com menos qualidade no sombreamento do FG. O que importa mesmo é o Photon Map, se o Photon Map estiver bom, pode suavizar a cena com valores super baixos de FG. Por isso que o Radius dos Photons é mais importante do que o Radius do FG. Sobre o valor do Min Radius do FG, geralmente ele é 10% menor mesmo, mas não é uma regra absoluta, depende da cena. Certamente você deve ajustar primeiro o Radius normal, só depois vai ajustar o Min Radius, se for 10% mesmo, nem precisa ajustar ele, pois o Mental Ray vai usar 10% automaticamente. Abraços

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 932

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.