Oi gente, tudo bem?
Primeiro eu gostaria de explicar sobre a colocação do Tirmey falando de Volume Caustics, no exemplo que eu postei naquele tópico não tem Volume Caustics, tem apenas Caustics e água com Volume.
Ou seja, tem o efeito de Caustics na cena e tem o efeito de Volume para simular a densidade da água, mas o Caustics não interage com o Volume, então, não tem Volume Caustics, que é um efeito mais complicado de configurar e eu explico detalhadamente como fazer no vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
Agora, quanto ao efeito de Volume padrão do Max, é perfeitamente possível conseguir bons resultados com ele, o Script Poseidon gera tudo usando recursos padrões do Max, ele não cria nenhum recurso novo e pode ser útil para estudar e aprender como fazer, usar Scripts como esse para fazer suas cenas, é o mesmo que o pessoal que faz um box, coloca modelos da Evermotion e renderiza com o V-Ray usando Preset de render.
A cena tem que ser creditada para a Evermotion e para o Preset do V-Ray, porque a pessoa não sabe configurar nada e nunca vai aprender fazendo assim, usar Scripts iguais ao Poseidon e não saber fazer "na mão" é muito ruim, porque não vai conhecer como as coisas funcionam.
O problema de usar o recurso de Volume padrão do Max, tanto no render padrão como em renderizadores profissionais que não contam com recurso de Volume, ou seja, quase todos, é que o Volume do Max só aceita Shadow Map, não aceita efeitos com RayTrace, então, fica difícil para fazer muitas coisas, por exemplo, colocar uma esfera de vidro no meio do Volume, a sombra vai ser de um objeto sem transparência.
Usando o Mental Ray, mesmo com os recursos padrões de Volume do Max, poderá usar efeitos de Raytrace, porque o Max vai traduzir o efeito padrão para Shaders de Volume do Mental Ray e vai renderizar como Volume do Mental Ray.
Se criar uma cena com o Poseidon e tentar renderizar no Mental Ray, pode até ser que dê alguma mensagem sobre algum detalhe específico, mas vai renderizar numa boa e com mais qualidade nos efeitos de Volume.
Mas o Mental Ray tem um Shader próprio para criar Volume de cenas Submarinas, é o Submerge.
Quanto ao tempo de render em máquina fraca, a minha máquina é um dinossauro e um dinossauro paralítico ainda por cima.
Essa é a máquina mais problemática que eu já tive e está super velha, espero conseguir trocar esse mês, é um Athlon 2.6 que roda a 1.9, tem 1 GB de RAM e placa de vídeo GForce FX 5200.
Levou 22 minutos para renderizar aquele exemplo em 640x480, mas está com GI de baixíssima qualidade e Caustics médio, teria que aumentar os dois para ficar bem legal em animação, se for para ver em PC com compressão, acho que essa qualidade mesmo passava na boa.
Até me deu vontade de renderizar uma animaçãozinha para ver como fica. :)
O Max 5 é uma das melhores versões do Max, eu gosto muito dele, fiz aquela capa do livro "3ds max 7 Prático e Illustrado" nele usando o V-Ray
Entre muitas outras coisas legais que fiz nessa época, fiquei com o 5 durante o Max 6 todo, não migrei para o 6, que é super pesado nas viewports.
Mas ele está muito antigo, não tem mais condições, vale a pena você pegar o Max 7 ou 8, de preferência o 8.
Instala o Service Pack 3 nele que fica beleza.
Vai ficar mais leve do que o Max 5 na mesma máquina que tem hoje, porque a tecnologia é melhor.
As Viewports são mais leves, tem o Turbo Smooth para deixar leve as subdivisões, mas se tiver pouca RAM, não vai dar para usar legal o Mental Ray.
Para usar os recursos do Max que você usa no 5, ficará melhor no 8 com certeza mesmo na mesma máquina que tem hoje.
Abraços