Cena submarina... como??

Por: Jeffinho  

Em: 28/02/2007 10:17

Olá pessoal, Estou precisando desenvolver uma cena submarina e não tenho nem idéia de como poderia ser feita... Estou procurando algum informações na net, mas ainda não tive sucesso... Agradeço qualquer dica! Jeffinho
Jeffinho, Certamente este tópico lhe será útil! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20167 Um abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
Olá Tirmey, No tópico vc disse q encontrou um tutorial... poderia me passar o link dele? O principal para o que preciso é o efeito de volume na área submersa da cena... Não dá risada não, mas ainda uso o max 5.... o q dificulta bastante (eu acho)... A empresa ainda está viabilizando a atualização dos softwares, mas não sei se isso vai acontecer tão rápido.... Tbém tinha planos de comprar o cd com o curso de Mental Ray, mas tô amarrado nos softwares aqui (pelo menos nunca ouvi falar de mental ray no max 5)... Agradeço a atenção e se tiver mais alguma dica, fico mais agradecido ainda! Abraço!
Olha o link aí, Jeffinho... http://67.15.36.49/team/Tutorials_2/caustics/caustics_01.asp E acho que o volume caustics ia ser ideal para criar realismo na sua cena, como o André falou e demonstrou no meu tópico. Mas você precisará do Mental Ray... De qualquer forma, boa sorte nos estudos!
Doe medula óssea! Doe vida!
Tem um script que faz isso sozinho. Se chama Underwater Poseidon. Olha aqui: http://www.tresd1.com.br/scripts.php?t=12919
Participe da campanha "Um wiki para este site!" : http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29545
Sem falar no maravilhoso programa VUE.
Participe da campanha "Um wiki para este site!" : http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29545
Olá pessoal, Tirmey: muito realismo não é prioridade neste momento, uma vez q nem tenho máquina razoável pra isso..rs... as cenas que vcs postaram lá no tópico ficaram show, principalmente aquela última q o André mandou... mas com o q tenho aqui no momento, não posso nem sonhar com resultados como aqueles... acho q daria uns dois dias por quadro...he...he..he... Depois q postei o tópico, fiz uns testes com "FOG" configurado como "layered", fazendo com q o efeito fique somente abaixo da superfície da água, que é feita com um plane... Os resultados foram bons, acho q deve servir, ainda mais q o render ficou levinho!! Mas assim q puder vou estudar o Mental Ray e tentar conseguir bons resultados com Caustics... se precisar de ajuda, conto com vcs!! Bagatelo: consegui bons resultados nos testes com o FOG, mas mesmo assim vou testar este script... tinham outros scripts interessantes, vou testá-los qdo tiver mais tempo!! Qto ao Vue já ouvi falar... ele gera cenários, é isso?? Fiz umas buscas, mas não achei onde baixá-lo.... ele é pago? Obrigado pela ajuda! Abraço a todos! Jeffinho
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu gostaria de explicar sobre a colocação do Tirmey falando de Volume Caustics, no exemplo que eu postei naquele tópico não tem Volume Caustics, tem apenas Caustics e água com Volume. Ou seja, tem o efeito de Caustics na cena e tem o efeito de Volume para simular a densidade da água, mas o Caustics não interage com o Volume, então, não tem Volume Caustics, que é um efeito mais complicado de configurar e eu explico detalhadamente como fazer no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Agora, quanto ao efeito de Volume padrão do Max, é perfeitamente possível conseguir bons resultados com ele, o Script Poseidon gera tudo usando recursos padrões do Max, ele não cria nenhum recurso novo e pode ser útil para estudar e aprender como fazer, usar Scripts como esse para fazer suas cenas, é o mesmo que o pessoal que faz um box, coloca modelos da Evermotion e renderiza com o V-Ray usando Preset de render. A cena tem que ser creditada para a Evermotion e para o Preset do V-Ray, porque a pessoa não sabe configurar nada e nunca vai aprender fazendo assim, usar Scripts iguais ao Poseidon e não saber fazer "na mão" é muito ruim, porque não vai conhecer como as coisas funcionam. O problema de usar o recurso de Volume padrão do Max, tanto no render padrão como em renderizadores profissionais que não contam com recurso de Volume, ou seja, quase todos, é que o Volume do Max só aceita Shadow Map, não aceita efeitos com RayTrace, então, fica difícil para fazer muitas coisas, por exemplo, colocar uma esfera de vidro no meio do Volume, a sombra vai ser de um objeto sem transparência. Usando o Mental Ray, mesmo com os recursos padrões de Volume do Max, poderá usar efeitos de Raytrace, porque o Max vai traduzir o efeito padrão para Shaders de Volume do Mental Ray e vai renderizar como Volume do Mental Ray. Se criar uma cena com o Poseidon e tentar renderizar no Mental Ray, pode até ser que dê alguma mensagem sobre algum detalhe específico, mas vai renderizar numa boa e com mais qualidade nos efeitos de Volume. Mas o Mental Ray tem um Shader próprio para criar Volume de cenas Submarinas, é o Submerge. Quanto ao tempo de render em máquina fraca, a minha máquina é um dinossauro e um dinossauro paralítico ainda por cima. Essa é a máquina mais problemática que eu já tive e está super velha, espero conseguir trocar esse mês, é um Athlon 2.6 que roda a 1.9, tem 1 GB de RAM e placa de vídeo GForce FX 5200. Levou 22 minutos para renderizar aquele exemplo em 640x480, mas está com GI de baixíssima qualidade e Caustics médio, teria que aumentar os dois para ficar bem legal em animação, se for para ver em PC com compressão, acho que essa qualidade mesmo passava na boa. Até me deu vontade de renderizar uma animaçãozinha para ver como fica. :) O Max 5 é uma das melhores versões do Max, eu gosto muito dele, fiz aquela capa do livro "3ds max 7 Prático e Illustrado" nele usando o V-Ray Entre muitas outras coisas legais que fiz nessa época, fiquei com o 5 durante o Max 6 todo, não migrei para o 6, que é super pesado nas viewports. Mas ele está muito antigo, não tem mais condições, vale a pena você pegar o Max 7 ou 8, de preferência o 8. Instala o Service Pack 3 nele que fica beleza. Vai ficar mais leve do que o Max 5 na mesma máquina que tem hoje, porque a tecnologia é melhor. As Viewports são mais leves, tem o Turbo Smooth para deixar leve as subdivisões, mas se tiver pouca RAM, não vai dar para usar legal o Mental Ray. Para usar os recursos do Max que você usa no 5, ficará melhor no 8 com certeza mesmo na mesma máquina que tem hoje. Abraços
Ops, Ops... Falei demais! :oops: Mil desculpas, André... por inexperiência acabei confundindo alhos com bugalhos, e pra piorar a situação ainda te coloquei como autor da verborragia! Eu achei que volume caustics fosse o efeito usado naquele tópico. Desculpas também a todos a quem eu possa ter confundido. Abraços.
Oi Tirmey, tudo bem? Que isso cara, nem tem do que pedir desculpas, apenas retifiquei para o pessoal não confundir os efeitos. O Volume Caustics acontece quando os Photons que geram o Caustics também aparecem no Volume. Imagine na realidade que é mais fácil. Imagine um quarto empoeirado, haverá partículas em suspensão no ambiente e vai gerar o efeito que chamamos de Volume se tiver qualquer luz no lugar. Então, imagine a luz do sol entrando pela janela, vai criar aqueles fachos de luz no quarto, concorda? Isso é Volume Light, agora, se a gente colocar uma esfera de vidro no meio desse facho de luz formado pelo Volume, a esfera vai gerar Caustics e o Caustics vai aparecer no volume, então, poderá ver o facho de luz do Caustics até atingir algum objeto. Isso é Volume Caustics. Na vida real não tem como separar um do outro, se tem Volume na cena, quando gerar Caustics com algum objeto transparente, vai criar Volume Caustics. Mas em 3D você pode separar e fazer a cena com Caustics, com Volume, mas sem Volume Caustics, que demoraria mais no render, só que perde em realidade obviamente. Olha uma imagem de exemplo de Volume Cautics, você pode ver o Caustics saindo da esfera e refletindo num espelho que coloquei no piso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 768

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.