Medelagem - cadeira, sofa e mesinha estilo antigo

Por: RichterBelmont  

Em: 01/03/2007 15:26

Bem pessoal, como alguns aqui já sabem, estou dando meus primeiro passos no 3DS, no entanto estou precisando desses, modelos, não quero ter q me sujeitar a um modelo já pronto, quero fazer os meus. Só q não tenho ideia de como começar a modelar esses objetos, então se puderem me ajudar eu agradeço! A ideia é a modelagem de 4 cadeira, 2 sofás e uma mesinha de forma que fique com aparência de moveis de época! Agradeço a colaboração. Abraços...
Olha só, modelagem é modelagem, vc tem que conhecer os recursos de modelagem do programa, assim vc vai fazer qualquer coisa, não importa o que for. Em móveis antigos se utiliza muito loft. Eu fiz um cadeira estilo Luiz XV esses tempos, foi basicamente loft e primitivas.
OI Mega, tudo bem? Realmente, o importante é você estudar modelagem, conhecendo os comandos do Editable Poly, como usá-los na malha e como deixar a malha da forma certa para suavizar depois com o Turbo Smooth, pronto, você modela qualquer coisa. Você faz muito bem de começar por modelagem, que é a área mais fácil, e faz bem também de começar modelando coisas simples. Veja os modificadores Bevel Profile e Sweep, tem tutorial aqui na 3D1 sobre o Bevel Profile. Com eles você faz qualquer objeto tubular, toda a parte tubular dos móveis você faz com eles. Se for uma forma mais detalhada, como no caso da ótima cadeira que o Tiago modelou, o Loft é a melhor opção. Ele será necessário sempre que a seção transversal do objeto se modifique durante a extrusão pelo caminho de varrimento. Quando a seção transversal for sempre a mesma, como em móveis tubulares, basta usar o Bevel Profile ou o Sweep. No caso do sofá tem que modelar com Editable Poly mesmo, criando um Box e editando os vértices, os polígonos, as Edges até dar a forma que você deseja. O ideal é que inicie a modelagem de um destes objetos e vá postando aqui conforme for tendo dúvidas, ai vamos te ajudando em cada um deles. Abraços
Eh... eu já acho a modelagem a parte mais dificil do programa, vai entender né... XD Em todos os casos alguns desses modeladores q vc citou eu já conheço um pouquinho, mas vou dar uma estudada melhor nos tutoriais aqui do forum, e conforme eu for fazendo vou postando os resultados... flw..
Cara modelagem é só pratica, não tem outro segredo. Depois que vc pega a manha só vai.
Consegui... finalmente consegui modelar a tal faca... Tá ae uma img dela pronta, sem texturas ainda... assim que eu texturizar eu posto no tópico de imagens para o pessoal avaliar... eu só não gostei foi do acabamento no final do cabo, q não era pra ficar achatado... mas para um primeira modelagem de "verdade" até q eu gostei bastante XD Após ter treinado com ela, agora sim vou partir para a modelagem dos tais moveis!!!
Agora q to começando a pegar as manhas da modelagem, não consigo mais parar hehehe... Não me contentando só com a faquinha e acabei de modelar essa espada... eu achei q ficou mt boa! Agora a duvida cruel... como eu faço pra texturizar a danada? Alguém poderia me ajudar? Aquele esquema de "Multi/Sub-Object" não deu mt certo... tem alguma outra manha?
Oi Mega, tudo bem? Viu como é fácil? É só uma questão de prática. E começando com coisas simples como vocês fez, fica fácil de aprender a detalhar a malha, muita gente começa a modelar por um carro, ai apanha na hora de detalhar. Continua assim que logo vai estar modelando o que quiser em o menor problema, muito pelo contrário, será uma diversão, porque como você já percebeu, é muito gostoso modelar. Sobre a questão da texturização, certamente a melhor opção é dividir as partes da espada em IDs, assim, vai criar um material Multi/Sub-Object com o material de cada ID, caindo cada um no lugar certo do objeto. Dá uma lida no tutorial de Multi/Sub-Object aqui da 3D1 e veja também os de mapeamento, porque dependendo do que usar no material, terá que mapear a malha para falar como o programa deve aplicar as imagens no objeto. Abraços
Ae valeu pelas dicas pessoal... se não fosse a juda de vcs ainda estaria amontoando um monte de primitivas na esperança de conseguir "fazer" alguma coisa... Ta ae a mesinha q eu tanto queria modelar... não gostei mt das pernas... sei lá... quem sabe amanhã eu modelo outra... Qnt a texturização da espada... eu já consegui fazer o mapeamento... eu postei uma img dela texturizada no outro topico q eu fiz pedindo ajuda com materiais... Agora vou bolar uma cena para colocar a espada e a mesinha juntas... tipo a espada vai ficar em cima da mesa, em meio uma sala beeem antiga... e quem sabe num futuro não muito distante essa espada ainda não sirva de arma pro meu pesonagem q tanto sonho em fazer...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 323

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.