Ajuda com Sombra Shadow Map...

Por: Jeffinho  

Em: 08/03/2007 08:59

Olá pessoal, Estou tentando configurar sombras do tipo shadow map, mas não tá projetando legal, como mostra o exemplo.. tá ficando algumas falhas na sombra... Com Area Shadows fica 10, mas o tempo de render tá muito alto! Alguém poderia ajudar? Tô mexendo em todos os parâmetros, mas ainda não consegui o resultado esperado... Desde já, obrigado!
cara, faz tempo que nao mexo com shadow maps, mas aumenta o tamanho do mapsize e experimenta o sample range com valores altos e baixos, qto maior o valor se nao me engano mais desfoque. opcionalmente vc pode usar a sombra advanced raytraced shadows, que da uma borrada na borda e nao demora tanto qto a area shadow, mas tem que configurar direitinho tb, olha o tutorial da 3d1 sobre shadow map, la tem mais uns toques dos parametros. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Jeffinho, tudo bem? Pelo tipo de problema eu sou capaz de apostar que você fez essa ponte em escala real, usando metros, deve ter mudado as unidades do Max para metros, estou certo? Se fez isso, é certeza absoluta que o problema é por causa disso e não será só esse, vai ter problemas por anos com quase todos os recursos do Max. O Max não é um programa de CAD, não é para trabalhar com medidas, ele é um programa artístico, foi feito para fazer as coias no olho, na proporção, independente de escala. Se você pegar a cena toda, agrupar e aumentar umas 10 vezes, vai resolver o problema imediatamente, sem precisar mudar nenhuma configuração. Agora, se quiser resolver mesmo usando essa escala, entra no menu Shadow Map Parameters da luz e diminuir o Bias para 0,01, deve resolver. Mas é como eu disse, terá problemas com outros recursos também, pois tudo vem configurado de acordo com o tamanho padrão do "mundo" do 3ds max. Se não for isso, se a cena não está em escala real, então, só tem mais uma opção, você está usando o Mental Ray como renderizador, ele não aceita a Shadow Map do Max, você deve usar sempre sombra Raytrace com ele, apenas a Raytrace gera todos os efeitos. Se deseja sombra área, use uma MR Area. Abraços
Olá pessoal, aabb2003, O shadow map tem opção map size? Q versão do 3d vc usa? Eu uso a 5, acho q nessa não tem não... É isso aí: qto maior for o Sample Range mais ela fica desfocada... Mas o problema é q não quero desfocá-la... quero q ela esteja "dura" mesmo... mas sem aqueles erros de projeção q tem na imagem... Vou fazer um teste com advanced raytrace pra ver... André, Eu não fiz a ponte com medidas não... fiz no olho mesmo... inclusive tive a maior dor de cabeça... fui modelando tudo no olhômetro, qdo fui juntar as peças nada bateu com nada... foi o maior trampo pra acertar tudo... Tbém não tô usando o Mental Ray... Uso o max 5 e tô usando o scanline mesmo... Tentei um valor de Bias como 0,1, mas a sombra se distancia um pouco, o suficiente pra ficar meio esquisito... além de projetar sombra em faces q "fisicamente" não teriam... Pra ela ficar como na imagem q postei, eu usei size da sombra com "5000"... fui testando com valor menores... desde o 512 (padrão) a té chegar os 5000... cada vez a sombra melhorava... mas qdo passei dos 5000 começou a dar um erro na hora do render: "Insuficienty memory render buffer for light sol"... (acho q era isso)... Depois fiz o q vc disse: aumentei a cena toda e parece percebi bastante melhora na sombra... mexi em alguns parâmetros e parece q encontrei uma configuração legal... Inclusive baixei o tamanho da sombra para 3000... e deixei bias em 0,1... Ainda vou fazer uns testes... Mas o pq o tamanho do cenário influencia na shadow maps? Obrigado pela ajuda de vcs!!! Abraços!!
Ah! Ia esquecendo... Qdo aumentei todo o cenário, as animações das câmeras ficaram diferentes de como estavam... elas estavam selecionadas qdo aumentei tudo, inclusive os targets... Fiz algo errado ou muda mesmo???
Oi Jeffinho, tudo bem? Dá uma lida neste tutorial que você vai entender todos os macetes para usar Shadow Map. O link é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Eu sugiro que você leia os outros tutoriais da seção básicos também, serão muito úteis para você. Se você tem um Plane imenso como água e objetos pequenos sobre ele, como a ponte, será necessário um valor alto no Size para ficar bom, porque a Shadow Map cria uma imagem com a sombra e aplica no objeto. Então, a resolução dessa imagem é muito importante para a qualidade e o aspecto da sombra. Se a imagem é pequena, ficará pixada, como acontece quando aplica uma textura pequena num objeto grande. Altos valores de Size na Shadow Maps exige muita memória RAM, pois essa imagem fica guardada na RAM durante o render. O melhor é que você use sombra Raytrace nessa cena. De qualquer forma, dependendo do tamanho dos objetos da ponte, vai ficar ruim, a sombra pode ficar distante, então, tem que diminuir o Bias, se 0,1 não ficou bom ainda, pode diminuir mais, pode colocar 0,01. Qual é a luz que você está usando de Sol? Não é uma Omini não, né? Abraços
Olá André, Eu cheguei a ler os tutoriais sobre as sombras, eles realmente ajudaram... Alterei o tipo de sombra pra adv raytrace... testei algumas configurações e consegui um resultado legal... e ainda derrubei o tempo de render q estava em torno de 4 horas para 40.. 50 minutos... mas se consegui baixar mais, melhor ainda... Até consegui um bom resultado ao aumentar o cenário e configurar a ShadowMaps, mas não ficou como eu queria, embora o tempo de render tenha ficado na casa dos 4 minutos... além de na hora de aumentar o cenário eu ter perdido as animações das câmeras... ficaram diferentes de como estavam antes.... Se o render continuar na casa dos 40.. 50 minutos, acho q tá legal... mas sempre tô testando novas configurações, checando a documentação do max e vasculhando a net pra ver se diminuo o tempo mais ainda... Mas pelo q vc disse, ainda devem ter coisas erradas... a luz do sol é uma omni sim... Qdo montei a cena testei algumas configurações com light tracer, mas o tempo de render ficou alto... Como precisava concluir este trabalho e tinha muuuuita coisa pra modelar, não quis demorar muito presquisando sobre a iluminação, então usei o pluguin lightmesh... que distribui omnis pela malha q representa o céu da cena... aí coloquei uma omni separada pra ligar as sombras e simular o sol... Se foi coisa de principiante, é o meu primeiro trabalho mesmo... com o tempo, dedicação e estudo a gente vai melhorando...rs..rs.. Sempre q sobra tempo tenho navegado no site... lendo tutoriais, matérias, dicas, fórum... sempre procurando adquirir novos conhecimentos no assunto... Adquiri dois livros: 3D Max 7 Prático e Ilustrado e 3D Max 7 Guia Autorizado Discreet... daqui uns dias começo a estudá-los! Qualquer ajuda sua e do pessoal será muito bem vinda!!! Agradeço a atenção! Abraço!!
eu acho que é muito impoertante vc saber iluminar uma cena sem usar GI como LightTracer Mental Ray ou Vray antes de partir pra essas soluções, porque conhecendo bem iluminação no 3dsmax vc consegue bons resultados a baixos tempos de render, eu ja usei muito esse plugin lightmesh, legal ele pra simular Gi em externas, o resultado fica muito bom, e se vc pensar, é assim que funciona na realidade, o céu é com se fosse uma grande lampada esferica, iluminando por todos os angulos. a unica coisa do plugin light mesh é que ele é um fake GI, ou seja, ele vai te dar soft shadows, iluminação bem consistente mas nao vai dar suporte a outros efeitos do GI, como color blend, caustics, vc teria que fazer esses efeitos no braço. boa sorte nos estudos, aproveite os otimos tutoriais da 3d1 e qq coisa da um grito aí que a gente tenta ajudar no que for possível :joiad: abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 714

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.