Fala Jairo. Blz?
Vou explicar rapidamente com um exemplo bem simples, pois acredito que o problema é q vc não conseguiu ver nenhum efeito até agora...depois de seguir esses passos vc pode alterar o setup do efeito e verificar por si próprio o que é q cada um deles faz.
1. Pra começar, Adicione um Particle system, no meu caso eu usei o spray. Coloque-o em um ponto qquer na viewport;
2. No meu caso eu rotacionei o Spray para cima; logo depois mova o timeslider para um ponto em que possa enxergar as partículas saindo;
3. Agora vc clica em render e depois em effect; selecione o ky_trail e Add;
4. Nesta mesma janela, desça um pouco e verá uma aba Emiters, quer dizer, ele quer saber quais são os emissores de partículas q vc deseja q ele aplique o efeito. Para isso, basta clicar em Add e selecionar o Spray na viewport.
Bom daí pra frente é com vc meu chapa....Vc pode mandar renderizar....logo após o render das partículas ele demora mais um tempinho pra aplicar o efeito...aguarde e verifique o que vc fez.
Dica! Agora que vc vai fuçar nas configurações, utilize a opção update effect após cada alteração no setup, pois vc perderá somente o tempo de aplicação do efeito e não o tempo de render das partículas. ok?
Espero ter ajudado!