Problemas de Iluminação - Mental Ray 3ds Max 8

Por: Arthur  

Em: 21/03/2007 18:03

Olá pessoal... bem, espero que vocês possam me ajudar nesta dúvida que carrego há mais de duas semanas e está me causandando uma grande dor de cabeça :( estou fazendo uma cena de uma planta interna de um apartamento e ,ao renderizá-la, aparecem defeitos na imagem... aparentemente são alguns photons que não se misturam ao restante e prejudicam a qualidade da cena... também já configurei de vários modos o Indirect Illumination do Mental ray para tentar solucionar o problema mas sem sucesso. Esta cena possui duas luzes (1 mr Area Spot - para simular o sol; e 1 mr Area Omini com Multiplier 0,2 para ajudar na iluminação da sala ). Obs: a imagem anexada está sem Final Gather. Já tentei também ativá-lo para tentar solucionar o problema mas sem sucesso. Pessoal, obrigado pela atenção e até mais.
ja tentou desativar uma a uma as luzes pra ver se nao corrige o problema, parecem mesmo photons soltos pelo espaço, sera que numa dfas luzes nao ta override a configuração de photons, causando isso??? abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Eu nao sei qual eh a unidade e escala que vc esta usando. Mas eu nao mudaria nada, somente o valor do max sampling radius (grupo GI). De 0,025 aumentaria para uns 0,6. ah, o seu Fg esta ativado (nas imagens da caixa de dialogo). Observe o check em Enable no grupo do FG.
"...a procura da batida perfeita..."
Oi aabb2003, tudo bem??! É exatamente este o problema! Como a cena é muito grande, precisaria de mais luzes espalhadas pelos outros cômodos do apartamento. Estou mostrando somente a sala pois comecei a iluminação por ela.Não estou prosseguindo com a iluminação nos outros ambientes antes de saber como proceder neste caso para que não se repita no futuro, ou se repetir eu saberia como agir. Como disse anteriormente tem uma luz mr Spot externamente para simular o Sol e para ajudar com a iluminação interna coloquei uma mr Area omini. Se for de interesse, posso postar aqui as screens das viewports. Obrigado e até mais!
Olá, pessoal! Estou postando aqui a viewport TOP da cena que estou montando. Espero que esta imagem seja util para que pelo menos possamos desvendar este problema. Obrigado e até mais!
A luz que está simulando o sol é direta? Ou seja, é a luz mesmo do sol entrando na sala? Se for, ela gera uma sombra mais dura. Então, crie também uma luz com sombra Area do tamalho da sua janela. Essa luz vai simular a claridade do meio externo entrando na sua sala ajudando a gerar uma iluminação mais intensa e difusa. Não precisa dessa luz Omni com intensidade 0,2. Só com essas duas que te falei, já dá pra gerar um GI legal. Se vc não quiser usar uma luz do sol direta, coloque apenas a com sombra Area na janela e pode acrescentar, se achar melhor, uma luz no teto, simulando a luz interna artificial da sala. E tente aumentar o tamanho dos Photons, como o Lephreshawn falou acima. Vê se resolve. Um abração.
Pessoal, tudo beleza??? Rspondendo às perguntas: - Lephreshawn: Estou utilzando as unidades tudo em Metros para os objetos ficarem em tamanho real. E o Final Gather deixei desligado pois com ele ou sem ele o defeito persiste e economiza no tempo de render pois não é a imagem definitiva e sim uma amostra do que está ocorrendo. - Leandro Oliveira: Sim, a luz que está simulando o sol é direta mas ela sozinha não iluminava completamente a cena. A MR Area Omini que está na sala está causando o problema destes photons soltos... eu estou tentando achar um meio de iluminar a cena inteira pois são vários cômodos e não causar estes defeitos na cena. Vou tentar colocar uma IES SUN para ver se dá certo... Galera, agradeço muito pela ajuda por enquanto e se tiverem alguma outra idéia para tentar solucionar este problema não hesitem em postar! :) Um abraço e até mais!
Oi Derthpoh, tudo bem? Essa é a primeira coisa que eu explico no vídeo curso de Mental Ray da 3D1, porque se o cara estiver com o Max configurado como o seu, nada vai dar certo. Mudar para metros é uma péssima idéia, porque dependendo das unidades que estão configuradas na lista dentro do botão System Units Setup, simplesmente o Mental Ray para de funcionar corretamente, não tem como suavizar os Photons e acontecem coisas loucas como essa. Se você não tivesse falado que era do Mental Ray essa imagem, eu acharia que era do V-Ray, porque ele que dá esse tipo de problema com bolas coloridas na cena. O Mental Ray não dá esse problema, dá outros, por exemplo, manchas pretas serrilhadas na cena, quando acontecer isso, é certeza que está usando um material composto de forma errada. Mas essas bolas coloridas não acontece não, troca para Generic Units que pode ser que desapareça tudo sem mudar nenhuma configuração de render. Mesmo que não desapareça, não é boa idéia estudar o Mental Ray em outras unidades, deve estudar com as unidades padrões, depois que conhecer bem o Render, poderá mudar de unidades e testar as configurações para ver se está fucionando corretamente, pois já saberá usar e saberá que o problema não é de configuração. É a primeira coisa que eu explico no vídeo, sem isso, a pessoa nem consegue acompanhar, porque tudo terá efeito diferente do que é mostrado no curso. Na verdade não é bom trabalhar em unidades reais no Max nunca, porque ele não é um programa de CAD e não foi feito para trabalhar sobre medida, tudo no programa vem configurado para o tamanho padrão de "mundo" que ele cria. Quando muda para metros, o que era 1 vira 1 metro, então, o que antes era pequeno se torna imenso comparado com uma maquete, assim, terá que configurar muitos parâmetros em praticamente todos os recursos do programa que for usar, parâmetros que normalmente não precisam ser modificados, porque a configuração padrão é adequada para o tamanho de mundo padrão, mas não é adequada para unidades reais em metros. Se mudar para centímetros o problema é menor, porque 1 será 1 centímetro, então, 1 metro será 100 unidades, tudo vai ficar imenso, só que é melhor imenso do que minúsculo, dá menos problema. Poderia citar vários aqui, tem alguns clássicos, como não conseguir aproximar a câmera de objetos, tem que ativar o Manual Clipping, que é um saco, ou então o problema das sombras distantes dos objetos, tem que modificar o Bias, coisa que nunca precisa mudar trabalhando no tamanho padrão do mundo do Max. O Max é um soft artístico, nele você vai fazer uma ilustração, não precisa de medidas exatas, precisa ter modelado com medidas, para estar na proporção, mas para renderizar, não precisa estar com medidas exatas, basta estar proporcional. Abraços
Opa André! Mas que honra ter um tópico meu respondido por você! :D Bom, você acertou em cheio o que estava acontecendo realmente na minha cena ( dificuldade de aproximação da camera em muitas partes da cena é um dos obstáculos que estou enfrentando... ). Eu comecei a estudar o Mental Ray quando adquiri o seu Vídeo Curso e, uma das primeiras coisas que você fala no curso, é que tem que deixar configurado no Max as unidades em Generic units senão tudo o que for estudado no curso não irá ter o mesmo efeito se deixar em outras unidades mas, como eu estava tentando deixar a cena com uma certa precisão, apareceram artefatos espalhados pela cena! Gostei muito do curso e aprendi muita coisa com ele mas, não irei parar por aqui. irei continuar estudando mais e mais até chegar no meu objetivo. André, gostaria de agradecer muito a sua ajuda aqui neste tópico. Muito Obrigado mesmo! Você salvou minha cena! :D Abraços e até mais!
Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas http://www.designdemaquetes.com.br
Oi Darth, tudo bem? Que isso cara, o prazer é meu de ter você aqui participando com a gente, espero contar sempre com sua visita. Fico ainda mais feliz de saber que tem o vídeo curso do site e que gostou muito dele. Realmente é comum estes problemas que você está enfrentando, acontece com todo mundo que troca as unidades do programa. Eu acho que a melhor forma de trabalhar é modelar em escala real e depois aumentar o modelo 10 vezes para texturizar, iluminar e animar. Mas você pode modelar em escala real sem trocar as unidades do Max, pode manter as unidades genéricas que 1 metro será 1 unidade. Se você importar uma planta baixa feita no AutoCAD, usando as unidades genéricas do Max e Inches no System Units Setup, 1 metro terá a mesma medida de 1 unidade no Max, então, vai continuar em escala real. Assim, poderá modelar tudo sob medida usando as unidades genéricas do programa, onde tem que ser 2 metros, vai usar 2 unidades, onde tem que ser meio metro, vai usar 0.5. É igual no AutoCAD, a única diferença no Max usando unidades genéricas é que não aparece o "m" do metros depois dos números, mas isso não faz a menor falta, né? Depois que terminar a modelagem, agrupa tudo e usa o Scale para aumentar 10 vezes, vai ter o valor 100 no Scale, coloca 1000 e pronto, o projeto vai estar num tamanho bom para texturizar, colocar câmeras, iluminar, renderizar e animar, se for o caso. Não terá mais problema para aproximar a câmera, não terá mais problemas com sombras distantes, não terá problemas com mapas procedurais e muitas outras coisas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 347

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.