Photon Emisson Caustics

Por: Leandro  

Em: 25/03/2007 14:09

Pessoal estou com problemas na emissão de photons no Caustic. Tenho 12 luzes, cada uma dentro de um cristal (com material Raytracing). Até 3 luzes, não há problema. A patir da quarta luz acesa, o Mental Ray dá o seguinte erro: RCGI 0.3 error 361053: no photons stored after emitting 1000000 photons from light "Omni01|Light" (tag 68b): canceling emission job RCGI 0.3 warn 362004: no photons stored after emitting 10000 photons from light "Omni01|Light" (tag 68b) E aí, o processo de emisão de photons fica super lento. No meu caso, a partir de 75% da emissão. A emissão de photons apenas com o Global Illumination, funciona sem problemas com as 12 luzes. Só a emissão de caustics tá dando esse problema, a partir da quarta luz. Ah, cada luz está emitindo 150000 photons de caustic. Mas, mesmo diminuindo esse número, o erro persiste. Alguém pode me ajudar?
Bom, depois de muito fuçar aqui, consegui resolver. Um abraço.
Beleza Leandro! Como que você conseguiu resolver este problema? Já aconteceu isso comigo também... Abraço!
Cara, na minha cena tem 12 omnis que emitem caustics e 6 photometrica area que não emitem caustics. Primeiramente, do nada, as 12 omnis pararam de dar esse erro. Uma das minhas suspeitas foi trocar um dos objetos cristal pelo qual uma das luzes cria o caustics. Não achei muita lógica já que eçle era cópia de outros objetos, mas funcionou. Depois, passei a ter o tal erro com as photometricas. Então, fui na propriedade de cada uma das fotométricas e desabilitei o caustics dela. Aí funcionou. Entendeu?
Oi gente, tudo bem? Quando der esse erro de Photons Stored vocês podem ter certeza absoluta que o erro é de vocês. É muito mais comum com Caustics, porque depende de determinadas circunstâncias na cena para gerar o efeito, se tudo não estiver certo, vai dar esse erro. Mas acontece com GI também, mas ai a pessoa tem que estar bem começando mesmo, porque com o mínimo de experiência no Mental Ray não dará mais este erro com GI. Com Caustics os motivos mais comuns são: - O objeto que gera Caustics não está sendo iluminado por nenhuma luz. - Tem um objeto opaco entre a luz e o objeto que gera Caustics. - Não marcou a opção para o objeto gerar Caustics na janela Properties. - Luzes que não iluminam o objeto que gera Caustics estão emitindo Photons de Caustics. - Não tem objeto com material adequado para gerar Caustics na cena. Eu acho que o problema do Leandro foi o quarto item, pois ele tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1 e já deve estar por dentro dos outros itens, o quarto item é uma questão de prática mesmo. Se o efeito de Caustics está habilitado na cena, todas as luzes emitem Photons para gerar o Caustics. Se alguma dessas luzes não ilumina o objeto, estes Caustics serão emitidos e não encontrarão um objeto com Shader adequado para "guardar" os Photons, neste caso da a mensagem de erro de No Photons Stored. As luzes que não iluminam o objeto que gera Caustics, não devem também emitir Photons de Caustics. Não tem diferença se são Photometrics ou comuns, neste caso da na mesma, zerando a emissão de Photons de Caustics nessas luzes, não dará mais a mensagem de erro e o render ficará muito mais rápido. Deixe apenas as luzes necessárias emitindo Caustics, quanto menos, mais rápido será o render. Abraços
Foi isso mesmo, André. Por isso desabilitei a geração de caustics pelas luzes que estavam apenas iluminando a cena, simulando claridade externa difusa. Mas obrigado pela explicação. Um abraço.
isso rolou comigo esses tempos...coloquei mais luzes e rolou esse erro!
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 931

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.