final gather vs matte shadow

Por: VFXdoFabricio  

Em: 07/04/2007 15:28

Olá pessoal, to fazendo uns testes aqui com matte shadow e Mental Ray, mas quando eu ativo o final gather com uma sky ligth na cena, ele não calcula o final gather do objeto que está com o matte shadow.. pq isso??
Oi Fabrício, tudo bem? A Sky Light é uma luz limitada, não tem os mesmos recursos das luzes comuns, ela facilita muito o setup de cenas externas por um lado, mas limita muito por outro e exige muitos samples para ficar suave, como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. A Sky Light não tem sombra, o sombreamento que ela gera é resultado do cálculo de GI e isso não "marca" o alpha do Matte/Shadow, porque ele é feito apenas para sombras, não para efeitos de GI. Abraços
Opa! vlw André!! desculpe a demora pra responder.. :P E qual seria uma outra alternativa de se conseguir o efeito de final gather com a mesma qualidade mas sem utilizar sky light??? e tbm de preferência sem ter que converter todos os materiais para aquele de ambient oclusion... hmm.. acho ke já tive uma idéia, eu to no serviço agora, mas lá encasa vou testar e se der certo volto a postar aqui!! vlww e se alguém tiver alguma dica será bem vinda!! ^^
Aliás, so to acabando de pagar meu pc pra poder comprar uns cds da 3d1 que já estou secando a um bom tempo, dentre eles o principal é o do Mental Ray!!
Oi Fabrício, tudo bem? Existem muitas formas de resolver e se quiser fazer com a SkyLight, também dá, só que vai precisar de Shaders de terceiros. O normal, pelo menos em animação, é você fazer essa sombra separada num Render Element, ai é só colocar em cima na composição. Ainda poderia simular a SkyLight com luzes Omnis comuns, como era feito antigamente, antes de existir a SkyLight. Você cria um anél de Omnis bem fracas ao redor da cena para fazer essa simulação, ou então pode até distribuir com Scatter sobre uma cúpula, para ficar melhor ainda. Teste para você ver, se precisar de uma força no Render Elements ou na composição, se for no Combustion eu posso ajudar. Abraços
Opa, vlw André!!, acho que o negócio vai ser por composição mesmo..., e eu tbm uso o Combustion!! ^^ então qq coisa eu peço um help!, eu costumo fazer os renders separados à mão mesmo, mas dae não consigo reinderizar apenas o reflexo por exemplo.. preciso ver direito todas as opções do render elements, eu só não gosto muito dele pq tem efeitos de render que vc põe na guia effects ke ele não reinderiza nos demais canais... tipo o motion blur não é criado no canal alpha do rendes elements, bom.. pelo menos no render padrão não.. rs flww
http://www.vfxdofabricio.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 965

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.