Novato no mundo 3d, dúvidas com softwares ^^

Por: pocke  

Em: 22/04/2007 09:23

Olá pessoal, Trabalho a mais de cinco anos com programas de edição de imagens como o photoshop, illustrator, flash, fire works e afins, mas agora estou tentando adentrar no universo de vcs (3d) para aprender a criar animações para um projeto da faculdade. Preciso aprender a trabalhar com cenas dinâmicas e criar cgs para um jogo de luta. Estou dando uma passeada pelo site de vcs durante essa semana, li sobre os softwares que comentaram no site e me interessei bastante pelo Motion Builder e pelo endorphin. No site do endorphin eu peguei todos os tutoriais e estou estudando o programa, os tutoriais são muito didáticos incluindo as vídeo aulas. Instalei o programa e comecei a brincar, porem toda a vez que inicio alguma movimentação do personagem e tento visualizar o programa trava..alguém sabe o que pode ser? E sobre o Motion Builder, estou achando muito complicado..tem muitas funçoes..a tela bastante poluida (visualmente), e os tutorias do proprio programa muito vagos. Alguem aqui do forum está acostumado com estes dois programas? Sabe de algum tutorial bom para o Motion Builder? Nossa ..acabei escrevendo muito.... desde já agradeço a atenção, e desculpem qualquer mancada desse novato aqui. 0/
Estes programas são apenas para animação, o Endorphin é apenas para simulações físicas de corpos, no final, sempre tem que terminar no 3ds max. E se quiser, pode fazer tudo no 3ds max sem estes programas, só o Endorphin que pode ser necessário em situações complexas de interação de corpos orgânicos.
Sério? E como trabalha com os dois em conjunto? quero diser....se eu conseguir criar a animação no endorphin, com aqueles bonecos primeiro e depois dar acabamento na cena, colocando rostos e roupas nos bonecos usando o 3ds, tem como?
O Endorphin faz a simulação física do esqueleto interagindo com forças e outros corpos. Depois de simulado, você exporta em FBX e importa no esqueleto original criado no 3ds max, ai esse esqueleto no 3ds max vai reproduzir a animação criada no Endorphin. É no Max que vai colocar a "pele" no esqueleto e fazer o personagem de verdade.
Pocke, o ideal é vc criar em qualquer software de 3d (3dsmax, Softimage, Maya, Lightwave, Cinema 4d, Houdini e etc) a sua cena completa. O que o Endorphin faz é simular as reacoes humanas quando estao em movimento. Tipo: um jogardor de futebol americano se colide com outro (esse é um dos tutorias do programa), eles caem mas protegem a cabeça, encolhem braços ou se a trombada for mais devagar apenas desequlibram e nao caem. O Motion builder é um software exclusivamente para animação de personagens, ele realmente é complicado, tem trocentos menus (alias , mesmo com 2 monitores ele fica poluido na tela) mas tem muiiitttos recursos de animaão. Os 2 programas trabalham com o formato FBX, que seria um "coringa" entre os softwares 3d. O workflow seria o seguinte : Modela tudo em qualquer software 3d (que citei acima), texturiza , ilumina e por ultimo faz o rigging. Depois exporta em FBX pro Endorphin ou pro Motion Builder (dependendo do que vc for fazer) e depois de todas as sua animações prontas importa em FBX de volta pro seu software de 3d. Dai vc faz os ultimos ajustes, animações de camera e taca pro Render. Vlw !!!
Nossa quanto detalhe ^^ Muito obrigado pela atenção pessoal. To começando a entender melhor estes programas...ainda tenho muito que estudar mesmo, e parece que o melhor caminho deve ser começar pelo 3ds, já que no final das contas eu vou ter que "dar o acabamento" da animação nele mesmo. Parece que tenho que dar bastante atenção a este formato FBX (comum a todos) e depois me proculpar com os programas de animação mais detalhados né? Só uma coisa...pra ver se eu entendi o que vcs tão falando.....o personagem que eu montar no 3ds, usando os bones..e depois colocando "carne" e tal pode ser "substituído" pelo boneco da animação que montei no endrophin...é isso? quero dizer...eu crio a cena de animação em um programa qualquer como o endorphin, salvo nesse formato PBX, e depois eu consigo abrir no 3ds e trocar aquele boneco genérico pelo que eu construi no 3ds? Puxa se for isso mesmo já fico muito feliz :P Achei o endorphin um programa fantástico pra simular os movimentos, que ficaria (pelo menos para mim) mais difícil de criar no 3ds. Se for o caso então eu posso apenas montar o personagem no 3ds e criar toda a cena que preciso no endrophin. O desafio agora é aprender a dominar os Bones do 3ds :-P Mais uma vez muito obrigado pela atenção (e eu escrevi muito novamente ^^)
Oi Pocke, tudo bem? Ainda não é isso que você disse na última mensagem. No Endorphin você só vai fazer a animação da parte da colisão entre os corpos, uma queda, por exemplo. A animação normal do personagem andando, pegando coisas, sentando, correndo, etc., é tudo feita no Max mesmo, ele oferece recursos de sobra para isso. Já o Motion Builder é um soft só para animação de personagens, então, nele você poderia importar as informações do esqueleto criado no Max, animar tudo nele e devolver animado para o Max. Mas se tiver animação de outros objetos na cena, teria que animar no Max mesmo. Então, o melhor é estudar só o Max num primeiro momento, quando estiver bom em animação poderá integrar com animações criadas no Endorphin e o Motion Builder não precisa ser usado. E conhecendo bem o Max, até algumas coisas que teria que fazer no Endorphin podem ser feitas no Max com o Ragdoll do Reactor, que também simula corpos orgânicos em colisões, não é tão poderoso quando o Endorphin nessa parte, mas dá para fazer muita coisa. Abraços
Atá....entendi ^^ Nossa, muito obrigado pela atenção pessoal. estou estudando os tutoriais com bonnes aqui no site, e começando a criar alguma coisa no max. Vamos ver se sai alguma coisa legal agora ^^ Brigadão.
Eae pessoal pois é, tenho as mesmas duvidas sobre programas 3d, baixei o motion builder a pouco tempo e queria saber se ele realmente possui vantagem sobre o max no que se refere a animaçao de personagem, e gostaria de saber se alguem sabe de tutoriais e video aulas sobre o motion builder?
3d Generalist - [email protected]
Bicho, tá vindo ai o max 2010 com o CAT, esse plug-in de animação é muito massa. Acho que complica ficar passando entre vários softs pra fazer uma coisa que dá pra fazer no max msm.
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 733

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.